Menu

Análise – Farming Simulator 19: Premium Edition

Farming Simulator 19: Premium Edition contém o jogo base e cerca de 9 DLC’s, tudo no mesmo pacote, de forma a dar ao jogador a melhor experiência possível da vida de agricultor. Os trailers bem que tentam fazer parecer um jogo bastante emocionante e agradável.

Tal como o nome indica, este jogo simula o dia-a-dia dum agricultor, em que temos que realizar todas as tarefas necessárias para que possamos ter uma quinta funcional. A jogabilidade não é propriamente fácil de encarar, pois se estão a jogar pela primeira vez, vão ter algumas dificuldades em conciliar todos os sistemas do jogo, sendo que parece ser mais do mesmo para quem já jogou as versões anteriores da série. Portanto, ficamos aqui num limbo. O jogo não tem um objectivo fulcral, por assim dizer. É certo que temos várias tarefas para completar num prazo diário, e temos quem nos ajude com isso, mas no final do dia, apenas foi mais um dia de trabalho. Sim, temos os contractos, mas não têm grandes momentos de tensão, pois não existe um temporizador para cada contracto realizado.

Seria interessante ter vários objectivos, como por exemplo poder alocar X toneladas de trigo para poder fazer uma entrega importante a um cliente num prazo apertado ou até negociar preços de vários tipos de produtos, de forma a dar algum tipo de desafio ao jogo ou metas a cumprir, fora a repetição diária. Possivelmente, este tipo de jogo é feito desta forma propositadamente, dando a hipótese do jogador relaxar e simplesmente andar a ceifar e acumular matéria prima. Existe alguns desafios das estações, mas não vão muito além disso. É possível que quem jogue FS19, e outros jogos do género, queira uma espécie de “power fantasy” agrícola, onde têm à mão vários equipamentos para escolher, sem ter que desembolsar vários milhões euros para ter a mais recente versão do tractor Y, e assim conseguir ter realmente a sua quinta de sonho. Não é por isso que a jogabilidade não é boa, mas podia ter algo mais entusiasmante. A condução dos vários veículos também não é nada por aí além.

Em termos de gráficos, o jogo é minimamente competente, tendo uma apresentação realista. Dá para perceber perfeitamente as diferenças entre os vários modelos das várias ferramentas e veículos que usamos durante o jogo, mas não vão ficar espantados pela sua qualidade. Não tem os gráficos “NEXT GEN” doutros jogos nem animações espectaculares, sendo que tal como os gráficos, são competentes. Grande parte das animações serão das próprias máquinas e pouco mais. Já a física do jogo, fica a desejar, porque um tractor de várias toneladas consegue ser dominado por uma barra de ferro no meio do mapa e ficamos com o mesmo virado ao contrário. É engraçado, é certo, mas não é uma boa imagem para o jogo. De todo.

A banda sonora é composta por várias rádios, em que cada um tem o seu próprio género (Rock, Country, etc.), mas são músicas muito genéricas, excepto a rádio de música electrónica que sempre tem temas mais variados, e acabam por cansar depois dalgumas horas a jogar. O sound design também não é nada por aí além, mas percebe-se as várias diferenças entre um tractor e uma colhedora quando a mesma está a debulhar o milho.

A longevidade do jogo é uma faca de dois gumes: assim que fizer o clique, pode tanto demorar uma semana como um ano, sempre a jogar; caso não haja esse clique, não demora nem duas horas. Infelizmente, não é um tipo de jogo  que seja fácil de introduzir, e como tal, muitos deixarão de lado sem realmente apreciar o que o jogo tem para oferecer. No entanto, facilmente se tornará monótono pelas razões descritas acima, em que não existem momentos de tensão nem entusiasmo, para dar uma “pitada de sal” a este jogo um pouco monótono.

Farming Simulator 19: Premium Edition apenas é fácil de recomendar aos fãs, duma série que já conta com 10 anos de existência, pois poderão ficar entusiasmados com todo o conteúdo adicional presente nesta nova versão. Sem contar com os fãs, é extremamente difícil recomendar este jogo. Existem jogos que tentam simular a experiência de vários trabalhos, como é o caso de Two Point Hospital que dá um toque personalizado e humorístico a um assunto muito sério, tornando assim a experiência muito mais agradável. Mas se fãs da série desde há muito tempo, provavelmente já estão a jogar e apreciar muito mais o jogo que os demais.

█ F.S.

 

Farming Simulator 19: Premium Edition está disponível para a PlayStation®4, Xbox One e no PC via STEAM® e Epic Games Store. Para mais informações, visita o website oficial.

Farming Simulator 19: Premium Edition contém o jogo base e cerca de 9 DLC's, tudo no mesmo pacote, de forma a dar ao jogador a melhor experiência possível da vida de agricultor. Os trailers bem que tentam fazer parecer um jogo bastante emocionante e agradável. https://www.youtube.com/watch?v=eDCH0AY4ujg Tal como o nome…

Farming Simulator 19: Premium Edition (PlayStation 4)

Jogabilidade - 65%
Gráficos - 75%
Som / Banda Sonora - 60%
Longevidade - 80%

70%

Mediano

Farming Simulator 19: Premium Edition apenas é fácil de recomendar aos fãs pois poderão ficar entusiasmados com todo o conteúdo adicional presente nesta nova versão. Sem contar com os fãs, é extremamente difícil recomendar este jogo. Existem jogos que tentam simular a experiência de vários trabalhos que dão um toque personalizado, tornando assim a experiência muito mais agradável. Mas se fãs da série desde há muito tempo, provavelmente já estão a jogar e apreciar muito mais o jogo que os demais.

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos