Menu

Análise – Super Mario Maker for Nintendo 3DS

Quando soube que o Super Mario Maker iria receber um port para Nintendo 3DS nem queria acreditar. A versão da Wii U já por si era incrível e a ideia de poder criar os meus níveis na portátil da Nintendo era fabulosa. Mas será que a versão da 3DS ficou tão boa como a versão da Wii U?

Super Mario Maker permite-nos criar níveis 2D usando os assets e motores dos jogos Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. Na versão da Wii U tínhamos a possibilidade de partilhar os nossos níveis online, mas esta funcionalidade foi retirada no port da 3DS. Ainda assim podemos partilhar níveis com os outros jogadores através de Street Pass™, mas não é a mesma coisa.

O modo de criação de níveis funciona muito bem. Ao ínicio estava com medo que a interface ficasse um pouco confusa devido ao tamanho dos ecrãs da consola,  mas foi muito fácil de aprender a trabalhar com as ferramentas disponíveis. Os tutoriais estão muito bem feitos e em menos de meia-hora já estava entretido a criar os meus níveis.

Apesar do seu nome, o jogo não fica apenas pelo “criar”. Existem também três modos de jogo disponíveis:

100 Mario Challenge, onde escolhemos uma dificuldade e são selecionados 16 níveis ao calhas presentes nos servidores da Nintendo. Temos 100 vidas para conseguir passar esses mesmo níveis e conseguir salvar a princesa Peach.

Recommended Courses, onde são apresentados alguns níveis compatíveis recomendados pelo sistema. Alguns dos níveis conseguem ser bastante divertidos, mas outros nem por isso e chegam a ser até bastante chatos. Por exemplo, chego a apanhar muitos níveis onde o objectivo é descobrir uma forma de sair de um determinado sítio usando apenas dois ou três objectos. Por um lado é bom para exercitar a mente, mas não é aquilo que esperamos de um jogo do Super Mario.

Super Mario Challenge, onde podemos jogar 100 níveis criados pela própria Nintendo. Cada nível possui dois objectivos alternativos, que podem ser completados para desbloquear assets para o modo de criação de níveis. É o modo que mais gostei e onde passei a maior parte do tempo.

Outra funcionalidade que foi deixada de parte foi a opção de procurar níveis submetidos pelos jogadores de Wii U. Estes podem ser jogados no modo 100 Mario Challenge e Recommended Courses, mas o único filtro disponivel é o da dificuldade do nível. A juntar a isso, nem todos os níveis estão disponíveis para jogar na 3DS, visto que na versão portátil também não existem Mystery Mushrooms, que nos davam a possibilidade de jogar com outras personagens.

A nível gráfico não tenho nada a apontar. Quem já jogou os primeiros jogos do Mario sabe com o que conta e quem não jogou… Que faça um favor a si mesmo e jogue!

De modo geral, Super Mario Maker for 3DS é capaz de proporcionar inúmeras horas de diversão. A criação de níveis corresponde ao que se estava à espera de um port da versão da Wii U e os modos de jogo também são suficientemente bons para entreter. O SMM é um forte candidato ao jogo predilecto da consola, mas dada a falta de funcionalidades do modo online como partilhar e pesquisar níveis, faz com que o jogo perca um pouco o seu propósito. Espero que no futuro a Nintendo lance um update para corrigir estar falhas.

Quando soube que o Super Mario Maker iria receber um port para Nintendo 3DS nem queria acreditar. A versão da Wii U já por si era incrível e a ideia de poder criar os meus níveis na portátil da Nintendo era fabulosa. Mas será que a versão da 3DS ficou…
Jogabilidade - 80%
Gráficos - 90%
Som / Banda Sonora - 90%
Longevidade - 60%

80%

O jogo é capaz de entreter durante muito tempo, mas dada a falta de funcionalidades do modo online sabe a pouco. Ainda assim, é um dos melhores jogos que joguei na consola. Recomendo vivamente a quem não tem a possibilidade de jogar a versão da Wii U.

User Rating: Be the first one !
Francisco Xavier
Latest posts by Francisco Xavier (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos