Menu

Laura: Videojogo sobre a Primeira Grande Guerra nos Açores

Laura é um top-down single-player 3D em desenvolvimento para PC e, possivelmente, PlayStation® 4 e Nintendo Switch™. O primeiro protótipo do jogo já esteve em exibição na Etic Games 2020/21.

Laura é sobre uma menina que vive com a sua família num campo de concentrados alemães nos Açores durante a Primeira Grande Guerra. Começou por ser um projeto académico, do estúdio PolyWeld, com o propósito de dar a conhecer a realidade dos Açores durante a Primeira Guerra Mundial – em especial o Depósito de Concentrados de Alemães na ilha Terceira. Neste sentido, Laura comunica através de um novo media interativo de forma a oferecer uma perspetiva pessoal da guerra.

 

Principais características:

 

  • Primeira Grande Guerra nos Açores: Laura é o primeiro jogo sobre a Primeira Grande Guerra nos Açores. É um jogo edutainment que interpreta um tema histórico que marcou Portugal e as suas ligações com a Alemanha e os Estados Unidos da América.
  • Fauna e flora açoriana: O jogo tem uma forte componente contemplativa da paisagem açoriana. Neste sentido, tem uma estrutura com base em colecionáveis, como por exemplo as folhas de louro – típico das florestas laurissilva das ilhas (nome que serviu de base para o nome do jogo e da personagem Laura Silva).
  • Videojogos como veículo de comunicação: Laura transporta-nos pela cultura dos Açores e por toda a ambiência da Ilha Terceira. Assim, o jogador acompanha a Laura e vai à descoberta da realidade de uma criança numa altura histórica tão marcante.

Em 2016, o Museu de Angra do Heroísmo organizou uma exposição dedicada ao tema e aos impactos que estas mudanças tiveram no local. Segundo Albuquerque, a game designer do projeto, “Desde início, toda a conceção do jogo teve como base uma pesquisa profunda sobre a Primeira Guerra Mundial nos Açores e as implicações que surgiram com o Depósito de Concentrados Alemães.”.

 

A equipa que nos traz Laura é composta por:

Matilde Albuquerque – Game Designer

Bruno Baltazar – 3D Artist

Renato Baltazar – 3D Artist

Alexandre Pina Pinto – Sound Designer

 

Laura é um point and click que acompanha uma menina de 7 anos pelo Monte Brasil: o jogador coleciona plantas da flora açoriana, constrói um herbário e descobre a realidade que se vivia durante a Primeira Guerra Mundial nos Açores. O jogo encontra-se ainda em desenvolvimento e pretende chegar aos mais curiosos sobre a cultura açoriana.

 

 

Para mais informações sobre a Laura e a PolyWeld visitar:

 

Website: polyweld.itch.io/laura

Twitter: twitter.com/poly_weld

Trailer: https://youtu.be/ZmxJgX8adl0

Nicole Concha

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos