Menu

Análise – Lego Star Wars The Skywalker Saga

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, os jogos Lego seguiam uma fórmula que era reutilizada e adaptada ao longo dos seus vários títulos. Um dia, Lego Star Wars The Skywalker Saga chega até nós e muda por completo o paradigma dos jogos Lego para todo o sempre.

A franquia Star Wars é provavelmente uma das mais adoradas em todo o mundo. Um nome com tanto peso gera sempre grandes expectativas em seu redor e Lego Star Wars The Skywalker Saga não escapou ao entusiasmo dos fãs. Este é um jogo que inclui todos os nove episódios principais da franquia, transformados em sets de Lego e que utiliza um tom muito mais leve e divertido para contar a história.

Quem conta um conto acrescenta um ponto

Este ditado popular aplica-se na perfeição à história deste jogo, onde contamos com a história original contada de uma forma mais resumida, recheada de piadas e adaptada de forma a alongar secções de jogabilidade. É claro que ao tornar a história mais resumida e com muito mais piadas, várias coisas estarão diferentes da história original, mas sem perder a sua essência. O jogo torna-se numa nova experiência para os fãs da franquia, mas sem perder o essencial e o mais importante para quem é novo no universo Star Wars.

Uma nova perspetiva

Lego Star Wars The Skywalker Saga é uma verdadeira lufada de ar fresco no que toca à perspetiva da câmara dos jogos Lego. Até à chegada deste jogo, todos os jogos Lego contavam com uma câmara mais afastada e mais abrangente do plano geral do nível. No caso deste jogo pela primeira vez nos jogos Lego temos uma visão na terceira pessoa. Esta nova perspetiva tornou este jogo muito mais interessante e cativante do que poderia ter sido se fosse utilizado o plano dos jogos anteriores. Apesar de muito melhor que a perspetiva anterior, tem alguns defeitos, principalmente quando temos situações específicas como, por exemplo, apontar os grapples de alguns personagens e a câmara não ser precisa ao apontar, levando a momentos de pequenas frustrações, ou até mesmo pequenos problemas ocasionais, principalmente quando a nossa personagem fica demasiado próxima de paredes e outros objetos.

Gameplay

Lego Star Wars The Skywalker Saga está dividido nos 9 episódios, cada episódio tem várias missões e objetivos a cumprir. Em cada capítulo podemos não só cumprir as missões principais, como também missões secundárias, objetivos extra e procurar por todos os colecionáveis. À medida que vamos concluindo missões principais, vamos também abrindo a possibilidade de explorar novamente as áreas livremente em mundo aberto, além de desbloquearmos novas personagens para serem utilizadas neste mesmo modo. As missões contam com uma variedade bastante grande de tipos de missões e de objetivos que tornam o jogo bem mais cativante.

Os combates contra inimigos fazem uma grande parte do jogo, sendo que temos combates corpo a corpo, lutas de lightsabers e até trocas de tiros com blasters. Estes combates são bastante divertidos, principalmente quando são boss fights. Este combate é bastante fluído, temos a possibilidade de realizar combos que nos dão studs (como se fosse a moeda do jogo) conforme o tamanho desse mesmo combo. Além disso podemos apanhar várias armas pelo caminho que nos dão ainda mais possibilidades de combate.

Como não poderia faltar num jogo de Star Wars, temos também batalhas com naves, que incluem grandes clássicos como a Millenium Falcon e o X-Wing, onde temos de derrubar Tie-Fighters, torres de ataque, entre tantos outros equipamentos inimigos. A condução é ligeiramente complicada de adaptar ao início, e por vezes consegue ser um pouco difícil mesmo quando já estamos mais habituados a ela, mas em algumas secções temos pequenas assistências que o jogo dá à nossa condução que supostamente são para nos ajudar, mas que muitas vezes nos impedem de chegar a certos colecionáveis se não antevermos e precavermos estes ajustes do jogo.

E o que seria de um jogo Lego sem construções? Não só construir como destruir, é provavelmente o toque mais único dos jogos Lego. Grande parte do cenário é quebrável e desmontável. A maioria destes elementos são partidos em troca de studs, mas alguns deles podem ser reconstruídos, ou transformados em outras coisas para progredirmos nos níveis. Muitas destas reconstruções são usadas como parte das soluções para os puzzles com que nos vamos deparando ao longo do jogo. A grande maioria destes puzzles são simples, descobrir o que partir e o que construir para ultrapassar obstáculos, resolver pequenos enigmas com os nossos droids para abrir portas e até mesmo alternar entre dois personagens para podermos resolver os enigmas.

Os objetivos secundários nas missões são ocultos. Alguns podemos concluir sem termos procurado por eles, mas outros podemos comprar os rumores sobre eles com studs, ou ouvir rumores para descobrirmos o que temos de fazer. Ao concluirmos todos os objetivos secundários de uma missão recebemos um Kyber Brick. Os Kyber Bricks podem depois ser utilizados para comprar upgrades para os nossos personagens. Podemos receber estas pecinhas ao colecionarmos o objetivo de studs para aquele nível, que nos dá também o título de True Jedi, e ao colecionarmos todos os mini kits para aquele nível. Além disso existem algumas missões secundárias que nos dão Kyber Bricks, NPC’s espalhados pelo mundo do jogo que nos fazem pequenas charadas para esconder as peças, e até peças escondidas ao longo dos mapas.

O mapa do jogo é bastante vasto, com diversos planetas disponíveis para os quais podemos fazer fast travel, e com várias localizações dentro desses mesmos planetas. Podemos não só explorar os planetas, como também o espaço em torno de cada um deles. O espaço tem também alguns colecionáveis e desafios para descobrir, como é o caso das zonas de combate.

Tudo isto pode ser feito tanto a solo, como em co-op com a vossa companhia preferida. Infelizmente, tal como em outros jogos Lego, não é possível jogar em multiplayer online, estando o co-op restringido a ser jogado no mesmo sistema.

IA pouco brilhante…

A inteligência artificial dos nossos companheiros em Lego Star Wars The Skywalker Saga não é das mais brilhantes. São muitas as vezes em que, ao serem apresentados obstáculos para saltar ou trepar, os nossos companheiros ficam para trás. Muitas dessas vezes acabamos por necessitar das habilidades desses mesmos companheiros para progredir no nível e temos de percorrer grandes pedaços de caminho novamente devido à IA não ter acompanhado o nosso percurso. Mais comum ainda é precisarmos de mover objetos para determinados locais e os nossos companheiros estarem a impedir a passagem. A situação por si só é frustrante, mas torna-se ainda pior quando trocamos de personagem para os tirar do caminho, e a personagem que estávamos a controlar anteriormente vai para o exato sítio de onde tirámos o outro personagem. Também não é incomum os nossos companheiros nos acertarem com os seus tiros, entre outras situações caricatas que derivam de uma IA que não foi tão trabalhada como poderia ter sido.

Star Gear Solid??

Claro que, enquanto fã de Metal Gear, não poderia deixar de referir as pequenas referências feitas a Metal Gear em Lego Star Wars The Skywalker Saga. Ao longo do jogo são várias as secções stealth que temos. Ao sermos descobertos pelos guardas, o clássico ponto de exclamação de Metal Gear aparece sobre a cabeça do inimigo. Mas esta não é a única referência, nem a melhor, pois temos uma secção específica onde temos de andar escondidos dentro de uma caixa (ou de um barril dependendo da personagem) para nos esquivar aos inimigos. Não só nos esquivamos com a clássica caixa, como também os guardas apenas desconfiam se nos virem a mexer dentro da mesma.

Visuais e banda sonora

Os visuais de Lego Star Wars The Skywalker Saga são os melhores e mais bem feitos de sempre comparando com outros jogos Lego. Os personagens são muito detalhados, com as texturas dos diferentes tipos de plástico bastante marcadas, e todos os cenários, naves, personagens e objetos do jogo, parecem feitos de verdadeiras peças de Lego do mundo real.
Em termos de banda sonora apenas poderia ser assim, John Williams em seu esplendor, com as bandas sonoras dos filmes a darem aquele brilho especial ao jogo, juntamente com efeitos sonoros e vozes de extrema qualidade.

Veredito

Lego Star Wars The Skywalker Saga é sem dúvida um jogo que consegue agradar tanto a miúdos como graúdos, a grandes fãs e a pessoas novas na franquia. É um jogo bastante divertido que conta toda a história principal de Star Wars de uma forma leve, acompanhada de jogabilidade bastante variada, uma perspetiva de câmara inovadora na franquia e visuais soberbos. Apesar de tudo a IA pobre, as falhas da câmara e alguns outros problemas que o jogo apresenta, podem prejudicar a experiência de jogo, principalmente quando existem bugs que impedem a nossa progressão no nível e temos que reiniciar o jogo. Todos os colecionáveis, missões secundárias e objetivos secundários do jogo tornam este num jogo grande e massudo para quem o quer completar a 100%, sendo que a história principal em si é relativamente curta comparando com o resto das coisas que podemos fazer.

Lego Star Wars The Skywalker Saga está disponível para Nintendo SwitchPlayStation®4|5Xbox One e Xbox Series S|X, e no PC via STEAM® e Epic Games Store. Para mais informações, visita o website oficial.

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante, os jogos Lego seguiam uma fórmula que era reutilizada e adaptada ao longo dos seus vários títulos. Um dia, Lego Star Wars The Skywalker Saga chega até nós e muda por completo o paradigma dos jogos Lego para todo o sempre. A…

Lego Star Wars The Skywalker Saga (PS5)

História - 92%
Jogabilidade - 76%
Gráficos - 93%
Banda Sonora - 100%
Longevidade - 71%

86%

Muito Bom

Lego Star Wars The Skywalker Saga é um jogo bastante divertido que conta toda a história de uma forma leve, acompanhada de jogabilidade bastante variada e uma perspetiva de câmara inovadora na franquia, juntamente com visuais soberbos. Os problemas que apresenta não deixam que este seja um jogo perfeito.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming