Menu

Análise – Portal Reloaded

A série Portal tem tido vários mods lançados para cada jogo, mas Portal Reloaded é capaz de ser o mod com mais alterações a nível de jogabilidade do que o normal. Portal Reloaded adiciona um portal temporal ao jogo, o que altera em muito a dinâmica dos puzzles. Mas primeiro que tudo, o mod é completamente grátis e apenas precisam de ter o Portal 2 na vossa colecção, e podem de imediato jogar o mod, mesmo através da STEAM.

Dez anos após o lançamento de Portal 2, eis que chega-nos Portal Reloaded. A premissa do mod é muito simples: adicionar uma nova dimensão à jogabilidade de Portal. Ao adicionar um portal temporal, acabamos por ter à nossa disponibilidade 3 portais. Na verdade temos 5 portais, mas ao experimentarem o jogo vão perceber o porquê de ser um pequeno detalhe na jogabilidade, onde temos a possibilidade de utilizar 5 portais em vez de apenas 3. Temos vários elementos de teste de Portal 2, mas não todos, provavelmente porque simplesmente não funcionavam. Temos 25 níveis de teste, interligados por pequenos trechos de história. História essa que é o ponto mais fraco do mod, sendo praticamente não inexistente, mas fazendo jus ao Portal original, onde a história ficou um bocado de lado para dar mais ênfase à jogabilidade do mesmo. Temos vários momentos de humor familiar à série, onde temos um novo assistente a explicar a nossa situação e a situação da empresa Aperture. O jogo passa-se entre Portal e Portal 2, deixando de lado possíveis alterações no futuro e paradoxos.

Mas não é só na história que os paradoxos são importantes, pois também o são na jogabilidade, onde é extremamente importante perceber as leis da física quântica. Ok, não perceber aprofundadamente, mas saber pelo menos que o que fazemos no presente alterará completamente o futuro, sendo que o inverso não ocorre, deixando algumas incoerências quânticas que possam existir para trás. Ajudará a resolver muitos níveis do mod, pois os mesmos vão depender dessas mecânicas temporais. Em termos de novos elementos de teste, não foi adicionado nada de novo, mas poderá ter sido propositadamente, pois coloca-nos num ambiente maioritariamente familiar, com mecânicas estranhas ao que é normal, facilitando assim a nossa experiência. A jogabilidade e mecânicas de Portal são tão simples, que dão azo a vários puzzles complexos e interessantes, mas ao adicionar uma nova dimensão estamos a adicionar uma boa camada de dificuldade. Sim, porque Portal Reloaded acaba por ser mais difícil que os originais perante os mesmos elementos de teste.

Ao incrementar a dificuldade, incrementamos também a longevidade, pois apesar de ser um jogo relativamente pequeno, poderão levar algumas horas a passar tudo. Ou então passam tudo duma só vez, depende muito também da vossa capacidade de raciocínio. Mas ainda assim, será divertido, pois o jogo coloca-nos à frente vários puzzles que claramente não podiam acontecer nos jogos originais e que mostra como a jogabilidade da série consegue crescer para além da fisicalidade dos portais, adicionando agora a temporalidade à mesma. Mesmo sendo peritos da série Portal, penso que deverão levar um bom par de horas a explorar este mod, e vão divertir-se pelo meio.

Os gráficos de Portal 2 ainda são muito bons, tendo em conta que mesmo quando o jogo saiu, não eram o expoente máximo da época, mas mostra muito como a direcção artística do jogo simplesmente funcionou muito bem para o título e preservou o aspecto visual da série muito bem, durante estes quase 14 anos de existência da mesma. A maior alteração visual deste mod é claramente a interligação dos vários portais físicos e temporais, sendo que pode tornar-se um pouco avassalador ter que lidar com tantos portais e por vezes objectos de várias linhas temporais. Mas acalmai o vosso coração, pois o jogo tem uma ferramenta que ajuda-nos nesse aspecto e com ela podemos saber sempre onde estão colocados os vários elementos em cada nível.

Ao contrário do aspecto visual, a banda sonora é completamente original e neste momento, é a única forma de ajudar os criadores deste mod, adquirindo a mesma. Apesar de ser diferente dos títulos originais, e ter apenas alguma inspiração, é completamente familiar a todos os que jogaram a série anteriormente. E não é só a banda sonora que é original, tendo em conta que o novo assistente, que faz o papel de GLaDOS ou Wheatley neste mod, tem as falas completamente originais e feitas apenas para o mod em questão. Sempre, claro, com o tom robótico que estamos habituados na série, deixando apenas os sons de fundo dos níveis e objectos totalmente incólumes.

Tendo em conta que é um mod aprovado pela Valve e disponibilizado através da STEAM, de forma completamente gratuita, sem bugs (que tenha presenciado), com uma forma de pensamento nos seus puzzles completamente diferente e que inova na jogabilidade, é difícil não recomendar Portal Reloaded aos fãs da série, e até aos jogadores que consigam arranjar Portal 2 a um excelente preço, principalmente pela nova quantidade de puzzles que podem explorar. Sim, a história pouco ou nada aqui está presente, mas faz bem o seu papel tendo em conta o contexto. Vale a pena relembrar que é um mod completamente grátis que, na minha opinião, consegue expandir a jogabilidade da série para melhor. Altamente recomendado.

█ F.S.

Análise – Portal Reloaded

PORTAL RELOADED está disponível para PC via STEAM. Para mais informações, visita o website oficial.

A série Portal tem tido vários mods lançados para cada jogo, mas Portal Reloaded é capaz de ser o mod com mais alterações a nível de jogabilidade do que o normal. Portal Reloaded adiciona um portal temporal ao jogo, o que altera em muito a dinâmica dos puzzles. Mas primeiro…

Portal Reloaded (PC)

História - 65%
Jogabilidade - 85%
Gráficos - 85%
Som / Banda Sonora - 95%
Longevidade - 95%

85%

Muito Bom

Tendo em conta que é um mod aprovado pela Valve e disponibilizado através da STEAM, sem bugs, com uma forma de pensamento nos seus puzzles completamente diferente e que inova na jogabilidade, é difícil não recomendar Portal Reloaded aos fãs da série, principalmente pela nova quantidade de puzzles que podem explorar. Sim, a história pouco ou nada aqui está presente, mas faz bem o seu papel tendo em conta o contexto. Vale a pena relembrar que é um mod completamente grátis que, na minha opinião, consegue expandir a jogabilidade da série para melhor. Altamente recomendado.

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos