Menu

Análise – Scribblenauts Unlimited

Para além de onde a imaginação nos leva!

 

O jogo Scribblenauts Unlimited tardou na sua chegada à europa. Enquanto que o seu lançamento teve como data novembro de 2012 na América, no nosso continente demorou mais de um ano a chegar.

A série de Scribblenauts tem por base um cenário simples: escrever o nome do objeto ou acontecimento que precisamos que aconteça ou apareça no jogo para superarmos desafios e ultrapassar os níveis. Os jogos da série são um mix de puzzle com plataforma 2D.

 O primeiro título saiu para a Nintendo DS em 2009, fazendo jus ao uso da stylus para escrever o que o jogador pretendia para aquele nível; por exemplo, se precisasse de um barco para atravessar um rio era só escrever “barco” e ele aparecia. Já em 2010 e ainda para a Nintendo DS, a sua sequela foi lançada, tendo por base o mesmo estilo de jogo.

moshbitgaming-review-scribblenauts-unlimited

A 5th Cell, responsável pelo lançamento de Lock’s Quest, não só desenvolveu o Scribblenauts Unlimited para Wii U como também o fez para a 3DS, Android e iOS e para Windows. No entanto esta não foi a primeira sequela da série a ter um porte para smartphones, anteriormente já teria sido lançado o jogo Scribblenauts Remix.

Nota: o mais recente Scribblenauts Unmasked: A DC Comics Adventure não foi lançado na Europa.

Não é possível conhecer este jogo e não reparar na semelhança entre o seu nome e o jogo de tabuleiro Scrabble, onde é necessário criar palavras através de peças com letras. Outra curiosidade que é exclusiva deste quarto jogo é o facto de termos um universo gigante e repleto de personagens da Nintendo como Legend of Zelda e Super Mario. À medida que o jogador vai completando desafios recebe as Starites, estas estrelas desbloqueiam novos mundos.

scribblenauts-wiiu-mario-moshbit

A história do jogo revela finalmente como Maxwell, personagem principal, possui o livro mágico que cria tudo o que ele pede apenas escrevendo o desejado. O livro foi um presente dos pais de Maxwell e à semelhança de um conto de fadas, o enredo deste título é bem simples: O protagonista encontra um sem abrigo esfomeado e decide pregar-lhe uma partida criando uma maçã estragada com o livro mágico e entregando-a ao senhor. Irritado, o esfomeado lança uma maldição à irmã de Maxwell, Lily, e esta vai petrificando aos poucos. Na tentativa de salvar Lily, o irmão mergulha num universo gigante à procura de Starites.

Para além de grande, o mundo de Scribblenauts é colorido, animado e com um design a nível visual ao estilo dos melhores jogos que costumam acompanhar as consolas da Nintendo. Os vários mundos apresentam cenários desde cidades, desertos, florestas e encaminham-nos para situações diversas desde emotivas a hilariantes.

Na Wii U é possível jogar no gamepad e escrever no teclado toutch e também optar entre usar os analogs para se deslocar ou o toque com o stylus. É, ainda, nesta consola que se consegue obter a nível de grafismo uma experiência máxima.

Um aspeto espetacular no jogo é o facto de ser possível criar vários objetos diferentes para resolver o mesmo puzzle, ou seja, o jogo tem uma base de dados enorme e uma inteligência seletiva bastante competente. É ainda possível escrever de forma a alterar pessoas, cores, tamanhos, personalidades, profissões, etc. A criatividade é um ponto chave nesta saga, como afirma o seu slogan: “Write anything, solve everything”.

scribblenauts-unlimited-moshbitgaming-gameplay

Para aumentar a diversão, é ainda possível o modo multiplayer, com o uso dos Wiimote os amigos também podem jogar. O modo de criação também permite os jogadores partilharem as suas “obras” online ou até usar o conteúdo mais tarde dentro do jogo.

A banda sonora do jogo é um pouco entediante e repetitiva, tornando-se a par do gameplay extensivo, também este repetitivo, um dos aspetos menos positivos do jogo.

Resumindo, Scribblenautes Unlimited é um bom jogo para descontrair e pensar, fácil de retomar a qualquer hora. É uma pena que não tenha sido traduzido para português uma vez que seguramente teria tido mais sucesso para os mais novos em Portugal.

Para além de onde a imaginação nos leva!   O jogo Scribblenauts Unlimited tardou na sua chegada à europa. Enquanto que o seu lançamento teve como data novembro de 2012 na América, no nosso continente demorou mais de um ano a chegar. A série de Scribblenauts tem por base um…
Jogabilidade - 76%
Gráficos - 86%
Som/Banda Sonora - 70%
Longevidade - 73%

76%

Bom

Um jogo diferente e divertido, até certo ponto. Ótimo para treinar o cérebro, aprender inglês e entrar num conto de fadas. É uma experiência diferente que todos devemos testar.

User Rating: Be the first one !
Maria Pinto

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming