Menu

Análise – F1 2019 | PS4

Recentemente chegou-nos às mãos o novo jogo baseado no universo das corridas de Fórmula 1, o F1 2019, que para além de ser produzido pelos estúdios de desenvolvimento da Codemasters Birmingham é também publicado pela Codemasters, tornando-se o décimo segundo titulo da série desenvolvido pelos referidos estúdios.

Longe vão os tempos em que este desporto motorizado era idolatrado por multidões, movendo paixões exorbitantes e proporcionando provas emocionantes, uma vez que a popularidade da Fórmula 1 já não é seguramente a mesma dos saudosos finais dos anos 80 e princípios dos 90. Esse abaixamento de populismo, obviamente também se reflete quando centramos atenções no jogo em si e conjugado com a periocidade anual de lançamentos, obrigava a Codemasters a uma árdua e complexa tarefa de apresentar um título que fosse cativante não só aos fieis seguidores e apaixonados, como trouxesse de volta aqueles que foram perdendo o encanto da modalidade ao longo destes anos de menor fulgor desta competição.

F1 2019 segue a mesma linha de sucesso que outros títulos de desporto sazonais recentemente adotaram e que tem dados os seus frutos, não se limitando a simples atualizações de alinhamento de equipas e pilotos e ligeiras melhorias na condução ou jogabilidade. Sim, estou a referir-me ao modo carreira bem ao estilo dos famosíssimos “The Journey” presente na franquia FIFA ou o “The One” na série NBA, entre outros.

F1 2019 - 01

Nesse modo carreira, o jogador assume o papel de um piloto novato que começa a prestar provas nas categorias mais baixas, nomeadamente na Fórmula 2, tendo como objetivo máximo alcançar o estrelato e ser coroado campeão da Fórmula 1. No fundo este modo é uma espécie de história cinematográfica que mascara aquilo que realmente o jogador tem que executar, as provas, transmitindo-lhe um lado mais “hollywoodesco” onde chegamos a contracenar com diversos e ilustres pilotos da competição real. Ainda no campo das inovações, em F1 2019 e pela primeira vez num jogo da série, as transferências de pilotos de uma equipa para outra serão agora possíveis, pelo que não estranhem se no final de uma desgastante temporada, caso o piloto não cumpra os objetivos da construtora, esta recorra a outros condutores, abrindo espaço para a nossa evolução e progressão na competição.

Caso queiram optar por colocar logo o pé a fundo no acelerador, estão ao dispor do jogador todos os tradicionais e habituais modos de jogo, como o Championship onde realizamos na integra o campeonato de Fórmula 1, o Time Trial, onde o objetivo é realizar o menor tempo numa volta dos vinte e um circuitos existentes ou recorrer o modo multiplayer enfrentando outros jogadores espalhados pelo mundo fora e todos com o mesmo propósito, a busca incessante da volta mais rápida. Cabe-me ainda referir, que quem adquirir a versão Legends do jogo, poderá também competir contra os lendários pilotos Alain Prost e Ayrton Senna.

F1 2019 - 02

Focando-me nas componentes de um jogo, em termos de jogabilidade F1 2019 está ao nível do esperado, onde é sempre necessária uma perícia apurada de condução e principalmente estar ciente de efetuar a travagem certa na altura correta, pois tudo se decide em frações de segundos, sendo que esses milésimos podem significar a vitória ou a derrota. Graficamente, F1 2019 está sublime e talvez mesmo o maior enaltecimento que possa ser feito é a comparação com as transmissões televisivas, onde o jogo não fica nada a perder. O realismo é de tal ordem, sobretudo em pista, que os mais distraídos podem ser enganados quando confrontados se estão perante um resumo da prova na televisão ou se estão mesmo a assistir ao jogo. A nível sonoro, todos os sons dos velozes bólides estão bem recriados e são parte responsável pelas sensações de realismo transmitidas a quem está a disfrutar da experiência da condução.

Resumindo, F1 2019 poderá não ser uma escolha consensual para todos os jogadores, no entanto para os fãs mais acérrimos e apaixonados da Formula 1 é um título obrigatório. O novo modo carreira revelou-se uma excelente adição ao jogo, sobretudo porque permite ao jogador vivenciar um pouco da realidade do que se passa em torno de uma competição desta grandeza e tudo o que a envolve.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelo distribuidor nacional.

Recentemente chegou-nos às mãos o novo jogo baseado no universo das corridas de Fórmula 1, o F1 2019, que para além de ser produzido pelos estúdios de desenvolvimento da Codemasters Birmingham é também publicado pela Codemasters, tornando-se o décimo segundo titulo da série desenvolvido pelos referidos estúdios. Longe vão os…

F1 2019

Jogabilidade - 75%
Gráficos - 90%
Som / Banda Sonora - 80%
Longevidade - 75%

80%

F1 2019 poderá não ser uma escolha consensual para todos os jogadores, no entanto para os fãs mais acérrimos e apaixonados da Formula 1 é um título obrigatório. O novo modo carreira revelou-se uma excelente adição ao jogo, sobretudo porque permite ao jogador vivenciar um pouco da realidade do que se passa em torno de uma competição desta grandeza e tudo o que a envolve.

User Rating: Be the first one !
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming