Menu

Análise – Mario Kart 8 Deluxe

Nunca joguei o Mario Kart 8 original, por diversas razões. Mas a fórmula de Mario Kart pouco se altera de iteração para iteração. Sendo uma fórmula que é tão boa que coloca outras sagas a tentarem fazer igual, é sempre notável a permanência desta franquia da Nintendo no topo das suas consolas. Mas porque isso acontece?

A fórmula de Mario Kart é simples: pegar em várias franquias de sucesso da Nintendo, e fazer um jogo de corridas. Mas não é assim tão fácil de o fazer funcionar como se parece. Várias vezes joguei Mario Kart 64 com amigos, e apesar das frustrações, deparei-me com o facto de me estar a divertir e com vontade de continuar a jogar, mesmo estando em último lugar. E o mesmo acontece com Mario Kart 8 Deluxe.

O jogo é divertido por si só, sem contar com os modos multijogador local. Temos vários veículos, rodas e pneus, e planadores para desbloquear, onde combinando estes três elementos, podemos melhorar a nossa Velocidade, Aceleração, Peso, Controlo e Tracção. Estes são desbloqueados com as moedas que vamos apanhando durante as corridas, sendo aleatoriamente desbloqueados. Tal como Mario Kart 64, todas as pistas estão desbloqueadas desde o início, havendo a sensação de haver imensos mapas para explorar logo de início, o que é sempre agradável.

O jogo possui também condução assistida para quem tem dificuldade em realizar as curvas ou mau sentido de orientação, função de giroscópio para que o comando, ou consola, funcione como um volante, e aceleração automática para quem detesta ter sempre o dedo a carregar no acelerador. Nas minhas experiências, não reparei em grandes melhorias, ou piorias, em utilizar a aceleração automática. No entanto, acho que temos um feedback mais perceptível quando aceleramos por vontade própria, sabendo exactamente quando estamos a acelerar ou não.

Outra novidade perceptível, é o facto de agora podemos ter dois itens guardados ao mesmo tempo. Não podemos mudar a ordem, mas são sempre necessários para poder sair de alguma situação mais complicada durante a corrida, tirar alguém do primeiro lugar, ou simplesmente arrecadar mais umas moedas. Temos também o facto que ao fazermos powerslide, ou drifting, aumentamos um pequeno turbo, que pode ser detectado pelas chamas do veículo passando de azuis para laranja, e laranja para roxas, sendo possível usar um turbo durante um bom tempo. Este turbo apenas é possível caso a condução assistida estiver desligada, ou seja, deverá ser notável apenas para os jogadores mais experientes.

Temos quatro modos principais: Grande Prémio, que subdivide-se em 50cc, 100cc, 150cc, Espelho e 200cc; Contrarrelógio, onde podemos correr contra fantasmas e procurar quais os fantasmas mais rápidos do mundo; Corrida VS, onde podemos fazer as regras da corrida, desde o número de corridas até ao tipo de itens usados; e, finalmente, Batalha, que tal como o nome indica, podemos batalhar em diversos mini-jogos, sendo eles Batalha de Balões, Polícias e Ladrões, Batalha de Bob-bombas, Batalha de moedas, Caça ao Sol(parecido com Catch The Flag) e batalha aleatória.

Temos também 12 taças para completar, e cada uma delas com 4 pistas, perfazendo um total de 48 pistas para correr, sendo que algumas são de corrida única. As pistas não são muito grandes, mas isso faz parte da intenção de as decorarmos facilmente e saber qual a curva em que será necessário fazer powerslide ou simplesmente virar normalmente. Saber o que aplicar em cada curva pode ser crucial na determinação do vencedor, quer em corridas mais renhidas ou tentar melhorar um segundo no vosso tempo.

Mas vamos agora falar da parte crucial do jogo: o multijogador. Mario Kart é daqueles jogos que costumam ser bons jogando sozinho, mas que brilham com amigos. O facto de podermos jogar com outras pessoas, melhora a nossa aptidão e abre discussão sobre as melhores tácticas a utilizar em cada mapa, modo de batalha, personagem ou item. Combinei uma sessão destas com amigos, para poder dar um parecer mais realista, e apesar de todas as mudanças, nada realmente mudou. O jogo continua frustrante de ficar permanentemente em primeiro lugar, divertido ao atirarmos com uma carapaça a quem está à nossa frente, e assim seis horas passam a correr.

O modo online contou com alguns problemas. Demorei uns dias até conseguir entrar num jogo, e demorou mais um dia ou outro, até conseguir completar um corrida sem problemas. Mas a questão principal aqui, é que pelo facto de não poder ligar um cabo à Nintendo Switch, não posso julgar devidamente se o problema é da Nintendo ou da minha operadora de Internet. De notar também a falta algumas funcionalidades comuns nos jogos online, mas isso poderá ser devido ao facto do serviço Nintendo se tornar pago futuramente, e ter aplicações próprias para esse efeito. Mas neste momento, não estão presentes. Não tive oportunidade de experimentar o Modo Sem Fios, e como tal, não posso dar um parecer realista do mesmo.

Os gráficos do jogo estão muito bonitos, principalmente em pistas com várias cores, onde podemos realmente vislumbrar o que seriam realmente, seja na televisão, seja na própria Switch. Não reparei em bugs ou glitches durante a minha experiência com o jogo, apenas um erro durante uma corrida. Tal como os gráficos, a banda sonora está soberba, com os temas principais de várias franquias a aumentarem a velocidade e tensão da corrida, ao mesmo tempo que os sons de escape se tornam cada vez mais altos a cada vez que completamos uma volta da corrida em questão.

Em forma de conclusão, o produto base de Mario Kart continua o mesmo, mas isso é apenas um ponto a favor, porque realmente resulta e é divertido. E o facto de podermos ter entre 4 a 8 jogadores ao mesmo tempo, numa sala a jogar, pode ser um dia extremamente bem passado com amigos, aperitivos muita diversão. Tenho apenas de fazer notar o facto de termos diversas personagens de algumas franquias, e praticamente nenhumas, ou nenhumas mesmo, de outras. Mario Kart, ao lado de Smash Bros., sempre me pareceu como sendo uma comemoração das maiores franquias da Nintendo, e é possível reparar que falta aqui diversas personagens, pistas ou easter eggs reminiscentes dos mesmos. Ainda assim, altamente recomendável.

 

█ F.S.

Nunca joguei o Mario Kart 8 original, por diversas razões. Mas a fórmula de Mario Kart pouco se altera de iteração para iteração. Sendo uma fórmula que é tão boa que coloca outras sagas a tentarem fazer igual, é sempre notável a permanência desta franquia da Nintendo no topo das…
Jogabilidade - 95%
Gráficos - 90%
Som/Banda Sonora - 90%
Longevidade - 93%

92%

Excelente

Mario Kart 8 Deluxe continua a ser um Mario Kart puro: nunca foi tão divertido ter a frustração de poder ficar em primeiro lugar durante uma corrida. E mal acaba uma, estamos prontos para outra. Ao complementarmos esta experiência com amigos, o jogo dá um salto enorme, tornando-se espectacular.

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming