Menu

Análise – WRC 8 | PS4

Recebemos recentemente para a plataforma PlayStation 4 uma cópia do novo jogo de Rally, WRC 8, que foi desenvolvido pelos estúdios da Kylotonn Games e publicado Bigben Interactive, e, sendo assim, arrancamos a alta velocidade para a sua analise.

Se estão recordados, sobretudo os amantes deste género de jogo, o seu antecessor WRC 7 foi lançado em 2017, o que significou que existiu um pequeno interregno numa série de lançamentos anuais desta franquia, isto porque a Kylotonn Games queria apresentar uma experiência melhor polida e que entusiasmasse os fãs. A pergunta é, será o estúdio de desenvolvimento conseguiu os seus intentos?

Obviamente e necessariamente que ao analisar qualquer produto, a perigosa tendência de recorrer às comparações com os demais concorrentes é um caminho demasiado fácil de se percorrer e por vezes injusto, fazendo-nos abstrair do o que a experiência nos realmente oferece. Tentando ser o menos comparativo possível, o que salta logo à vista nos inovadores, práticos e simples menus de navegação do jogo, são os diversos modos de jogo que o jogador tem à sua disposição. Longe vão os tempos em que um jogo de corrida era simplesmente escolher o veículo, a pista e arrancar a fundo para ser o primeiro a chegar ao final. Atualmente, o jogador pode de acordo com a sua preferência, optar por Quick Play, Test Area, Training, Season, mas o que realmente capta as atenções é o completo e extenso modo Career, que já vem sendo um hábito recente sobretudo em títulos semelhantes e sazonais.

No modo Career, iniciamos o nosso percurso como um piloto inexperiente e pouco rodado nestas andanças, começando no WRC Junior e de acordo com as nossas prestações, podemos ir subindo nas dispares categorias até chegar à principal, o WRC. Mas o jogador é muito mais do que um simples piloto, assumindo desde logo as mais diversas pastas da gestão de uma equipa de rally. Entre as provas de treino ou a competição real, o jogador tem que tomar decisões, sejam elas de recursos humanos, financeiras ou de mecânica, que todas elas têm tanta ou mais influencia que as prestações nas provas. Muitas opções encontram-se inicialmente por desbloquear, que só estarão disponíveis depois de ser bem-sucedido em determinadas competições. Findas essas etapas, consoante o nosso desempenho, acumulamos diversos pontos, experiência e dinheiro, que podem ser usados para nas evoluir as distintas áreas da gestão da nossa equipa, melhorando-a e apetrechando-a para as competições mais exigentes que se vão seguindo.

Obviamente que toda esta panóplia de gestão, de certo modo, pode afastar aquele adepto puro do desporto automóvel, que lhe interessa apenas as pistas repletas de curvas e saltos, velocidades estonteantes e o levantar da gravilha, mas até nesse aspeto a Kylotonn Games esteve assertiva, pois incluiu uma opção que permite usufruir do mesmo modo Career, de uma forma ligeiramente alternativa, ou seja, sem a parte da gestão da equipa.

20190912_WRC02

O multiplayer também é uma opção ao dispor do jogador, mas aí ficamos ligeiramente reféns da nossa ligação à Internet e do estado dos servidores, que podem influenciar negativamente um jogo que faz da velocidade e de diferenças de milésimos de segundos, as suas principais valências. No entanto, até pela própria natureza das corridas de Rally, a competição contra os outros jogadores, ainda que desconhecidos e espalhados por esse mundo fora, torna a experiencia mais perto da realidade, onde a premente necessidade de ficar melhor colocado e realizar a prova em menos tempo se torna um objetivo, com o intuito de termos o nosso nome visível no painel de líderes mundiais. E sem esquecer que ainda existe o célebre e saudoso ecrã dividido, para as rivalidades entre pilotos presentes no mesmo local.

Como não poderia deixar de ser e também não fazia sentido ser de outra forma, todos os veículos, etapas, pistas, marcas e outros aspetos, estão devidamente licenciados e incluídos neste título, que é o representante oficial do campeonato de rally mais mediático a nível mundial. Em termos de jogabilidade, a condução no WRC 8 parece ser tão realista quanto possível, apesar de eu ser um profundo desconhecedor dessa realidade, no entanto fico com sensações bastante positivas sempre que, por exemplo, o carro voa num salto mais complexo ou quando necessitamos de virar no timing certo numa curva mais acentuada, exigindo uma travagem de acordo com o nível de dificuldade que nos é apresentado pelo no copiloto. É justo afirmar que WRC 8 pode não ser uma simulação perfeita deste desporto automóvel e que muito dificilmente algum título o consiga fazer na sua plenitude, mas para uma larga maioria dos jogadores é sem dúvida uma boa experiência.

20190912_WRC01

Falar de longevidade num título desta natureza é um tema deveras ambíguo, isto porque WRC 8 pode proporcionar ao jogador longuíssimos tempos de prazer, sobretudo aos fãs mais acérrimos deste género. No entanto o inverso tem que ser mensurado, ou seja, para aqueles que não são os maiores adeptos de corridas, poderão ficar rapidamente saturados com as exigências e complexidades de tudo o que envolve a gestão de uma equipa profissional de rally.

Graficamente, talvez usar o termo desleixado não será o mais correto, mas de facto fico com a ideia que com um pouco mais de empenho e determinação nessa vertente, o resultado poderia ter sido mais profundo e elevar o jogo a outro nível. Não quero afirmar com isto que ache que WRC 8 é abaixo de exigido, pois não o é de todo, porém fico com essa ideia e sobretudo nos detalhes dos carros e ambiente em redor. Todavia, no que diz respeito aos efeitos climatéricos, é com regozijo que assinalo impressionantes detalhes como por exemplo a chuva ou neve que é precipitada realisticamente no para-brisas, acumulando-se rapidamente, tornando a visibilidade um problema, tal como aconteceria na vida real.

20190912_WRC03

Aquilo que referi sobre o grafismo também ocorre, ainda que em menor escala, na sonoridade, ou seja, os efeitos sonoros tão icónicos deste desporto motorizado estão a um nível alto, mas se fossem ligeiramente mais trabalhados ou aprimorados, poderiam ter um impacto mais admirável. De referir com agrado que o idioma Português, ainda que seja o PT-BR, está presente nos menus e informações do jogo, não acontecendo nas vozes do copiloto.

Resumindo, WRC 8 é obviamente dirigido aos fãs de rally e que seguramente irá testar as habilidades e capacidades até dos mais veteranos neste desporto. Aqueles que desejem vivenciar o sonho de levar uma equipa pouco conhecida até serem os vencedores do WRC, de certo que se irão deleitar com o extenso modo de carreira. Por outro lado, se a Kylotonn Games fosse mais assertiva e criteriosa, sobretudo a nível gráfico e sonoro, poderia ter levado WRC 8 a campeão do seu género.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelo representante nacional de relações públicas Upload Distribution

 

Recebemos recentemente para a plataforma PlayStation 4 uma cópia do novo jogo de Rally, WRC 8, que foi desenvolvido pelos estúdios da Kylotonn Games e publicado Bigben Interactive, e, sendo assim, arrancamos a alta velocidade para a sua analise. Se estão recordados, sobretudo os amantes deste género de jogo, o…

WRC 8

Jogabilidade - 75%
Gráficos - 80%
Som / Banda Sonora - 75%
Longevidade - 75%

76%

WRC 8 é obviamente dirigido aos fãs de rally e que seguramente irá testar as habilidades e capacidades até dos mais veteranos neste desporto. Aqueles que desejem vivenciar o sonho de levar uma equipa pouco conhecida até serem os vencedores do WRC, de certo que se irão deleitar com o extenso modo de carreira. Por outro lado, se a Kylotonn Games fosse mais assertiva e criteriosa, sobretudo a nível gráfico e sonoro, poderia ter levado WRC 8 a campeão do seu género.

User Rating: Be the first one !
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos