Depois de The Last of Us Parte I, é agora a vez de The Last of Us Parte II Remastered chegar ao PC. Depois da desilusão que foi o lançamento do primeiro título no computador, confesso que fiquei receosa desta nova entrada da franquia no PC, principalmente por ser um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. Esta review vai ser apenas para testar a qualidade do port e questões técnicas associadas, visto que podem consultar a review completa ao jogo original aqui.
Especificações e Requisitos
E antes de começar esta review, vamos falar das specs da máquina utilizada para esta review.
Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI
Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)
RAM: 32GB
Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz
Disco: SSD M.2 NVMe Western Digital 2280 Black SN770 2TB
Segundo os requisitos, o meu PC está entre o recomendado e o high, por isso até que está bastante dentro da média:
Testes em Modos Gráficos
Testei o jogo em dois modos diferentes, sempre a 1080p, e comecei precisamente pelo médio, por ser o recomendado para o meu setup.
Modo Gráfico Médio
Assim que iniciei o jogo fiquei logo reticente, porque o loading e o compilar de shaders foram um tanto demorados. Isto é mais incómodo quando estamos habituados a uma velocidade de carregamento tão rápida na PS5. Não se consegue compreender como um setup que está entre os requisitos recomendados e high, demora 1 minuto para carregar o jogo.
Em termos de fps, as cutscenes rodavam em torno dos 109 fps, com algumas vezes a quebrar até aos 82. Já gameplay inicial, com o Joel no cavalo, esteve entre os 77 e 102 fps, sendo que em média ficava mais por volta dos 85 fps. Tudo isto com a GPU entre os 90 e 100% de utilização e o CPU entre os 80 e 100% de utilização. Mais uma vez, não consigo perceber porque utiliza tantos recursos, visto que outros jogos com exigência gráfica semelhante consomem menos recursos. Tudo isto, para depois se sentir que, pelo menos em médio, o jogo está menos bonito que na PS5, mas muito próximo.
Modo Gráfico Alto
O modo gráfico alto teve uma performance muito semelhante ao médio, apenas um pouco menos de fps e um pouco mais bonito graficamente. Foi possível ver que as cutscenes andaram em torno dos 77e 110 fps, enquanto a gameplay entre os 60 e 100 fps, sendo que em média esteve em torno dos 70 fps. Tudo isto com a GPU a 100% de utilização e o CPU entre 83 e 100% de utilização.
Este modo ficou mais próximo da beleza da PS5, sim, mas com falhas gráficas. Isto foi notável principalmente ao pegar em objetos, como a mochila e as botas da Ellie no início do jogo quando o Jesse a chama para a patrulha, ao interagir com elementos, como o cão quando Ellie começa a andar por Jacksonville, e também da forma como roupa interage com os movimentos dos personagens. Isto não deveria acontecer num jogo tão perfeito como o The Last of Us Parte II sempre foi, pelo menos na PS4 e PS5. São coisas mínimas que não afetam a experiência de jogo, mas como sempre vi este jogo como perfeito, ver algumas coisas menos bem acaba sempre por incomodar.
Beleza Gráfica
Os gráficos eventualmente não parecem tão bonitos como na PS5 em geral, e acho que isso se deve ao facto dos modelos parecem em certos momentos menos detalhados e as animações menos precisas, algo que era uma demonstração gráfica surreal no jogo da PS4/PS5, que aqui não consegui ter a mesma sensação. Há uma espécie de “mística” nas versões de PS4 e PS5 que por algum motivo não consigo sentir no PC.
Veredicto
Em suma, este port para PC está bem melhor do que o primeiro título da franquia. Não é um port perfeito, poderia estar melhor otimizado e com menos bugs, mas não deixa de dar aos jogadores uma boa experiência com um dos melhores jogos de todos os tempos.
The Last of Us Parte II Remastered (PC)
Jogabilidade - 96%
Gráficos - 95%
Performance - 94%
95%
Excelente
Em suma, este port para PC está bem melhor do que o primeiro título da franquia. Não é um port perfeito, poderia estar melhor otimizado e com menos bugs, mas não deixa de dar aos jogadores uma boa experiência com um dos melhores jogos de todos os tempos.
- Stellar Blade x Goddess of Victory Nikke DLC | Análise - Julho 6, 2025
- Stellar Blade PC | Análise - Julho 6, 2025
- The Last of Us Parte II Remastered PC | Análise - Julho 6, 2025
Deixe um comentário