Menu

What Comes After – Análise

Em primeiro lugar gostava de deixar um aspeto claro: What Comes After não é um jogo de ação. Sinto que o público pode ficar desapontado com um jogo tão incrível pelo simples facto de estar à espera de ação. What Comes After é uma aventura side-scrolling (uma espécie de novela visual) lançada pela Rolling Glory Jame para Steam, Xbox, Playstation 4 e Nintendo Switch (a versão utilizada para efeito da análise). É literalmente uma jornada transcendente para o que vem depois de morrermos. O nosso papel é simples: guiar a Vivi.

A Vivi corre para o comboio e procura timidamente por um lugar para sentar. Os solavancos do comboio rapidamente a embalam. Quando acorda, Vivi ainda está no mesmo sítio…mas não é bem. Está a bordo do comboio que vai para o que vem depois: depois da vida. Ainda que Vivi esteja surpreendentemente viva, aproveita o tempo para falar com os outros viajantes, aqueles cujas vidas na terra acabaram.

Esperem ser avassalados por um cocktail de emoções e, por isso, recomendo que se hidratem antes de jogar, porque não vão conseguir conter essas lágrimas. A beleza deste jogo está no facto de não ser tão deprimente quando se esperava. É verdadeiro, cru, cómico e profundo. Decidi streamar um bocadinho no Twitch para ver a reação dos espetadores. Contudo, aquele aviso de referências a suicídio fez com que desejasse não o ter feito. Tento sempre reforçar positividade no meu canal e site. Não sou uma daquelas pessoas que tem medo de negatividade ou que tem aquele falso sentido de “tem de estar sempre tudo bem”. A internet é um sítio já de si tão tóxico, que eu dou o meu melhor para que toda a gente se sinta segura, confortável e passam um bom bocado enquanto estão nos meus espaços. Tinha medo que pudessem ser tópicos desencadeantes para os meus espetadores. Certamente são para mim.

Porém, não senti que houvesse uma abordagem negra para um assunto tão delicado como este; foi precisamente o oposto. Foi costurado com humor e filosofia de uma forma brilhante! Tenho a certeza de que uma tarefa assim não pode ser fácil. Além disso, há tanto para aprender ao ouvirmos os outros e essa é precisamente a experiência que What Comes After nos entrega.

É provavelmente a sessão de terapia mais barata que vão encontrar, ainda que What Comes After não seja de todo um substituto para ajuda profissional. É uma história belíssima e intensa que nos acorda os sentidos de novo para a vida. A viagem faz-nos questionar se estamos a viver a vida ao máximo.

Estamos numa época sempre tão rodeados de vaidade de social media de tal forma que as pessoas têm cada vez mais medo de olhar para dentro. E o afastamento causado pela pandemia torna tudo muito pio. Por causa disso, What Comes After é o abraço apertado que todos desejávamos.

É um jogo razoavelmente curto; acabei-o em cerca de 1h30 por ser tão minuciosa e querer ler tudo.  Devo dizer que não estava com pressa de terminar. Dediquei algum tempo a ler e aproveitar bem, especialmente a parte que joguei fora da stream.

Houve só uma coisinha que senti que faltou: eu queria fazer algo mais pela Vivi em vez de apenas ver os créditos. Embora eu entenda que você obtém energia para tornar sua vida melhor. Este não é um daqueles jogos que se joga como escape; vamos numa jornada apenas para voltar mais fortes.

Nota: Código do jogo Nintendo Switch gentilmente fornecido por Flynn's Arcade.
Em colaboração com Writemosphere.

Review Overview

Em primeiro lugar gostava de deixar um aspeto claro: What Comes After não é um jogo de ação. Sinto que o público pode ficar desapontado com um jogo tão incrível pelo simples facto de estar à espera de ação. What Comes After é uma aventura side-scrolling (uma espécie de novela…

What Comes After

Jogabilidade - 90%
Narrativa - 80%
Gráficos - 92%
Som/Banda Sonora - 85%
Longevidade - 55%

80%

What Comes After é o abraço apertado que todos desejávamos.

User Rating: Be the first one !

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos