Menu

ROG anuncia o portátil de 14 polegadas mais poderoso do mundo ideal para os amantes de gaming

A ASUS Republic of Gamers (ROG) lança o novo portátil para jogos Zephyrus G14, que garante potência sem precedentes num portátil ultra slim de 14 polegadas.

Os criadores da ROG continuam a redefinir possibilidades na categoria gaming ultra slim. O exemplo mais recente aconteceu na CES 2020 com a apresentação do novo Zephyrus G14, que inclui processadores poderosos num chassi compacto e é suficientemente portátil para levar para qualquer lugar, com um preço que pretende levar o mundo do gaming a um público mais abrangente.

Obter características de topo e níveis de desempenho máximo é o desafio desta pequena máquina. Com um chassis com menos de 20 mm de espessura, o Zephyrus G14 possui um sistema de arrefecimento personalizado tirando o melhor partido dos seus novos processadores AMD Ryzen™ mobile série 4000, construídos sob a inovadora arquitetura de núcleo “Zen 2” combinada com a tecnologia de processo de 7nm líder do setor e ainda um GPU NVIDIA® GeForce RTX™ 2060. Os utilizadores podem otimizar os seus jogos ou os seus programas, escolhendo entre ecrãs de elevada taxa de atualização ou alta resolução, com validação de cores PANTONE® e tecnologia de sincronização adaptável.

A bateria duradoura suporta mais de 10 horas de uso intensivo e inclui a capacidade de carregamento através de fontes de alimentação compatíveis com Type-C, tornando assim o G14 um portátil bastante ágil. O estilo Moonlight White ou Eclipse Gray possui um design limpo e profissional, destacando o seu modo versátil, repleto de recursos premium que aprimoram o uso diário. O painel opcional AniMe Matrix™ aperfeiçoa a personalização, permitindo que os utilizadores definam gráficos, animações e outros efeitos individualizados em mais de mil mini LEDs embutidos na tampa do portátil.

Tamanho pequeno com grande impacto

Em comparação com as alternativas de transporte de máquinas com 15 polegadas, o G14 encaixa-se facilmente em malas e mochilas convencionais para portáteis, graças aos seus tímidos 17,9 mm de espessura e 1,6 kg na versão sem matriz de LED personalizada.

Para manter o portátil leve e resistente, os reforços em favo de mel em baixo do apoio para as mãos aumentam a força com o mínimo de material extra. A plataforma em liga de alumínio-magnésio é maquinada com precisão e é resistente a impressões digitais para um polimento profissional. A sua alta resistência e baixo peso tornam o alumínio ideal para a tampa, cujo design diferenciado da matriz de pontos é produzido por um processo de fresagem CNC que coloca 6.536 perfurações precisas no painel externo. 

Personalização inovadora de LED

A marca ROG na tampa ganha vida com o painel AniMe Matrix opcional. Este painel usa 1.215 mini LEDs para fornecer aos jogadores um novo meio de expressar a sua individualidade. Cada LED emite um brilho branco com 256 níveis de controlo de brilho.

Os utilizadores podem importar GIFs animados e outros gráficos, criar animações personalizadas quadro a quadro e digitar mensagens de texto com fontes diferentes. As visualizações reagem à música e outro áudio, criando uma plataforma única para DJs e outros artistas. Os recursos adicionais que serão acrescentados no final do primeiro trimestre incluem funções do sistema que mostram novas notificações por email, além da data, hora e nível da bateria.

Aperfeiçoar a exibição do AniMe Matrix foi um marco significativo no projeto G14, sendo que foram necessárias 15 iterações para criar a máscara que distribui uniformemente a luz de cada LED. O alinhamento dessa camada difusa é perfeito para obter o efeito ideal, principalmente porque as luzes individuais são retangulares e não quadradas. Os engenheiros da ROG tiveram ainda o cuidado de equilibrar o número de mini LEDs para minimizar o calor, o hardware do controlador e os requisitos de energia.

Imagens envolventes nos jogos

O Zephyrus G14 inclui uma GeForce RTX 2060 amplificada pelo ROG Boost de 0até 1298MHz a 65W. A GPU dedicada é sustentada pela mais recente arquitetura NVIDIA Turing, que combina núcleos dedicados ao sombreamento programável, ray tracing em tempo-real e inteligência artificial. Esta combinação permite iluminação aperfeiçoada, sombras e outros efeitos nos jogos, além de oferecer uma gama diversificada de recursos de computação para acelerar cargas de trabalho exigentes, como criação de conteúdos, modelagem 3D e sistemas de deep learning.

O codificador de vídeo Turing é amplamente responsável pela capacidade do G14 na possibilidade de jogar e transmitir simultaneamente. O hardware especializado permite maior qualidade de fluxo com impacto mínimo no desempenho, sendo compatível com o Open Broadcaster Software (OBS), uma ferramenta de captura popular entre criadores em expansão e aspirantes a streamers no Twitch.

20200109_ZephyrusG14_01

Elevada taxa de atualização ou alta resolução

O G14 permite uma escolha entre dois ecrãs premium personalizados para diferentes necessidades. Os utilizadores podem selecionar um monitor Full HD mais rápido que chega aos 120Hz ou optar por uma resolução WQHD mais alta.

Geralmente, ecrãs de portáteis com menor dimensão não disponibilização taxas de atualização mais altas, mas a ROG trabalhou em conjunto com os fornecedores de ecrãs para criar novos monitores de 14 polegadas capazes de acompanhar esta função. O ecrã de 120Hz dobra a velocidade típica dos ecrãs de portáteis para ações mais suaves e de alta intensidade.

A tecnologia de sincronização adaptável adiciona outro nível de suavidade, coordenando a entrega de quadros entre GPU e ecrã. O desempenho do jogo pode variar de acordo com as exigências do mesmo, bem como do seu cenário. A maioria dos ecrãs são atualizados a uma taxa consistente, o que cria problemas quando novos quadros não se encontram prontos no momento certo. A tecnologia de sincronização adaptável sincroniza a taxa de atualização do ecrã com a taxa de quadros da GPU para eliminar o desgaste visual que pode arruinar a imersão, além de minimizar a interrupção da entrada e interrupção da gravação.

Embora a tecnologia de sincronização adaptativa exista há anos, ganha uma maior funcionalidade com os novos processadores AMD Ryzen™ mobile série 4000. Os gráficos integrados Radeon™ permitem que a tecnologia de taxa de atualização variável de sincronização adaptável funcione com monitores com tecnologia de sincronização adaptável e dispositivos com sincronização adaptável.

O suporte à tecnologia de sincronização adaptável estende-se ao monitor WQHD e pode ser ainda mais eficaz nos FPS mais baixos, associado a resoluções mais altas. Os pixéis extra são preparados para criadores que desejam ver maior detalhe nos seus trabalhos, mas também atraem jogadores que apreciam o ambiente num ritmo mais lento. Graças à dimensão menor, o painel WQHD tem uma densidade de pixéis maior do que os monitores de desktop 4K convencionais. Até o painel Full HD corresponde aos PPI de um monitor Ultra HD de 28 polegadas.

Ambos os monitores são calibrados de fábrica e com validação PANTONE para garantir aos criadores a precisão de cores que ambicionam. Os painéis de nível IPS têm amplo ângulo de visualização e cobrem 100% da faixa de cores sRGB, enquadrados por molduras excecionalmente finas, criando uma relação ecrã/corpo de 85%.

Velocidade sem parar

No ano passado, a ROG colaborou com a AMD para levar os processadores AMD Ryzen™ mobile de geração anterior até ao Zephyrus G GA502 de 15 polegadas. Para o G14, a ROG e a AMD uniram-se novamente para criar uma série exclusiva e ajustada especificamente para um chassis menor.

O Zephyrus G14 usa um processador especial que gera menos calor, permitindo um nível de desempenho sem precedentes para um chassis tão compacto. Estes chips retêm até 8 núcleos e 16 threads para responderem a cargas de trabalho exigentes, mas são ajustados para um arrefecimento mais eficiente. Possui ainda um amplo poder para aplicações exigentes, como edição de vídeo e criação em 3D, e para modo multitasking, como jogos em streaming, gravação e conversação.

Com uma memória RAM rápida DDR4-3200 de até 32 GB dual-channel, também há espaço para projetos maiores. O armazenamento ultrarrápido é fornecido por um SSD NVMe com até 1 TB de capacidade, o que significa tempos mínimos de carregamento para uma enorme biblioteca de jogos e aplicativos.

Arrefecimento único

O chassi ultrafino deixa pouco espaço para o fluxo de ar, e uma pegada menor torna o G14 ainda mais difícil de se refrescar. Os engenheiros térmicos da ROG desenvolveram um recurso exclusivo que ajusta dinamicamente a energia disponível para o CPU com base nas temperaturas da GPU. Pode fazer alterações a cada segundo para reagir a picos na utilização da GPU, garantindo o desempenho ideal para os jogos.

Este é o primeiro portátil ROG a apresentar uma dobradiça ErgoLift que declina o teclado num ângulo mais confortável. A parte inferior do ecrã levanta a parte traseira da máquina quando a tampa está aberta, dando às aberturas de ventilação na base mais espaço para respirar. O design também oculta parte do painel inferior, mas, ao fazer isso, pode impedir o fluxo de ar pelas portas traseiras. Para compensar, as aberturas de ventilação foram cortadas no painel e a distância dos dissipadores de calor na parte de trás foi ampliada. Como esta folga aumenta a profundidade do chassis e torna a dobradiça mais suscetível à pressão, foi colocada uma mola mais rígida para aumentar a resistência.

As saídas traseiras e as alhetas do dissipador de calor são moldadas para direcionar o ar para cima, para longe do painel e para baixo, em direção às aberturas de ventilação. Mais duas saídas alinham os flancos, e todas as quatro estão equipadas com aletas de cobre ultrafinas de 0,15 mm. O perfil elegante permite maior densidade e menor resistência ao ar do que as aletas típicas com o dobro da espessura. Existem 209 aletas do dissipador de calor, totalizando 68.868 mm2 de área de superfície. Dissipam energia térmica através de uma rede de cinco heatpipes que cobrem o CPU, GPU e VRM responsáveis pela alimentação.

A poeira e outras partículas são inevitavelmente sugadas pelos ventiladores dos portáteis, mas o sistema automático ajuda a evitar acumulações que podem comprometer o desempenho e a estabilidade ao longo do tempo. O portátil utiliza túneis anti poeiras para capturar partículas e direcioná-las para a parte traseira do chassis. Como os túneis de tamanho normal ocupam espaço no ventilador, o G14 possui galerias reduzidas que dão espaço para o mesmo tamanho de ventilador usado nos modelos Zephyrus de 15 polegadas. O design personalizado oferece maior fluxo de ar, mantendo uma boa ejeção de poeira, alcançando um melhor equilíbrio em relação ao tamanho de máquina.

Até os ventiladores n-Blade foram aperfeiçoados para otimizar a acústica neste chassis bastante pequeno. São concebidos de um polímero especial de cristais líquidos que permite às lâminas ultrafinas manter a sua forma em altas RPMs. Em vez de usar 83 pás idênticas, as ventoinhas n-blade no Zephyrus G14 usam 81 pás com comprimento entre 50 mm e 51,2 mm. A borda externa irregular reduz o ruído causado pela turbulência sem afetar adversamente o fluxo de ar e ajuda o G14 a manter o ruído abaixo de 45 dB no modo Turbo.

A velocidade do ventilador é controlada por um algoritmo inteligente que responde automaticamente às mudanças de temperatura. Três modos de operação habilmente ajustados permitem que os usuários se adaptem rapidamente a diferentes cenários usando um atalho de teclado conveniente, enquanto os Perfis de Cenário alternam perfeitamente entre os modos com base nas preferências definidas pelo utilizador para jogos e aplicações individualmente. Com a maior velocidade e frequência do ventilador, o modo Turbo é o melhor para obter o máximo desempenho. O modo Performance alcança um melhor equilíbrio para os jogos, enquanto o modo Silencioso vai mais longe, reduzindo a acústica para um trabalho e entretenimento mais leves.

Carregamento Type-C

A ROG criou o primeiro laptop para jogos capaz de ser alimentado por entrada DC ou USB-C, e esta tecnologia é perfeita para o Zephyrus G14. Com suporte para USB Power Delivery, pode lidar com trabalhos mais leves, alimentados por um adaptador Type C de 65 W muito menor que a unidade de 180 W necessária para utilizar todo o potencial da GPU dedicada.

Se a bateria estiver fraca, o carregamento Type-C permite que os utilizadores estendam sua vida em movimento e trabalhem mais em qualquer lugar. Enquanto o Zephyrus G14 está conectado para uma recarga completa, a energia USB também flui na direção oposta, oferecendo suporte a carregamento rápido capaz de fornecer até 3A para smartphones e outros dispositivos compatíveis.

20200109_ZephyrusG14_02

Opções flexíveis

A porta Type-C com USB Power Delivery é capaz de controlar um monitor externo via DisplayPort 1.4. A porta HDMI 2.0b que facilita a jogabilidade ou a exibição de filmes em monitores e TVs 4K. Possui conectividade para dispositivos externos por meio de uma porta secundária Type-C focada na funcionalidade USB, além de duas portas Tipo A para equipamentos adicionais, não sendo necessários dongles.

O Zephyrus G14 amplia a rede sem fios com a conectividade Intel Wi-Fi 6 (Gig+), também conhecida como 802.11ax. Quando emparelhado com um router compatível, o Wi-Fi 6 (Gig+) aumenta a largura de banda de pico até 2,4 Gbps e melhora a eficiência em espaços concorridos. Também reduz a latência, o que significa menor arrastamento para atividades sensíveis, como jogos online, e expande a capacidade de upstream, que fornece mais largura de banda em transmissões ao vivo.

As melhorias do teclado também vão além do ErgoLift. O G14 é o primeiro portátil ROG a integrar o login de impressões digitais no botão on/off. Com apenas um toque é possível ativar o equipamento e armazenar as definições de um utilizador temporariamente, salvando-as para autenticação no arranque do Windows. No caso de o portátil possuir vários utilizadores, o sistema operativo deteta automaticamente qual a conta correta.

Apesar das dimensões menores do chassis, o teclado recebe uma configuração de portátil gaming Zephyrus. Os comutadores de teclas com a tecnologia ROG Overstroke atuam no início do curso para uma entrada mais rápida e responsiva, enquanto o N-key rollover garante que cada pressão é registada, mesmo ao pressionar várias teclas ao mesmo tempo. As teclas espaçadas imitam os layouts dos PCs desktop para permitir que os utilizadores disparem comandos de função de maneira mais intuitiva e acedam a itens essenciais como volume e microfone mudo instantaneamente, através de teclas de atalho.

Áudio imersivo Dolby Atmos

Um salto enorme do som surround, o Dolby Atmos traz o áudio em movimento que flui acima e ao redor dos utilizadores com voz mais nítida e maior profundidade para uma ampla gama de experiências de áudio, e pode até fornecer uma vantagem competitiva para os jogadores. No Zephyrus G14, o Dolby Atmos aprimora a imersão espacial, oferecendo um conceito inovador de áudio através do som que move todos os utilizadores no espaço tridimensional, seja por meio de auriculares ou altifalantes embutidos.

O Dolby Atmos também cria realismo de tirar o fôlego com som otimizado para obter mais detalhes e volume maximizado sem distorção dos altifalantes integrados do G14. Dois tweeters posicionados acima do teclado lançam sons de alta frequência diretamente para o utilizador, enquanto dois woofers abaixo permitem graves profundos amplificados pelo design ErgoLift. Esta configuração de altifalante quad oferece áudio perfeitamente equilibrado para todo o tipo de utilização. Com estas tecnologias, os utilizadores podem aumentar o volume em filmes, músicas e jogos sem perder a clareza ou os detalhes do som.

Carlos Silva

Tenho 3 paixões: família, futebol e tecnologia. Desde muito cedo que os videojogos fazem parte do seu ritual quotidiano, mas só um perdura durante os anos da sua vida, Football Manager. No entanto, aprecio um bom First Person Shooter ou Third Person Action com uma história bem envolvente.
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Recebe todas as novidades do mundo gaming diretamente no teu E-mail

Junta-te a nós no facebook

Segue-nos no Instagram

  • 25 anos de @playstationpt 
Parabéns!

#playstation #PS #Sony #Birthday #Portugal #Gaming #Nerd #Geek #MetalGearSolid #MGS #GranTurismo #medievil

Vídeo em destaque

Próximos Lançamentos