Menu

Análise – Pokkén Tournament DX

Todos sabemos que a Wii U não teve o êxito que a Nintendo esperava, e como tal alguns dos jogos que sairam para a consola não tiveram o reconhecimento que mereciam. À semelhança do que aconteceu anteriormente com o Mario Kart 8, a empresa decidiu lançar uma versão melhorada de Pokkén Tournament para a Nintendo Switch que está neste momento a fazer um enorme sucesso.

Para quem não conhece, Pokkén Tournament segue um caminho diferente dos jogos habituais da série sendo que este é um jogo de combate produzido pela mesma equipa responsável pela franchise Tekken.

Nesta versão Deluxe são incluídas todas as personagens da versão de Wii U, várias personagens que anteriormente só estavam disponíveis na versão de Arcada (CroagunkEmpoleonDarkrai e Scizor) e o Decidueye que é uma personagem exclusiva da versão da Switch. Ao contrário da versão anterior, todas elas estão desbloqueadas no ínicio do jogo. São também introduzindas duas novas personagens de suporte, Litten e Popplio.

Mas as novidades não ficam pelas personagens. Foram também introduzidos novos modos de jogo como por exemplo o Group Match Mode, que permite a criação de lobbies até 100 jogadores e o Team Battle Mode, que consiste em lutas de Pokémon 3 vs 3. Este último foi sem dúvida uma excelente adição, sendo talvez o modo de jogo mais dinâmico. Por fim, foram também implementadas daily challenges que servem para o jogador ganhar dinheiro, que por sua vez pode ser usado para comprar roupas para o seu avatar.

Pokkén Tournament DX apresenta um sistema de combate que apesar de não ser tão complexo como outros jogos de luta,  é bastante divertido e gratificante para aqueles que decidirem investir o seu tempo a aprender combos e a dominar as técnicas de cada uma das personagens jogáveis. Existem três tipos de ataques e estes possuem prevalência uns aos outros numa espécie de Pedra, Papel, Tesoura. Ao preencher a Synergy Gauge, os Pokémon podem mega-evoluir (ou simplesmente ficar mais fortes caso não tenham mega-evolução) temporariamente e são capazes de soltar o Burst Attack que é uma técnica especial, capaz de infligir grandes danos no Pokémon inimigo. Para ajudar nas lutas existem também várias assists divididas em três grupos, EnchanceAttack e Disrupt. Tudo isto está muito bem explicado no tutorial que é crucial para aprender todas as mecânicas do jogo.

O mais próximo que temos de um modo Arcade é a Ferrum League, onde temos de lutar com outros treinadores e chegar à divisão mais alta. Existem quatro divisões, Green (Rank D), Blue (Rank C), Red (Rank B)Chroma (Rank A) e como é obvio as lutas vão ficando mais díficeis à medida que vamos subindo. Apesar de ter sido o modo onde passei mais tempo, acaba por ser um pouco repetitivo e fácil de mais. Como forma de gratificar o jogador pela sua subida de divisão, são desbloqueadas novas roupas para o avatar que podem ser adquiridas com o dinheiro do jogo. Ao longo da Ferrum League ficamos também a conhecer a origem do Shadow Mewtwo através de algumas falas e cutscenes.

Relativamente ao modo online, podemos dizer que está tudo a funcionar como é esperado. Podemos fazer batalhas três contra três, ranked e em lobby com amigos. Nesta versão deluxe temos também a possibilidade de ver e partilhar os replays das batalhas.

Concluindo, Pokkén Tournament DX é uma excelente alternativa aos jogos RPG da série e é capaz de agradar até mesmo a quem não é fã da franquia. Seria interessante se o jogo tivesse um modo de história mais completo em vez de meia-duzia de cutscenes referentes ao Shadow Mewtwo. No entanto, não compromete a diversão pela falta de experiência em jogos do género e dá aos jogadores mais dedicados a possibilidade de aprender e dominar os vários combos de cada um dos Pokémon. É o jogo de luta que os fãs de Pokémon sempre sonharam!

Todos sabemos que a Wii U não teve o êxito que a Nintendo esperava, e como tal alguns dos jogos que sairam para a consola não tiveram o reconhecimento que mereciam. À semelhança do que aconteceu anteriormente com o Mario Kart 8, a empresa decidiu lançar uma versão melhorada de Pokkén…
Jogabilidade - 95%
Gráficos - 95%
Som / Banda Sonora - 90%
Longevidade - 80%

90%

Um jogo que irá certamente agradar não só aos fãs de Pokémon mas também a entusiastas de jogos de luta em geral. Sem dúvida um título obrigatório para todos aqueles que possuem uma Nintendo Switch.

User Rating: Be the first one !
Francisco Xavier

Francisco Xavier

Gosto de todo o tipo de jogos mas os RPGs são os meus predilectos.
A minha plataforma favorita é a Super Nintendo e o jogo que me marcou mais foi o Super Mario World.
Nos tempos livres sou treinador de Pokémon e adoro Mac n' Chesse.
Francisco Xavier

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Recebe todas as novidades do mundo gaming diretamente no teu E-mail

Junta-te a nós no facebook

Segue-nos no Instagram

  • Let the Games Begin! Part III
#lisboagamesweek #indiedome

Vídeo em destaque