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A máquina que os artistas usaram para dar vida a alguns dos melhores jogos da SEGA

Os Visuais 3D estão a tornar-se no padrão da indústria nos dias de hoje, sendo apoiados por uma série de ferramentas especiais e motores que facilitam o processo de design.

No entanto, nos anos 80 o cenário era muito diferente. A arte pixelizada em 2D era o estilo dominante e muitas da vezes eram os próprios estúdios que tinham de criar as suas ferramentas e hardware para poderem criar esses visuais.

Um exemplo é a Sega Digitizer System, onde era usada uma caneta óptica que permitia aos artistas criarem os visuais que hoje em dia conhecemos e adoramos. Alguns dos maiores sucessos da Sega da era dos 16-bits foram criados com esta ferramenta que apesar de possuir um estilo arcaico, era tecnologia de ponta na altura.

Segundo o ex-designer gráfico da SEGA “AGE43”, o sistema foi baseado no hardware do System 16 Arcade, o que significa que podia ser usado para criar os visuais para arcade e para Mega Drive / Genesis. A unidade era ligada a um NEC PC – 98 com um disco rígido.

       

Francisco Xavier
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