Menu

Um em cada dez jogadores já foi vítima de roubo de identidade

Esta nova investigação da Kaspersky foi realizada pela consultora Savanta em novembro de 2020 e teve como objetivo analisar o estado atual do gaming a nível global. De acordo com o total de 5.031 jogadores inquiridos em 17 países, quase um quinto (19%) afirmou ter sido vítima de bullying enquanto jogava. Esta tendência alarmante ganha ainda maior destaque em países como a Rússia (44%), Turquia (28%), Arábia Saudita (27%) e EUA (27%).

A juntar ao bullying, um terço (33%) dos jogadores afirmou ainda ter sofrido nas mãos de “indivíduos enganadores” ou cheaters. Em conjunto, todos estes aspetos causam stress e ansiedade a 31% dos jogadores, o que é preocupante, uma vez que o alívio do stress é o principal motivo (62%) que leva os inquiridos a jogar, bem como a adrenalina que sentem (62%) e a amizades que estabelecem (46%).

Marina Titova, Head of Consumer Product Marketing da Kaspersky, reforça: “Quando se joga, é importante considerar, desde o início, a melhor forma de evitar ou lidar com bullies, burlões e cibercriminosos. Agir nesta fase inicial poderá ajudar os jogadores a pôr muitos desses medos de lado, concentrando-se apenas em desfrutar do jogo“.

A Kaspersky refere abaixo sete conselhos que poderão ajudar os jogadores a jogar online de forma segura:

  1. Comprar jogos em fontes oficiais

Sempre que possível, deverá comprar jogos para PC em plataformas bem conhecidas, como a Steam ou a GOG, ou nos sites oficiais de programadores.

  1. Confirmar sempre os grandes descontos

As lojas oficiais oferecem frequentemente descontos inesperados ou, por vezes, disponibilizam jogos gratuitos. Mas muitas ofertas que recebe por email podem ser um esquema. Para evitar ser vítima de um destes esquemas, deverá ir ao website do programador ou da loja oficial para verificar se o desconto realmente existe – caso não seja mencionado, é porque não é real.

  1. Verificar a política de devolução

Antes de comprar, informe-se sobre as condições de devolução da loja, caso queira devolver um jogo que não lhe agrade ou que não funcione no seu computador.

  1. Utilizar um cartão exclusivo para compras online

Em vez de fazer compras com um cartão associado a todas as suas poupanças, obtenha um cartão de débito exclusivo para compras online e recarregue-o conforme necessário. Assim, se os cibercriminosos invadirem um site que costuma utilizar, não conseguirão roubar grandes quantias de dinheiro.

  1. Utilizar uma ligação segura

Aceda a lojas online apenas a partir de casa – tendo protegido devidamente a sua rede doméstica e utilizando produtos como o Kaspersky VPN Secure Connection. 

  1. Proteger as suas contas

Proteja a sua conta na Steam e na Battle.net, e qualquer perfil social que utilize para entrar em lojas de jogos (mas não utilize contas de outras redes sociais para fazer login, caso não seja obrigatório).

  1. Proteger os seus dispositivos

Os computadores, smartphones e tablets que utiliza para jogar também necessitam de proteção. Uma solução fiável como o Kaspersky Security Cloud bloqueia websites fraudulentos e malware, fornece alertas sobre problemas de segurança e não interfere com a jogabilidade do jogo. O “Modo de Jogo” que encontrará nas soluções de segurança modernas ativa-se automaticamente quando joga em modo ecrã inteiro.

 

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos