Menu

Análise – Serious Sam Collection

Serious Sam é uma série clássica de jogos, desenvolvidos pelo estúdio croata Croteam que também desenvolveu o jogo The Talos Principle. Enquadra-se no género FPS num tom semelhante a Doom, em que o protagonista, Sam, enfrenta ondas de centenas de monstros num combate caótico e de ritmo acelerado.

Desta forma, Serious Sam Collection reune ports dos três dos títulos mais importantes da série Serious Sam incluíndo: Serious Sam HD: The First Encounter (2001), Serious Sam HD: The Second Encounter (2002) e Serious Sam 3 BFE (2011). A coleção inclui também os DLC Legend of the Beast (SS: The Second Encounter) e Jewel of the Nile (SS3). Está disponível para PlayStation 4 (compatível com a PlayStation 5), Xbox e Nintendo Switch

De um modo geral, os jogos Serious Sam prometem sempre uma coisa: várias horas de combate caótico. Em cada aventura Sam "Serious" Stone enfrenta hordas e hordas de monstros controlados por Mental, o vilão da série, e não perde uma oportunidade para fazer comentários parvos sobre as situações com que se depara. Cada jogo está dividido numa sequência de níveis baseados nos mais variados cenários, tais como tumbas egípcias da antiguidade ou enormes campos na Mesoamerica. A dimensão dos mundos em Serious Sam também é bastante séria. Assim, enfrentamos inimigos em vários pontos chave para aumentar o score, tal como nos antigos arcade, e para progredir.

Para os jogadores mais curiosos, Serious Sam traz um pequeno incentivo à exploração - os segredos (secrets). Os segredos são objetos (ou mesmo easter eggs) minuciosamente escondidas em cada nível que recompensam o jogador com power-ups ou até armas que normalmente só estariam disponíveis mais tarde no jogo.  Como se costuma dizer "não há almoços grátis" e os segredos também ativam armadilhas ou ataques surpresa com inimigos escondidos. Através do menu da NETRICSA, uma AI de análise de combate, também podemos em qualquer altura consultar informação sobre armas e inimigos que encontramos, o objectivo da missão atual e até algum lore da história - que de outro modo não vemos muita informação na progressão normal do jogo.

Além disso, é possível jogar todos os títulos em modo cooperativo na campanha ou outros modos como deathmatch e capture the flag, tanto em split-screen local como online.

Dado que estes jogos já foram lançados e revistos no seu tempo, seguimos com uma curta análise de cada um deles no contexto desta coleção, para quem nunca jogou.

* Serious Sam HD: The First Encounter *

Inicialmente lançado em 2001 e mais tarde em 2009 em HD, este jogo foi a primeira aventura de Sam. A humanidade encontra-se num mundo à beira do colapso face a uma invasão alienígena mortífera e Sam é o único capaz de derrotar estas forças do mal. Utilizando tecnologia de uma civilização desconhecida, os humanos escolhem enviar Sam para o passado para enfrentar a invasão antes de ela se tornar imparável. A missão de Sam passa por descobrir vários artefactos escondidos em monumentos do antigo Egipto que permitem abrir e controlar uma nave com armas de destruição altamente avançadas.

A progressão em  First Encounter é feita de uma forma bastante compreensível. Começamos por enfrentar inimigos simples e gradualmente vão surgindo inimigos mais fortes. Ao mesmo passo também encontramos armas mais poderosas. Mas não só os inimigos se tornam mais fortes como também aparecem mais frequentemente.

Apesar de o jogo não ter um tutorial, o que era comum em jogos antigos, podemos a qualquer altura consultar a NETRICSA. Podemos consultar registos da história, como já referido, mas ao mesmo tempo há pouco desenvolvimento nesse aspeto no decorrer do jogo. As próprias cutscenes, mesmo para um jogo originalmente de 2001, têm pouco conteúdo. Em particular a cutscene introdutória é semelhante à do famoso filme de Star Wars de 1977 com apenas um fundo galático e texto deslizante.

* Serious Sam HD: The Second Encounter *

A segunda aventura de Sam foi inicialmente lançada em 2002 e relançada em 2010 em HD. Sem grande surpresas este jogo é a continuação do "First Encounter" e continua onde o anterior parou. Depois de um acidente de navegação, Sam fica preso no mesmo período da antiguidade mas desta vez numa região montanhosa da America Central. A nova missão de Sam será viajar por entre vários períodos de tempo e retomar o objetivo da primeira missão.

Em termos de jogabilidade e gráficos pouca coisa mudou desde a primeira aventura, salvo a introdução de alguns inimigos e armas novas e, claro, níveis e design completamente novos. Mas aqui assume-se que já passámos pelos desafios do primeiro jogo e, portanto, os inimigos e armas que já conhecíamos aparecem em força desde o início não havendo, assim, aquela progressão mais gradual do primeiro.

É uma nova aventura bastante semelhante ao primeiro título com alguns "twists" novos, uma banda sonora nova e músicas marcantes. Conta com mais horas de batalhas intensas entre Sam e o exército de seguidores de Mental.

* Serious Sam 3:BFE  [Before First Encounter]*

Esta entrada na série, apesar do número 3, cronologicamente é a prequela de Serious Sam: The First Encounter. A história de SS3 decorre no século XXII quando Sam é enviado com uma equipa numa missão da Earth Defense Force para recuperar um artefacto, chamado Time-Lock, capaz de enviar uma pessoa ao passado. Como é de esperar, no universo Serious Sam nada corre como planeado e não há outra alternativa senão sobreviver aos exércitos de monstros mortíferos de Mental que apenas querem impedir-nos.

Os jogos Serious Sam servem também de "tech demo" do seu próprio motor de jogo, Serious Engine, com visuais incríveis na sua geração de lançamento. Serious Sam 3 não ficou atrás dessa expectativa e tem gráficos excelentes com cenários impressionantes, tendo em conta a data original em que foi lançado.

Dada a natureza da narrativa neste jogo, desta vez o elenco está mais enriquecido; além de Sam há ainda os colegas de equipa nas cutscenes, que as tornam bastante mais elegantes que nos jogos anteriores. Serious Sam 3 acrescenta ainda algumas novidades à jogabilidade como em outros jogos FPS: é agora possível correr e algumas armas têm a função de mira, recuo ou até modo de utilização secundário.

A banda sonora é diferente em cada jogo mas apresenta música ambiente alusiva aos cenários, típicos de cada jogo na série, tanto para os cenários egípcios como para a cidade, quando tudo está calmo. Quando os inimigos atacam, a música encaixa-se entre rock e metal. Nesse sentido a música também pode ser uma dica auditiva em que se começarmos a ouvir a música mais intensa quer dizer que há inimigos e temos de estar alerta. É um ponto bastante positivo nos jogos Serious Sam.

Os jogos da série Serious Sam nem sempre foram os mais populares do género FPS mas não deixam ainda assim de ser jogos clássicos, caóticos e divertidos. Com o lançamento recente do título Serious Sam 4 é possível também que a Croteam queira dar a conhecer aos novos fãs da série Serious Sam os jogos anteriores reunídos num só jogo. E esta coleção não desaponta.

Para quem quiser passar imediatamente para a ação, sem mais nem menos, este trio desta promete horas de diversão. Por outro lado também poderá ter uma quantidade substancial de tentativa e erro. Os jogos são bastante unidimensionais e repetitivos, matar monstros outra e outra vez pode ser divertido mas talvez não por várias horas de seguida, e também requerem alguma concentração para as combinações de monstros que encontramos. Mas claro, podemos escolher o nível de dificuldade. A banda sonora mistura-se muito bem com os cenários e as batalhas intensas. Serious Sam é o típico jogo para um playthrough sem grande longevidade para além disso, excepto talvez experimentar um nível de dificuldade mais alto ou descobrir todos os segredos.

Review Overview

Serious Sam é uma série clássica de jogos, desenvolvidos pelo estúdio croata Croteam que também desenvolveu o jogo The Talos Principle. Enquadra-se no género FPS num tom semelhante a Doom, em que o protagonista, Sam, enfrenta ondas de centenas de monstros num combate caótico e de ritmo acelerado. Desta forma,…
Jogabilidade - 70%
Gráficos - 90%
Som/Banda Sonora - 85%
Longevidade - 70%

79%

Gráficos excelentes, jogabilidade simples e divertida mas com pouca profundidade, banda sonora interessante. Repetitivo, unidimensional e com pouca longevidade para além de um playthrough.

User Rating: Be the first one !

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos