Menu

Análise – Team Sonic Racing | PS4

Produzido pelo estúdio de desenvolvimento Sumo Digital e publicado pela mundialmente conhecida Sega, chega até nós Team Sonic Racing, um jogo de corrida ambientado no universo do mais famoso ouriço azul, Sonic the Hedgehog.

Já com muita experiência em títulos de corridas no passado, como Sonic & Sega All-Stars Racing ou Sonic & All-Stars Racing Transformed para as plataformas da geração anterior, ou mais recentemente com participação em Forza Motorsport 7 ou Forza Horizon 4, a Sumo Digital decidiu apostar mais uma vez numa produção de um jogo de corridas, desta vez utilizando uma espécie karts ainda que pareçam mais carros desportivos e bastante evoluídos, que apesar de existirem diversos títulos similares no mercado, como por exemplo o mais antigo e saudoso Little Big Planet Karting, o aclamado e adorado Mario Kart 8 Deluxe ou o tão aguardado Crash Team Racing Nitro-Fueled com lançamento agendado para o próximo mês de junho, são sempre bem recebidos pelo o universo de amantes de videojogos, sejam eles iniciantes ou experientes, jovens ou menos jovens, do sexo masculino ou feminino, pois garantem inúmeras horas de diversão num ambiente salutar de convivência e boa disposição.

TSR_01

Dos diferentes modos que estão ao dispor do jogador, sobressai claramente o Team Adventure, que pode ser considerado como uma espécie de carreira ou história, tendo por base evidentemente as corridas. Um curioso extraterrestre de nome Dodon Pa convida o Sonic e o seu grupo de amigos, para uma competição composta por uma série de corridas em equipa. Embora inicialmente estejam céticos em relação às motivações de Dodon Pa, Sonic e companhia concordam em participar, uma vez que os prémios oferecidos para a equipa vencedora são novos carros equipados com tecnologia muito avançada. Com o desenrolar das provas, os pilotos ficam cada vez mais desconfiados de Dodon Pa, temendo que possam estar a colaborar com o inimigo de longa data de Sonic, Doctor Eggman. Investigando mais, descobrem que ele é o rei do planeta Donpa Kingdom e o presidente da Donpa Motors, a empresa que está a construir o Ultimate Energy Engine, que ganha poder com o trabalho da equipa. Mas obviamente que Eggman tinha que estar envolvido e depois de tentar, sem sucesso, roubar o motor, ordena que os seus capangas sequestrem Dodon Pa, mantendo-o como refém no seu navio de guerra. A tarefa do jogador é simples, salvar Dodon Pa, vencendo prova a prova, até ao final.

Uma das várias inovações que existem em Team Sonic Racing relativamente aos seus antecessores já mencionados acima, talvez a mais saliente e diferenciadora é o facto de a ação estar agora mais centrada na cooperação entre elementos pertencentes a equipas, privilegiando a interajuda entre os pilotos, de modo a conseguir atingir os objetivos, que obviamente passam por vencer a competição. Por exemplo, entre membros da mesma equipa é possível solicitar/transferir os poderes especiais que vão sendo recolhido durante as provas, permitindo a uma colega que esteja mais atrasado na corrida, recuperar de forma mais célere. No final, o primeiro classificado pode não ser o vencedor, porque o que realmente conta é a combinação dos pontos obtidos pelos membros das diferentes equipas.

TSR_02

Para além dos já referidos, existem ainda os tradicionais modos de jogo como o Exhibition Race, Time Trial e Grand Prix, sobretudo direcionados para aqueles que preferem um tipo corrida mais relaxada e sozinho. Mas onde realmente Team Sonic Racing ganha pontos é na partilha da experiência com amigos ou familiares, seja através da divisão do ecrã, acomodados no sofá ou no quarto das nossas casas, ou no multiplayer online, onde podemos conectarmos com os nossos amigos virtualmente, escolhendo uma das 15 personagens e uma das 21 pistas disponíveis, obviamente pertencentes ao mundo de Sonic the Hedgehog.

Existe também a possibilidade de personalizar os nossos veículos, adquirindo itens na área de Mod Pods. A escolha não é muito diversificada, no entanto é claramente possível dar um toque pessoal ao nosso meio de locomoção. Para tal necessitamos de concluir as provas, recebendo tokens que podem ser trocados por materiais como peças de kart, pinturas novas e autocolantes de personalização, entre outros que certamente descobrirão.

TSR_03

A jogabilidade está claramente ajustada e coerente com um título desta natureza, ou seja, evidentemente facilitada, tendo uma curva de aprendizagem diminuta, permitindo a todos, incluindo os mais novos ou aqueles pouco dados aos videojogos, a começarem desde logo e muito rapidamente as suas aventuras pelas insanas pistas. E o mais admirável é que tudo funciona bem, desde a sensação de incrível velocidade, as artimanhas que podemos utilizar contra os outros elementos da equipa e mesmo as derrapagens nos locais mais propícios.

Falar de longevidade em Team Sonic Racing é uma questão ambígua, uma vez que terminar o modo Team Adventure pode ser feito em relativamente pouco tempo e sem grande dificuldade, mas posso garantir que este é daqueles jogos que devemos ter sempre presentes nas nossas consolas, uma vez que o prazer que se extrai de uma sessão casual com os amigos, estejam eles ao nosso lado ou por esse mundo fora, através do multiplayer, é realmente compensador e enriquecedor.

Graficamente Team Sonic Racing é fiel à formula habitual dos jogos do pequeno e velocíssimo ouriço azul, ou seja, a presença de cores vivas e intensas é uma constante do inicio ao fim e sempre com muita coisa a ocorrer em simultâneo. Noutro plano, é com tristeza que mais uma vez saliento o facto de não existir a presença do idioma Português (já nem refiro as vozes das personagens a serem dobradas para PT) o que para mim é incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados.

Em suma, Team Sonic Racing cumpre integralmente o desígnio do seu desenvolvimento, o proporcionar diversão, no entanto apesar de introduzir uma novidade importante que premeia o trabalho em equipa, o restante é demasiado igual ao que já existe no mercado. Ainda assim, certamente irão passar momentos bastante agradáveis, comandando Sonic e companhia em frenéticas corridas.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelo distribuidor nacional em Portugal da SEGA.
Produzido pelo estúdio de desenvolvimento Sumo Digital e publicado pela mundialmente conhecida Sega, chega até nós Team Sonic Racing, um jogo de corrida ambientado no universo do mais famoso ouriço azul, Sonic the Hedgehog. Já com muita experiência em títulos de corridas no passado, como Sonic & Sega All-Stars Racing…

Team Sonic Racing

Jogabilidade - 80%
Gráficos - 80%
Som / Banda Sonora - 75%
Longevidade - 75%

78%

Team Sonic Racing cumpre integralmente o desígnio do seu desenvolvimento, o proporcionar diversão, no entanto apesar de introduzir uma novidade importante que premeia o trabalho em equipa, o restante é demasiado igual ao que já existe no mercado. Ainda assim, certamente irão passar momentos bastante agradáveis, comandando Sonic e companhia em frenéticas corridas.

User Rating: Be the first one !
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming