Menu

Análise – eFootball PES 2020 | PS4

eFootball Pro Evolution Soccer 2020 ou abreviando para eFootball PES 2020, o simulador de futebol, desenvolvido pelo estúdio de programação PES Productions e recentemente distribuído para todo o mundo pela mundialmente conhecida Konami, chegou à nossa redação para a respetiva análise que agora publicamos.

Os títulos com lançamentos anuais, por vezes são alvo de duras criticas por parte da comunidade de jogadores, por falta de inovações e/ou melhoramentos, alguns sofrendo ligeiríssimas operações de cosmética no grafismo, mantendo-se leais ao que de bom já tinham proporcionado nos anos transatos, mas na edição deste ano, salta logo à vista de todos a mudança radical no título do aclamado jogo de futebol. Depois de anos a fio a ser apelidado por Pro Evoltution Soccer, este ano, seguramente influenciado pelo crescimento exponencial do desporto virtual eSports, a multinacional japonesa optou pela mudança do nome jogo para eFootball Pro Evolution Soccer 2020, sinal claro a aposta irá ser muito forte na componente online, com foco sobretudo nos torneios PESLeague e eFootball Pro.

Quando estamos a falar de futebol, é obvio que a rivalidade tem que estar presente, apesar de por vezes ser exacerbada e levada ao extremo, sobretudo na realidade. Recorrendo ao mundo fantástico e imaginário dos videojogos, a rivalidade também existe e nem sempre é salutar e leviana. No panorama atual, a hegemonia da simulação do desporto rei pertence a dois pesos pesados, a Konami e a EA Sports, que fruto das excelentes prestações dos seus dos seus motores de jogo, Fox Engine e Frostbite 3 respetivamente, esgrimem argumentos noutro sentido, o licenciamento de equipas e/ou competições. Se quisermos ser exageradamente minuciosos, o maior prejudicado no meio disto tudo, é apenas e só o consumidor, que para ter uma experiência completa, necessita de adquirir ambos os títulos, eFootball PES 2020 e FIFA20.

É realmente frustrante sermos presenteados com uma jogabilidade assinalável, uns gráficos realistas e repletos de detalhes, mas com competições fictícias e equipas com os nomes errados, como este ano acontece em ambos os títulos. É obvio que tudo pode ser resolvido com uma simples pesquisa na internet, onde encontraremos inúmeros métodos para contornar a situação, mas na minha opinião isso está errado, apesar de perceber o porquê dessa situação se verificar. Ainda assim, no eFootball PES 2020 estão totalmente licenciadas e completíssimas equipas como Juventus, que foi a grande adição deste ano, Bayern Munich, Arsenal, Manchester United, Barcelona, AC Milan, Internazionale, AS Monaco, FC Schalke 04, Boca Juniors, River Plat, SC Corinthians e Flamengo, entre outros.

20191004_PES2020_02

Ultrapassando essa questão e tal como referido acima, os modos online, este ano, foram aqueles que a equipa de desenvolvimento dedicou mais tempo e atenção. Na edição deste ano, os jogadores têm ao dispor diversas “minicompetições” onde poderão colocar em prática os seus dotes de futebolistas virtuais, contra outras pessoas espalhadas por esse mundo fora. Tal com em anos transatos e recentes, o modo MyClub é talvez aquele que, ano após ano, tem sido aprimorado e no eFootball PES 2020 o jogador é agora recompensado com diversos prémios caso consiga completar com sucesso determinados desafios que são propostos ao longo da temporada. Em destaque nas novidades, salta à vista o Matchday onde o jogador tem um tempo limite para selecionar uma equipa e ultrapassar todos os desafios que lhe vão sendo designados. Pelo que foi possível apurar, durante a temporada oficial de futebol, serão disponibilizados novos desafios e possivelmente diferentes modos. Todos os restantes e já conhecidos, como por exemplo a Master League ou Become a Legend e só para citar alguns, também estão presentes.

Na vertente da jogabilidade, a Konami prometeu alterações assinaláveis e elas efetivamente existem. Para isso contou com a experiência de uma enorme figura do futebol mundial, Andrés Iniesta que fruto de anos a fio a espalhar magia nos relvados por onde passou, transmitiu detalhes importantes para o desenvolvimento da edição deste ano. Confesso que é efetivamente percetível que os passes estão mais suaves e fluem de uma forma diferente, no entanto, no reverso da medalha, considero que a velocidade e a forma como os jogadores se movimentam no relvado, é consideravelmente mais vagarosa e por vezes, irritante. No entanto, de um modo geral e abrangente, pesando todos os prós e contras, participar numa partida de futebol no eFootball PES 2020 é uma cada vez mais uma experiência imersiva, assertiva e gratificante, ainda que existam algumas arrestas por lapidar.

Virando a página para o grafismo, apesar de este ser cada vez mais pormenorizado e detalhado, sobretudo os estádios licenciados oficialmente, o que é mais impressionante é a escalada galopante do nível de detalhe do ambiente em redor e tudo o que envolve uma partida de futebol. A quantidade de NPCs existentes, que são apenas uma espécie de acessório, com o propósito de apenas tornar a experiência mais rica e intensa, é realmente incrível. Apesar de ser apenas um complemento, é reconfortante visualizar isso enquanto os jogadores executam no campo os nossos comandos. Obviamente que a qualidade dos NPCs não pode sequer ser comparada com o nível gráfico dos intervenientes, os jogadores, mas a forma como tudo se conjuga é de assinalar. Nos jogadores, sobretudo as estrelas mundiais e aqueles que pertencem a equipas licenciadas estão a roçar o realismo, não só no aspeto facial, mas também na sua postura e movimentos mais característicos. Uma palavra de apreço para os estádios, pois aqueles que estão disponíveis eFootball PES 2020 são réplicas bastante fiéis da realidade, sendo o meu único lamento a não existência de todos os estádios de todas as equipas do jogo, incluindo as portuguesas, mas talvez fosse uma exigência demasiado ambiciosa.

20191004_PES2020_01

Falar de longevidade num título deste tipo é um tema demasiado ambíguo, isto porque para uns é suficiente conquistar uma competição com a sua equipa do coração, para outros o objetivo só é cumprido quando o seu jogador for coroado o melhor do mundo. Sem esquecer os modos online, que não há melhor motivo que defrontar e vencer os nossos maiores amigos numa partida de futebol virtual. No aspeto sonoro é com muito prazer e orgulho, que registamos novamente a presença das vozes dos nossos bem conhecidos Pedro Sousa nos comentários e Luís Freitas Lobo na análise às incidências da partida. No restante, os cânticos dos adeptos de algumas equipas são reconhecíveis, mas esse é um ponto que a Konani podia e devia ir um pouco mais longe, pois daria outra dimensão ao ambiente do estádio, caso a oferta fosse mais diversificada.

Em suma, eFootball PES 2020 tem quase tudo para ser coroado como o rei dos simuladores de futebol deste ano, mas ainda assim temos que esperar para averiguar o que o FIFA20 nos tem a oferecer. O conceito de jogo de futebol virtual nunca foi tão conseguido como agora, mas ainda existe espaço para melhorar e elevar a experiência a um outro nível, por isso aguardamos com ansiedade os próximos desenvolvimentos.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelo representante nacional de relações públicas.

eFootball Pro Evolution Soccer 2020 ou abreviando para eFootball PES 2020, o simulador de futebol, desenvolvido pelo estúdio de programação PES Productions e recentemente distribuído para todo o mundo pela mundialmente conhecida Konami, chegou à nossa redação para a respetiva análise que agora publicamos. Os títulos com lançamentos anuais, por…

eFootball PES 2020

Jogabilidade - 90%
Gráficos - 80%
Som / Banda Sonora - 90%
Longevidade - 75%

84%

eFootball PES 2020 tem quase tudo para ser coroado como o rei dos simuladores de futebol deste ano, mas ainda assim temos que esperar para averiguar o que o FIFA20 nos tem a oferecer. O conceito de jogo de futebol virtual nunca foi tão conseguido como agora, mas ainda existe espaço para melhorar e elevar a experiência a um outro nível, por isso aguardamos com ansiedade os próximos desenvolvimentos.

User Rating: Be the first one !
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming