Menu

Análise – Super Mario Maker 2

Super Mario Maker foi um sucesso na WiiU, e posteriormente na 3DS. Mas com a enorme popularidade da Nintendo Switch, Super Mario Maker 2 tem tudo para ser outro grande sucesso da Nintendo. Principalmente, quando somos nós que fazemos os níveis e podemos alterar tudo o que quisermos, de forma a tornar realmente a jogabilidade muito mais dinâmica, se assim o entendermos.

Super Mario Maker 2 pega na jogabilidade de todos os jogos 2 e 2.5D da série Super Mario, e dá a oportunidade de os refazer por completo, podendo realizar o sonho de jogar o nível de Super Mario mais complicado de sempre. E podem-no fazer todos os dias, sendo que são criados centenas, possivelmente milhares, de níveis todos os dias. Tal como foi referido anteriormente, a jogabilidade não é nova, de todo. Temos a jogabilidade de vários jogos (Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World, New Super Mario Bros. U, e a mais recente, Super Mario 3D World) e vários recursos dos mesmos. Apesar de não podermos conjugar vários estilos no mesmo nível, o que seria interessante e bastante desafiador, temos à nossa disposição uma imensidão de ferramentas para criarmos o derradeiro nível de Super Mario. Existe alguma inovação, e até algumas surpresas, mas em geral a jogabilidade não mudou muito, o que não é propriamente mau, visto ser um dos maiores videojogos de todos os tempos.

Existe agora um dojo, onde podemos aprender o que cada ferramenta faz, e como melhorá-la de tal forma, que parece que fizemos o jogo totalmente de raiz. Existem muitos, mesmo muitos, tutoriais, mas se querem fazer a diferença e desenhar níveis espectaculares. Não são obrigatórias, como tal não precisam de ser ultrapassadas para poderem jogar, mas é aconselhável verem tudo ao pormenor. Tal como acontece com a jogabilidade, o mesmo acontece com os gráficos/visuais, onde existe uma acumulação de vários títulos. E da mesma forma, também não é possível misturar tipos de níveis. Mas podemos sempre inventar aquele nível super bonito e catita que sempre desenhámos nas aulas de desenho, mas sem inimigos para não estragar o visual. Graficamente, não existe nada que realmente nos deslumbre por aí além, mas o modo história sempre tem um grafismo mais fiel ao que estamos habituados na Nintendo Switch.

A banda sonora é, praticamente, temas e sons de jogos anteriores, com algumas adições de efeitos sonoros ao catálogo. Mesmo ao construir níveis é possível aplicar certos efeitos sonoros, de forma a dar um ambiente pretendido ao nível que estamos a construir ou uma simples informação ao jogador que existem inimigos/obstáculos perto, acesso a um nível “escondido”, etc. Em termos de história, não temos uma assim tão envolvente quanto outras da série, mas existe uma tentativa de fazer algo diferente, para não ser sempre a mesma trama 2D a que estamos habituados. Basicamente, temos um castelo construído e um ser “maligno”, leia-se distraído, destrói o castelo da princesa. E agora temos que reconstruí-lo. A partir deste ponto, teremos aventuras e desventuras neste mundo estranho que é o mundo do Super Mario Maker 2.

É apenas uma forma de percebermos como o jogo se comporta quando podemos manipular os objectos em redor. Nada de deslumbrante, mas também não é má. Mas quando estamos a construir níveis, o jogo aumenta, drasticamente, a sua longevidade. Podemos jogar todos os dias novos níveis, sejam dos nossos amigos e/ou contactos, sejam dos tops mundiais, ou sejam simples níveis criados de raiz por nós. Só não é perpétuo, porque eventualmente irão acabar, mas a quantidade de níveis bem que caminha para o infinito. Sem falar que podemos jogar contra ou ao lado de outros jogadores, tornando a experiência realmente diferente. A possibilidade de jogar este jogo durante muito tempo é estonteante, sem nunca ficar realmente aborrecido.

Eu não sou o maior fã dos jogos 2D de Super Mario, normalmente costumo gostar mais das ideias e game design dos jogos 3D, porque costumam abordar outra vertentes da terceira dimensão, dando uma maior ênfase à jogabilidade no geral. Mas não era correcto não reconhecer a imensidão de conteúdo que acaba por sair deste título. E para ser sincero, adorei fazer o meu próprio nível.

█ F.S.

 

SUPER MARIO MAKER 2 está disponível para a Nintendo Switch. Para mais informações, visita o site oficial.

Super Mario Maker foi um sucesso na WiiU, e posteriormente na 3DS. Mas com a enorme popularidade da Nintendo Switch, Super Mario Maker 2 tem tudo para ser outro grande sucesso da Nintendo. Principalmente, quando somos nós que fazemos os níveis e podemos alterar tudo o que quisermos, de forma…

Super Mario Maker 2

Jogabilidade - 85%
Gráficos - 80%
Som/Banda Sonora - 90%
Longevidade - 95%

88%

Bom

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos