Menu

Análise – Front Mission 1st Remake

Front Mission 1st foi lançado inicialmente no Japão em 1995 para a SNES, sendo que se popularizou no ocidente com o remake que foi feito para a PlayStation 1 em 2003. Este jogo é um RPG tático de mechs/wanzers/robôs, e recebeu um remake que chegou em exclusivo à Nintendo Switch. O lançamento inicial foi a novembro de 2022, numa versão exclusivamente digital disponível na eShop, e só agora, a 21 de abril de 2023, é que o jogo foi lançado em formato físico, através da Limited Edition publicada pela Microids.

Confesso que RPG táticos nunca me tinham atraído, sempre foi um género que me passou muito ao lado, mas posso agora dizer a puros pulmões que estava a perder muito e que Front Mission 1st Remake me fez apaixonar pelo género, deixando-me completamente viciada e vidrada no jogo até o terminar. A história de Front Mission 1st Remake centra-se no protagonista Royd Clive, o capitão da OCU, e do seu esquadrão na luta contra a USN e o seu capitão Driscoll. Vivemos na pele a guerra de wanzers e lutamos para conseguir a grande vitória da OCU sobre a USN.

A gameplay é a de um clássico RPG tático, onde nos movimentamos por turnos através de uma grelha quadriculada no terreno, dependendo das capacidades de movimentação de cada um dos nossos membros do esquadrão. Começamos inicialmente com um número limitado de membros, que vai aumentado conforme formos progredindo na história. O ataque pode ser iniciado a partir do momento em que um inimigo entra no range do nosso personagem, e podemos escolher que arma ou item utilizar em cada abordagem. Os ataques inimigos são também passíveis de resposta, sendo que podemos também escolher que arma utilizar para responder ao ataque inimigo. No caso de ser um ataque de longa distância, podemos escolher utilizar um escudo para nos defendermos caso este esteja equipado.

Algo muito importante para o sucesso nos combates, principalmente quando estamos mais avançados na história, é conseguirmos ter uma boa gestão dos equipamentos que montamos nos nossos wanzers. Seja armas, peças, itens, tudo conta para que os nossos wanzers sejam capazes de derrotar os inimigos com mais facilidade. Temos diversos tipos de peças que podem ser aplicadas, desde braços, pernas, CPU e mochilas, que nos ajudam a aumentar as estatísticas dos nossos robôs. As armas de mão, que estão divididas entre vários tipos como metralhadoras, espingardas, caçadeiras, bazucas, lança-granadas, lança-chamas e até armas físicas, são uma importante estratégia para os ataques de curta, média e longa distância, bem como as armas de ombro.

O jogo, sendo um RPG, conta com um sistema de níveis associado aos pilotos dos wanzers, que também afetam as estatísticas dos próprios veículos. Ao atingir determinados níveis, desbloqueamos ainda skills que nos permitem selecionar que parte dos wanzers inimigos atacar, atacar duas vezes com armas diferentes, atacar com mais rajadas de tiro ou atacar primeiro numa abordagem inimiga. Estas skills também vão progredindo de nível, que serve de comparação em caso de confronto com uma skill semelhante utilizada pelo inimigo. Os combates são longos, e temos de utilizar constantemente a estratégia para progredir na grelha de combate e derrotar todos os wanzers inimigos. Pode parecer um pouco repetitivo para alguns, mas no meu caso senti a emoção em cada combate, e senti que o facto de jogar em modo portátil, com a Nintendo Switch Lite, tornou a experiência ainda mais agradável e creio que esta é mesmo a melhor forma para se disfrutar deste género de jogo.

Sendo um remake, é natural que os gráficos tenham recebido uma melhoria e modernização bastante grande, e o estilo anime que foi dado ao jogo é bastante agradável. Claro que nos dias atuais, vemos jogos com gráficos cada vez mais surpreendentes, mas estes visuais encaixam na perfeição com o estilo e o género do jogo. A banda sonora também se encaixa bem e é bastante interessante, mas infelizmente torna-se muito repetitiva e enjoativa ao fim de algum tempo.

Veredicto

Front Mission 1st Remake é uma excelente versão deste título clássico da SNES, trazendo visuais e mecânicas com uma roupagem mais moderna e melhorada. Poderia ter alguns detalhes mais afinados, mas em geral o remake é bastante consistente e o jogo em si surpreendeu-me ao ponto de ter começado a gostar de um género de videojogos que nunca antes prestaria atenção.

 

Front Mission 1st Remake está disponível para a Nintendo Switch, com a sua versão standard digital na eShop e a edição limitada física nas lojas habituais.

Front Mission 1st foi lançado inicialmente no Japão em 1995 para a SNES, sendo que se popularizou no ocidente com o remake que foi feito para a PlayStation 1 em 2003. Este jogo é um RPG tático de mechs/wanzers/robôs, e recebeu um remake que chegou em exclusivo à Nintendo Switch.…

Front Mission 1st Remake

História - 78%
Jogabilidade - 95%
Gráficos - 68%
Banda Sonora - 66%
Longevidade - 92%

80%

Muito Bom

Front Mission 1st Remake é uma excelente versão deste título clássico da SNES, trazendo visuais e mecânicas com uma roupagem mais moderna e melhorada. Poderia ter alguns detalhes mais afinados, mas em geral o remake é bastante consistente e o jogo em si surpreendeu-me ao ponto de ter começado a gostar de um género de videojogos que nunca antes prestaria atenção.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming