Menu

Análise – The Crown of Tundra – Pokémon Sword e Shield

Pokémon Sword & Shield recebeu The Crown of Tundra, a segunda onda de DLC do pack de Expansão, que saiu no final de outubro. Sendo que a primeira onda pouco acrescentava ao jogo base, ficou a dúvida se o mesmo se passaria com a segunda. A verdade é que Crown of Tundra me agradou bastante mais e passo a explicar porquê.

* Narrativa e missões

A aventura inclui três personagens centrais: Peony, Peonia e Calyrex, um Pokémon lendário. Ao entrar na Crown of Tundra encontramos uma discussão entre as novas personagens Peony e Peonia, pai e filha. Peony tenta convencer Peonia a irem numa expedição para explorar a região e encontrar Pokémon lendários, mas Peonia quer ir explorar nos seus próprios termos.

Após esta introdução somos levados a investigar mitos dos Pokémon lendários e, possivelmente, capturá-los. Há 4 questlines distintas, cada uma com vários lendários para capturar – sem contar com os que estão disponíveis nas Dynamax Adventures.

* Mais Pokémon e Formas Dynamax

The Crown of Tundra foi também acompanhado com um update grátis ao jogo base, que adiciona mais de 100 Pokémon aos jogos Sword e Shield. Destes, 9 Pokémon são completamente novos (tal como os lendários Regieleki e Regidrago) e os restantes regressam das gerações anteriores, incluindo quase todos os lendários.

Quem tem o DLC poderá encontrar esses Pokémon nos ecossistemas da nova área, raids ou através da nova mecânica: Dynamax Adventures. Quem não tem o DLC ainda poderá obtê-los através de trocas, raids iniciados por quem tem o DLC ou por transferências através do Pokémon Bank e Pokémon HOME.Dito isto ainda há muitos Pokémon que continuam fora da oitava geração e não podem sequer ser transferidos.

Além disto, os Pokémon iniciais ganharam forma Gigantamax.

 

* Mais Wild Area

The Crown of Tundra é, à semelhança de Isle of Armor, uma área distinta da região principal e que funciona como a Wild Area em termos de exploração e controlos livres.  É maior e conta ainda com uma pequena aldeia, várias cavernas e itens escondidos que aparecem diariamente – um pequeno incentivo à exploração recorrente.

* Max Lair & Dynamax Adventures

A grande novidade deste DLC são as Dynamax Adventures, que podem ser iniciadas no Max Lair localizado na área inicial da Tundra. Nestas aventuras, 4 jogadores juntam-se para combater uma série de 4 raids, culminando numa batalha com um Pokémon lendário de entre vários possíveis.

No entanto, os jogadores não podem utilizar os seus Pokémon habituais, tendo de escolher de entre vários Pokémon emprestados. Para alguns será um tanto desapontante, mas a verdade é que os Pokémon emprestados e, principalmente, a escolha dos mesmos tornam a aventura mais interessante e desafiante.

Os Pokémon que enfrentamos nos raids também dependem de uma escolha. Antes de cada batalha todos os jogadores têm de votar no caminho a seguir, podendo ver informação muito limitada sobre os bosses que virão a seguir. Quando derrotamos um boss de raid podemos capturá-lo com 100% catch rate.

No final da aventura podemos escolher ficar com um dos 4 Pokémon capturados nos raids, incluíndo o lendário. Estes Pokémon têm uma chance elevada de sair shiny e só é possível ver se o são ou não no final da aventura. Atenção, que os Pokémon lendários só podem ser capturados uma vez. Se quisermos, podemos recusar o lendário e tentar apanhá-lo novamente até que apareça um shiny.

As Dynamax Adventures são bastante mais imersivas e fluidas que os raids normais, já que os bosses não têm as barreiras presentes nos raids de 3 a 5 estrelas. São também uma forma divertida de capturar Pokémon e até encontrar os tão ambicionados shinies. Ao completá-las, recebemos Dynite Ore, que poderão ser trocados por vários prémios no Max Lair, incluíndo o novo item Ability Patch que permite mudar a habilidade de um Pokémon para a sua habilidade escondida – algo que nunca foi possível antes deste DLC.

* Novos equipamentos

Este update traz mais opções de vestuário  disponíveis nas já conhecidas lojas de roupa da região de Galar e também desbloqueáveis completando as várias missões deste DLC.

 

* Balanço

A palavra final é que, com esta última onda de DLC, Pokémon Sword & Shield ficou muito mais completo e com a longevidade bastante reforçada, o que faz do pack de Expansão (Isle of Armor e Crown of Tundra) uma mais-valia ao jogo base.

Nota: a análise foi elaborada com base na versão Pokémon Shield.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos