Menu

Entrevista com Sérgio “obake” Dias

Faltam cerca de duas semanas para o Lockdown 2016 e a MoshBit Gaming esteve à conversa com Sérgio “obake” Dias, um dos organizadores do evento.

MBG – Boa tarde. Antes de mais, em nome da Moshbit Gaming gostava de agradecer a sua disponibilidade para nos dar esta entrevista. O Lockdown é sem sombra para dúvidas o maior evento de jogos de luta do País, e estamos bastante entusiasmados com esta oportunidade, pelo que aqui vão as perguntas:
Como e quando é que este surgiu?

Sérgio Dias – O Lockdown surge na sequência do fim dos maiores torneios nacionais que o precederam, neste caso, os EFT, que eram organizados pelo Akuma e que em 2010 tiveram a sua ultima edição. Com o anunciado fim dos EFT, juntou-se um grupo de pessoas que queriam dar continuidade aos torneios nacionais de jogos de luta e foi assim que surgiu o Lockdown.

MBG – Esta é já a quinta edição. O que vos motiva a dar continuidade ao evento?

Sérgio Dias – A motivação para continuar a organizar o Lockdown é o crescimento da comunidade Portuguesa. Ao longo dos anos o evento ganhou alguma reputação quer nacional quer internacional (em 2014 e em 2016 foi parte do Capcom Pro Tour) e toda a comunidade Portuguesa sabe que o Lockdown é o torneio de excelência em Portugal.

MBG – Que torneios vamos ter na edição deste ano?

Sérgio Dias – Este ano os torneios oficiais do Lockdown são Street Fighter V, Guilty Gear Xrd Revelator e Sm4sh Bros. Além disso será também realizado um torneio chamado Akuma Master Cup. Este torneio serve de homenagem a um membro da comunidade que infelizmente faleceu no ano anterior. Marco “Akuma” Correia era o organizador dos já referidos torneios EFT que precederam o Lockdown. Como os seus jogos preferidos eram os jogos “old-school”, o torneio do Lockdown será jogado precisamente nesses jogos (Super SF2 Turbo, SF Alpha 2 e CvS2).

MBG – Como acham que o Akuma ajudou os jogos de luta a crescer em Portugal e qual será o melhor percurso para honrar o trabalho do mesmo?

Sérgio Dias – O Akuma teve um papel preponderante no percurso da nossa comundidade. Foi ele que começou a organizar os torneios EFT já em 2004, onde se conheceu a comunidade que antes apenas existia “online”. Além do seu papel como organizador de torneios era também um dos melhores jogadores, tendo acumulado inúmeras vitórias em torneios nacionais. A melhor maneira de honrar o seu trabalho é dar-lhe a melhor continuação possivel, continuado a aposta na nossa comunidade, quer ao nivel competitivo quer ao nivel de confraternização.

MBG – É possível os jogadores jogarem casualmente sem participarem nos torneios?

Sérgio Dias – Para poder jogar casualmente durante o fim de semana do Lockdown será
preciso comprar o bilhete “Venue Fee” no link http://lockdown.ptfighters.com/pt_PT/inscricao. Isto permite ao jogador jogar livremente qualquer jogo que assim queira. Para ir apenas assistir ao evento não é preciso pagar nada.

MBG – Soubemos que o Daigo “The Beast” Umehara confirmou a sua presença no evento. Vamos poder contar com mais algum pro player?

Sérgio Dias – Uma vez que o Lockdown faz parte do Capcom Pro Tour será garantido que alguns pro players europeus virão ao evento. Para já não podemos anunciar nomes mas contem com alguns dos melhores jogadores europeus no evento, para além claro, de Daigo Umehara, o lendário jogador japonês que nos irá agraciar com a sua presença.

MBG – Acham que o Lockdown poderá ser inserido na Capcom Pro Tour como Premier no futuro, dado que são poucos os eventos Premier europeus?

Sérgio Dias – Os Premier events do Capcom Pro Tour por norma estão reservados a países com comunidades maiores. Apesar de não ser impossível é pouco provavel que tal venha a acontecer.

MBG – Acham que a comunidade portuguesa de jogos de luta tem vindo a crescer ao longo dos anos?

Sérgio Dias  A comunidade portuguesa teve um crescimento muito grande em 2009 devido à saída do Street Fighter IV. Depois estabilizou num crescimento mais suave durante os últimos anos e este ano com a saída do Street Fighter V e do novo Guilty Gear houve também um crescimento mais acentuado.

MBG – Para finalizar, queria mais uma vez agradecer esta oportunidade e caso queira adicionar mais alguma coisa, agora é o momento.

Sérgio Dias – Eu é que agradeço a oportunidade de dar a conhecer a nossa comunidade. Queria apenas convidar toda a gente a vir conhecer-nos, quer seja no Lockdown, quer seja num dos vários torneios que organizamos em Portugal. A nossa comunidade é acolhedora e se vierem terão a oportunidade de sentir o hype e com certeza irão querer repetir. O Lockdown que se aproxima é a oportunidade ideal para nos conhecerem pois é o expoente máximo da nossa comunidade. Para conhecer a comunidade online dirijam-se a www.ptfighters.com.

Podem ver o teaser do evento abaixo.

Francisco Xavier
Latest posts by Francisco Xavier (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming