Menu

O ESTILO RETRO: A Sonoplastia de Hotline Miami

A secção “Estilo Retro” pretende mostrar aos leitores quais os jogos que conseguem, ou aparentam conseguir, um estilo retro. Como todas as modas, o retro-style tem aumentado a sua popularidade. Seja pela arte gráfica, banda sonora ou apenas pelo tema, qualquer um destes jogos invoca um traço de nostalgia no jogador, mesmo que este nunca a tenha vivido. As mecânicas e formas de jogar inovadoras, são também uma das razões de se terem tornado tão populares perante jogos AAA.

Hotline Miami tem como grande parte do seu ADN, a sonoridade. Mais do que meros sons e efeitos sonoros, a música complementa em muito a sua experiência.

Hotline Miami é um jogo 2D com uma perspectiva área e um visual retro, desenvolvido pela Dennaton Games e publicado pela Devolver Digital. Pode ser considerado um puzzle, visto que é preciso saber como mover as peças (inimigos) para completar o nível. Mas Hotline Miami não é só sobre violência, sangue e entranhas, é também sobre a sua banda sonora, composta por vários artistas.

Existe jogos que são definidos pela sua banda sonora, como por exemplo dois jogos que nada têm a ver, Street Fighter II e Silent Hill 2. Porquê estes dois exemplos tão diferentes? Porque conseguem ser reconhecidas por fãs de jogos, e às vezes até por pessoas que apenas conhecem ou ouviram a banda sonora. Vejamos então um exemplo de cada jogo.

Guile’s Theme é dos temas mais conhecidos da saga Street Fighter. E consegue ser reconhecido fora do mundo dos videojogos, porque a sua sonoridade atrai, não só jogadores, mas também os mais casuais apreciadores de música, pela sua simplicidade e beleza constante, e pela sensação de coragem que é audível ao longo de toda a sua duração.

Já o caso de Silent Hill 2, mais sombrio, escuro, frio e assustador, aumentando a adrenalina e deixando-nos com uma sensação de angústia e ansiedade, o que consegue ser um grande feito com apenas alguns sons.

Em ambos os casos, a composição é rainha soberana, pois pode determinar como pode ser encarada a música como produto final. Em ambos os casos, consegue-se identificar a emoção e mensagem pretendida da música e conseguimo-nos identificar com a mesma.

Uma banda sonora pode definir um jogo, tal como foi verificado em cima, e Hotline Miami não foge a essa condição. Essencialmente baseada nos anos 80, a banda sonora é composta por várias faixas, onde impera a música electrónica e as batidas, os sintetizadores e a composição digital que era possível ouvir e sentir na década de 80. Toda a banda sonora está em harmonia com o jogo, demonstrando ao longo dos níveis uma homogeneidade impressionante. O objectivo da banda sonora não é demonstrar que andamos por vários clubes nocturnos, mas sim reflectir a sensação de estarmos numa época onde reinava as batidas secas e os sintetizadores electrónicos que tanto eram usados e abusados na altura.

O resultado desta banda sonora foi bastante apreciado por fãs e imprensa, tendo sido nomeada para “Melhor Música Global do Ano”, tendo ganho “Melhor Som do ano – PC” pela IGN, “A Melhor Música do Ano 2012” pela PC Gamer e “Melhor Banda Sonora” pelos Vidya Gaem Awards 2012, prémios feitos pelos fãs, o que realmente demonstra o monstro que é a banda sonora poderosa deste jogo. Hotline Miami demonstra que uma banda sonora capaz e bem construída, consegue transportar os jogadores para uma época completamente diferente. É verdade que muitas músicas não foram feitas propositadamente para o jogo, como os dois exemplos acima referidos, mas ainda assim “encaixam” de forma estupenda e homogénea, melhorando a nossa experiência de um mundo surreal. Uma banda sonora memorável pode tornar algo mundano numa aventura épica e emocionante.

 

█ F.S.

Hotline Miami está disponível na loja STEAM, HUMBLE, GOG, PS4, PS3 e PS VITA.

Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos