Menu

Análise – PACER

WipEout dominou nos anos 90, com as suas corridas frenéticas em 3D, quando outros jogos frenéticos do género ainda estavam apenas em dois planos, como foi o caso de F-Zero. PACER quer reacender essa chama muito própria da marca WipEout e voltar a dar vida a um género adormecido. E tendo em conta este primeiro título, tem tudo para ser a nova cara do género. Para começar, vou abrir completamente o jogo: o estúdio R8 Games é composto por membros originais do WipEout, ainda nos tempos da velinha PlayStation. Assim sendo, se sempre gostaram de WipEout, é (quase) garantido que vão gostar deste. A jogabilidade é muito similar, para não ser praticamente igual; a banda sonora contém faixas originais de CoLD SToRAGE (que esteve envolvido e definiu o estilo musical da saga WipeOut desde o seu início), e uma extensa biblioteca, incluindo MethLab, Dub FX, Ed Harrison e muitos outros compositores; com um visual menos estéril e com mais alguma variedade que a série original, e os modos que os jogadores já estão habituados neste tipo de jogo. Portanto, para os fãs mais ferrenhos da série original, podem parar de ler a análise. Os restantes leitores, podem continuar e perceber o que podem estar à espera deste novo título. Assim sendo, vamos à análise realmente escrita.

A jogabilidade é muito similar ao título original, tal como tínhamos referido anteriormente, mas tenta acrescentar vários pontos novos, de forma a dar um “sabor” distinto ao jogo. Primeiro, podemos criar vários loadouts de naves, seja com um melhoramento na velocidade, defesa, aceleração, condução ou armas, podemos personalizar de acordo com o nosso estilo de jogo. Mas não são apenas as armas e loadouts, também podemos personalizar a cor e formato da nave, adicionar uns decalques catitas e até colocar peluches no topo da nave, tornando ainda mais pessoal cada nave que vemos na corrida. A condução duma nave continua freneticamente boa, com muita velocidade e, em certos momentos, muita confusão quando todas as naves se encontram e começam aos tiros. Mas faz parte da diversão.

Temos várias classes, sendo que a mais baixa é “mais lenta” e a mais alta é “mais rápida”. Isto é tudo muito relativo, pois depende de cada jogador o que é mais ou menos rápido, mas é essa a sensação que os programadores quiseram dar. Quando estamos nos modos offline, com apenas um jogador, a IA não perdoa, de todo, sendo um óptimo desafio em cada classe que exploramos, tal como o modo carreira que tem muita coisa para terminar e demora algum tempo até terminar, mas no bom sentido, onde temos várias ligas para desbloquear e ultrapassar, de forma a acumular dinheiro, para consequentemente poder gastá-lo nas naves. Ou seja, temos jogo para muitas horas, com conteúdo acessível. Poderá tornar-se um pouco monótono no final de todas as ligas, mas também temos modos online, que ajuda a prolongar ainda mais a duração do jogo, como podemos competir com outros jogadores.

https://i.imgur.com/swaxQh0.png

Visualmente, o jogo parece-me melhor que os últimos títulos WipEout, até porque PACER foi feito no Unreal Engine 4, o que facilita muito no tipo de visual do jogo, entre o realista e o futurista. Tanto cores vibrantes, como a velocidade do jogo, passando pelas pistas e locais das mesmas, como alguns sítios com referências mais ancestrais, outras com neve e até algumas abandonadas, dão mais realismo ao jogo, sendo este pouco realista no seu conceito (por enquanto).

Sonicamente, o jogo apresenta uma excelente banda sonora, tal como foi referido anteriormente, principalmente se gostarem de Drum’n’bass ou EDM no geral, terão música para os vossos ouvidos. Caso não seja bem o vosso estilo, a banda sonora é maioritariamente composta por este género, por isso mais vale desactivarem a música no jogo e abrir o Spotify, com uma lista à vossa escolha, pois ao contrário de muitos jogos de corridas, em que temos vários géneros misturados na banda sonora, aqui temos maioritariamente músicas mais viradas para o electrónico.

https://i.imgur.com/oLQuGv4.png

PACER é possivelmente a nova cara das corridas anti-gravitacionais, sendo que F-ZERO está adormecido há quase duas décadas e WipEout deve andar fora das prioridades da Sony neste momento, é uma excelente altura para voltar ao género. É certo que não é o único jogo do género neste momento e que, apesar de não ser um jogo perfeito e de precisar de limar mais algumas arestas, já tem um aspecto excelente principalmente considerando o tamanho do projecto, da equipa e de lançar numa altura como esta. Apenas acho que lançando este jogo na Switch, seria uma mais valia para a série e equipa, pois apenas existem alguns jogos deste género na consola. No geral, um bom título de entrada e uma nova oportunidade para levar este género a mais jogadores.

█ F.S.

Análise – PACER

PACER está disponível para a PlayStation®4 no PC via Steam, e futuramente para XBOX One. Para mais informações, visita o website oficial.

WipEout dominou nos anos 90, com as suas corridas frenéticas em 3D, quando outros jogos frenéticos do género ainda estavam apenas em dois planos, como foi o caso de F-Zero. PACER quer reacender essa chama muito própria da marca WipEout e voltar a dar vida a um género adormecido. E…

PACER (PlayStation 4)

Jogabilidade - 85%
Gráficos - 80%
Som / Banda Sonora - 85%
Longevidade - 85%

84%

Bom

PACER é possivelmente a nova cara das corridas anti-gravitacionais, sendo que F-ZERO está adormecido há quase duas décadas e WipEout deve andar fora das prioridades da Sony neste momento, é uma excelente altura para voltar ao género. É certo que não é o único jogo do género neste momento e que, apesar de não ser um jogo perfeito e de precisar de limar mais algumas arestas, já tem um aspecto excelente principalmente considerando o tamanho do projecto, da equipa e de lançar numa altura como esta. No geral, um bom título de entrada e uma nova oportunidade para levar este género a mais jogadores.

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos