Menu

Análise – Katana-ra Shinobi Rising

Katana-ra Shinobi Rising surge com um conceito bastante apelativo, e uma jogabilidade focada em stealth bastante interessante, mas assim que se começa a jogar, a desilusão supera toda e qualquer pedaço de expectativa.
Katana-ra Shinobi Rising é um jogo de ação aventura, com uma perspetiva top down, do estúdio W.R.K.S Games. A narrativa decorre num mundo cyberpunk inspirado no Japão, onde os jogadores seguem a história de um Shinobi que investiga a morte de uma criança inocente.

O jogo consiste em percorrer os níveis de forma furtiva, entrar em combates, resolver puzzles e encontrar pistas, mas a parte mais curiosa está no limite das 8h. Isto porque o jogo decorre em tempo real, e temos precisamente 8h para completar o jogo. Claro, que há sempre obstáculos para essa conclusão, e neste caso cada vez que morremos, o tempo avança de forma considerável, fazendo com que a nossa janela para resolver o mistério seja ainda mais reduzida.

O conceito é bastante criativo, e tem imenso potencial, mas de facto não foi aproveitado da melhor forma. É muito fácil morrer neste jogo, visto que ao sermos descobertos entramos em combate, e esses combates são dificílimos de se sair vitorioso. Claro que se podia alegar que tendo boas habilidades furtivas o jogo se torna mais fácil, mas de facto não é o caso. As mecânicas estão pouco polidas no jogo, o que leva a diversos problemas em termos da forma como as deteções são feitas, além disso, o excesso de bugs e problemas técnicos, tornam o jogo ainda mais difícil de jogar. A certo ponto senti que de facto o jogo estava uma grande “salada de frutas”, com cutscenes a correr em cima de outras cutscenes e ao mesmo tempo o jogo a correr por trás dessas cutscenes e eu a ser morta por não poder jogar com as cutscenes, e ainda ter a cutscene de quando o jogador morre e renasce a acontecer por cima dessas cutscenes. Ficaram confusos? Também eu fiquei enquanto jogava.

É de facto uma pena o jogo ser tão pobre em termos técnicos, tendo em conta o conceito ser tão bom. Até na questão de movimentação, câmaras e ação em si, o jogo está recheado de problemas. Clicar no local onde queremos ir pode ser difícil, pelo facto da câmara por vezes ficar completamente descontrolada, sem motivo aparente. As formas de atacar ou de apanhar os nossos inimigos pelas costas furtivamente, também são pouco ou nada eficientes. Os próprios elementos do jogo e inimigos estão mal otimizados, levando a imensos bugs e problemas sem sentido.

E falando dos gráficos, a arte pode ser curiosa, mas os gráficos claramente não foram aplicados da melhor forma para encaixar com o estilo de arte, o que leva a muitos solavancos e problemas de performance.

Em suma, Katana-Ra Shinobi Rising é mais um jogo para se evitar. O conceito é muito interessante, mas a forma como foi aplicado e todos os problemas adjacentes, deitaram por terra todo e qualquer interesse no mesmo.

Katana-ra Shinobi Rising surge com um conceito bastante apelativo, e uma jogabilidade focada em stealth bastante interessante, mas assim que se começa a jogar, a desilusão supera toda e qualquer pedaço de expectativa. Katana-ra Shinobi Rising é um jogo de ação aventura, com uma perspetiva top down, do estúdio W.R.K.S…

KATANA-RA SHINOBI RISING (PC)

História - 15%
Jogabilidade - 5%
Gráficos - 10%
Som/Banda Sonora - 10%
Longevidade - 10%

10%

Horrível

Katana-Ra Shinobi Rising é mais um jogo para se evitar. O conceito é muito interessante, mas a forma como foi aplicado e todos os problemas adjacentes, deitaram por terra todo e qualquer interesse no mesmo.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming