Depois dos incríveis ports de Marvel’s Spider-Man e Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC, chegou a vez de Marvel’s Spider-Man 2 receber também uma versão para computador. E apesar de que com os outros dois jogos tudo saiu perfeito, algo nesta versão não correu muito bem. Deixei passar alguns dias, semanas e até meses, até fiz upgrades ao PC por pensar que seria esse o problema. Mas começaram a sair mais análises, mais opiniões do público e mais informações, que diziam que na verdade o problema era da otimização (ou falta dela) do jogo. De facto não estava à espera que a Nixxes fizesse um trabalho tão fraco comparativamente aos outros ports que tem feito, e muito menos que a Insomniac Games permitisse que o jogo fosse lançado desta forma.
Esta review será apenas focada nas características técnicas do jogo e na qualidade do port, sendo que podem consultar aqui a review original do jogo para PS5.
Especificações e Requisitos
Para explicar a situação o meu PC originalmente tinha esta configuração:
Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI
Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)
RAM: 16GB
Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz
Disco: SSD M.2 NVMe Western Digital Black SN750
Depois de fazer um pequeno upgrade o PC ficou com as seguintes specs:
Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI
Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)
RAM: 32GB
Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz
Disco: SSD M.2 NVMe Western Digital 2280 Black SN770 2TB
Não foi um grande upgrade mas melhorar a RAM e ter um novo e muito melhor SSD poderia ajudar a ter o PC mais preparado para os requisitos exigentes do jogo:
Testes em Modos Gráficos
Acabei por testar em dois modos, começando no Modo Ultra misturado com Muito Alto, que foi o aplicado automaticamente pelo jogo. A performance não foi de todo surpreendente, rondou os 35 fps de mínima, os 90 fps máxima (120 em algumas cutscenes), mas em média andou em torno dos 40 e dos 60 fps, dependendo se a cena tinha mais ou menos coisas a acontecer. Foi estranho presenciar uma performance tão mediana, diria até fraca, de um computador que ainda está dentro das specs recomendadas de muitos dos lançamentos deste ano e consegue correr quase tudo. Mesmo assim decidi experimentar jogar em Modo Alto. Aqui de facto sobe alguns fps, fica mais estável, e não perde a beleza, mas a performance continua muito aquém, principalmente para um jogo que foi tão perfeito na PlayStation 5.
Beleza Gráfica
E falando em beleza, de facto os gráficos parecem incríveis e a iluminação muito bem trabalhada, algo que se nota bem no modo fotografia. Mas por algum motivo, continuo a sentir que o jogo está mais bonito na PS5. Algo que me ajudou a sentir isso foram as partículas de areia no início do jogo, que tanto elogiei na review original por estarem tão perfeitas e por saber o quanto é difícil ter um bom sistema de partículas sem sacrificar muitos recursos do hardware. Nesta versão de PC as partículas não estão de todo boas, parece literalmente que o ecrã do PC está com aquele granulado de estática das TVs antigas, e não faz o devido efeito de areia.
Veredicto
Em suma, a versão de PC de Marvel’s Spider-Man 2 foi um pequeno deslize da Nixxes nesta sequência de ports de jogos do universo Spider-Man, que até agora estavam perfeitos. A otimização não foi de todo bem conseguida, e nem os updates posteriores salvaram este port. É uma pena que o jogo não consiga correr bem numa máquina que tenha specs que, segundo o próprio sistema automático do jogo, consideram que seja para correr o jogo em Modo Ultra. Apesar de tudo, este é um jogo incrível com uma história incrível, e a má otimização não prejudica gravemente a experiência de jogo.
Marvel’s Spider-Man 2 (PC)
Jogabilidade - 77%
Gráficos - 82%
Performance - 50%
70%
Bom
A versão de PC de Marvel’s Spider-Man 2 foi um pequeno deslize da Nixxes nesta sequência de ports de jogos do universo Spider-Man, que até agora estavam perfeitos. A otimização não foi de todo bem conseguida, e nem os updates posteriores salvaram este port. É uma pena que o jogo não consiga correr bem numa máquina que tenha specs que, segundo o próprio sistema automático do jogo, consideram que seja para correr o jogo em Modo Ultra. Apesar de tudo, este é um jogo incrível com uma história incrível, e a má otimização não prejudica gravemente a experiência de jogo.
- Stellar Blade x Goddess of Victory Nikke DLC | Análise - Julho 6, 2025
- Stellar Blade PC | Análise - Julho 6, 2025
- The Last of Us Parte II Remastered PC | Análise - Julho 6, 2025
Deixe um comentário