Menu

Comic Con Portugal 2021 – O regresso dos eventos físicos

Desde o início da pandemia que ansiávamos pelo regresso dos eventos físicos, a Comic Con arriscou e decidiu organizar a Comic Con 2021 – A New Hope. O espaço mudou novamente de sítio e decorreu no Altice Arena e áreas exteriores circundantes.
Mesmo com as restrições de uso de máscara, certificado de vacinação e teste negativo obrigatórios, o evento encheu por completo durante o fim de semana, com grandes filas para as várias atividades.

A área gaming foi aquela que mais deixou a equipa MoshBit desapontada. Um espaço onde quase não se podia jogar, com apenas uma exposição de Star Wars onde podíamos tirar fotos na cantina e num X-Wing e jogar um simulador dentro de um Tie-Fighter, uma ativação da coca-cola com duas máquinas arcade para jogar, uma ativação da FNAC/Citröen onde se podia jogar Beat Saber, um espaço de torneios Magic The Gathering Arena da Red Bull Untapped, uma ativação da Liga Portuguesa de Futebol e Esports com as taças em exposição e um questionário para ganhar prémios, e por fim um auditório anexo onde decorriam torneios.
Comparando com outros anos deste evento e até outros eventos sentimos automaticamente que o espaço estava desfalcado, principalmente por ser uma área gaming onde mal se pode jogar.

Além da área gaming outra área que se fez sentir com a falta de atividades foi a área de cosplay. Muitos dos cosplayers queixaram-se de que não tinham espaço para se vestir ou preparar os fatos nesta área, e de que a mesma era pequena. O espaço tinha um fotógrafo profissional disponível para fotografar os cosplayers e um pequeno palco com algumas atividades como workshops de cosplay, quizzes de anime e k-pop, etc.

A área exterior tinha diversas atividades. A FOX tinha o relicário, uma exposição que contava com peças exclusivas de ceramistas, cada peça referente a uma temporada da icónica série The Walking Dead, em tom de tributo ao final da última temporada que se aproxima cada vez mais.

A Disney tinha um stand onde podíamos tirar fotos com cenários de séries como Hawkeye e do filme Cruella, e tinha ainda disponível um jogo para identificar referências às séries da Disney Plus, onde podíamos receber brindes. Junto a esse stand tínhamos estátuas insufláveis referentes ao Capitão América, Toy Story, Mandalorian e Frozen e ainda um trono onde poderíamos tirar fotos com o Boba Fett e o próprio Mandalorian.

A Marvel Mission marcou também presença com sessões de demonstração de 10 minutos dos seus escape rooms. Era possível experimentar a aventura do Homem-Aranha e a aventura do Homem de Ferro.
O Sapo tinha um jogo de roleta onde podíamos ganhar prémios ao cumprir os desafios.

A Área Kids tinha diversas atividades, mas o maior destaque vai para a exposição de legos, onde era possível também testar um percurso de Lego Super Mario.

Na área interior existiam também várias atividades. O panda Biggs tinha uma carrinha onde era possível fazer TikToks para ganhar pipocas e entrar no passatempo para ganhar um iPhone. A AMC tinha um questionário onde se recebiam brindes. A SyFy tinha um stand de fotos com Chucky onde recebíamos algodão doce e brindes. O stand da RTP tinha uma roleta de prémios e mais algumas atividades relacionadas com as suas séries. O stand da Cinemundo tinha sessões de dança relacionadas com o filme Cantar 2, um questionário com highscores e um stand de fotos de Matrix Resurrections. O stand do AXN tinha um photobooth onde dava para tirar fotos num green screen e escolher o cenário de acordo com a série AXN que queremos, e tinha ainda um casting para o The Couchers. A HBO Portugal tinha também stands de fotos de Game of Thrones, Gossip Girl e Dexter. Por fim a Globo marcou também presença com algumas atividades.

As lojas estavam também mais reduzidas em termos de número do que em edições anteriores, e o merchandise disponível era muito semelhante entre as bancas, principalmente por quase todas se focarem em POP Figures. O Artists Alley estava numa área um pouco escondida, mas existiam imensos artistas talentosos a expor o seu trabalho.

Em termos de grandes auditórios não era possível filmar ou fotografar no seu interior, mas existiram diversos painéis com atores como Noah Schnapp, estrela de Stranger Things, Manu Bennett, estrela de Spartacus e Misha Collins, estrela de Sobrenatural. Um dos grandes destaques destes auditórios vai para o concerto da Lisbon Film Orchestra com o Canal Hollywood, onde interpretaram temas de grandes êxitos do cinema como Spider-Man, Piratas das Caraíbas, Star War e Super-Homem.

Saímos do evento com um sabor agridoce. A falta de atividades e as poucas ativações de marcas fizeram sentir-se. Os painéis poderiam abranger também a área do gaming e chamar ainda mais público. Por fim aquilo que trouxe um sabor mais doce ao evento foi o convívio, o incrível talento dos cosplayers e a diversão das poucas atividades disponíveis.
Esperamos voltar para o ano com um evento ainda mais forte!

Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos