Menu

Laura: Videojogo sobre a Primeira Grande Guerra nos Açores

Laura é um top-down single-player 3D em desenvolvimento para PC e, possivelmente, PlayStation® 4 e Nintendo Switch™. O primeiro protótipo do jogo já esteve em exibição na Etic Games 2020/21.

Laura é sobre uma menina que vive com a sua família num campo de concentrados alemães nos Açores durante a Primeira Grande Guerra. Começou por ser um projeto académico, do estúdio PolyWeld, com o propósito de dar a conhecer a realidade dos Açores durante a Primeira Guerra Mundial – em especial o Depósito de Concentrados de Alemães na ilha Terceira. Neste sentido, Laura comunica através de um novo media interativo de forma a oferecer uma perspetiva pessoal da guerra.

 

Principais características:

 

  • Primeira Grande Guerra nos Açores: Laura é o primeiro jogo sobre a Primeira Grande Guerra nos Açores. É um jogo edutainment que interpreta um tema histórico que marcou Portugal e as suas ligações com a Alemanha e os Estados Unidos da América.
  • Fauna e flora açoriana: O jogo tem uma forte componente contemplativa da paisagem açoriana. Neste sentido, tem uma estrutura com base em colecionáveis, como por exemplo as folhas de louro – típico das florestas laurissilva das ilhas (nome que serviu de base para o nome do jogo e da personagem Laura Silva).
  • Videojogos como veículo de comunicação: Laura transporta-nos pela cultura dos Açores e por toda a ambiência da Ilha Terceira. Assim, o jogador acompanha a Laura e vai à descoberta da realidade de uma criança numa altura histórica tão marcante.

Em 2016, o Museu de Angra do Heroísmo organizou uma exposição dedicada ao tema e aos impactos que estas mudanças tiveram no local. Segundo Albuquerque, a game designer do projeto, “Desde início, toda a conceção do jogo teve como base uma pesquisa profunda sobre a Primeira Guerra Mundial nos Açores e as implicações que surgiram com o Depósito de Concentrados Alemães.”.

 

A equipa que nos traz Laura é composta por:

Matilde Albuquerque – Game Designer

Bruno Baltazar – 3D Artist

Renato Baltazar – 3D Artist

Alexandre Pina Pinto – Sound Designer

 

Laura é um point and click que acompanha uma menina de 7 anos pelo Monte Brasil: o jogador coleciona plantas da flora açoriana, constrói um herbário e descobre a realidade que se vivia durante a Primeira Guerra Mundial nos Açores. O jogo encontra-se ainda em desenvolvimento e pretende chegar aos mais curiosos sobre a cultura açoriana.

 

 

Para mais informações sobre a Laura e a PolyWeld visitar:

 

Website: polyweld.itch.io/laura

Twitter: twitter.com/poly_weld

Trailer: https://youtu.be/ZmxJgX8adl0

Nicole Concha

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Junta-te a nós no facebook

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Vídeo em destaque

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos