Menu

UnMetal – Análise

Enquanto fã dedicada de Metal Gear e jogos de stealth, estou sempre numa busca interminável por títulos que me tragam experiências únicas dentro deste género. UnMetal não só consegue ser um incrível título de stealth, como consegue trazer de volta todo o ambiente dos Metal Gear originais de MSX, fazendo me sentir como se estivesse de volta ao universo de Solid Snake.

Em UnMetal vestimos a pele de Jesse Fox, que foi preso por um crime que não cometeu. O nosso objetivo? Fugir da base militar onde fomos colocados em cativeiro. Para isso temos de evitar ou neutralizar guardas, lasers, minas, câmaras de vigilância, entre tantos outros obstáculos semelhantes aos que podemos encontrar no universo de Metal Gear, de forma a conseguirmos atravessar de área em área.
Rapidamente percebemos que aquilo que jogamos é a narração que Jesse Fox faz da sua própria história, pois que está a ser interrogado. Sendo que é uma narração, Jesse aplica sem dó nem piedade o ditado “quem conta um conto acrescenta um ponto” e temos os maiores plot twists completamente retirados das fantasias de Jesse. Sem dar muito spoiler, uma das melhores gargalhadas que o jogo me arrancou veio precisamente de um destes twists, em que viramos uma fatia de queijo a ser perseguida por ratos ao som de uma versão alterada do tema de Benny Hill.

Esse é, de facto outro ponto central deste jogo, a comédia. Além dos twists, o jogo está recheado de piadas e situações que de certeza vos vão arrancar uma gargalhada de tão improváveis que são.
Imaginem ter de volta o codec? E até o Coronel? Bem, pode não ser um codec igual, nem o mesmo Coronel, mas acreditem que se vão “sentir em casa” se Metal Gear é uma das franquias que vos aquece o coração.
Quebrar a quarta parede também é recorrente neste jogo, um detalhe que pessoalmente adorei.

As mecânicas de jogo são bastante atuais, o que dá todo um outro charme ao jogo, melhorando a sua experiência num todo.
Jesse inicialmente apenas pode dar socos nos inimigos, mas conforme vamos avançando no jogo, vamos tendo disponíveis várias outras armas para nos auxiliarem na nossa fuga.
O jogo tem também um sistema de níveis. O nosso protagonista vai subindo de nível, sempre que o faz podemos escolher uma das duas perks que nos são dadas como opção.
Como era de esperar num jogo baseado em Metal Gear, o stealth é uma parte fulcral em UnMetal. Acreditem que disparar o alarme vai ser a última coisa que vão querer neste jogo.
Evitar o campo de visão do inimigo e neutralizá-lo quando for mais conveniente, sermos pacientes e esperar, são algumas das skills essenciais que vamos ter de utilizar.
Apesar do stealth e neutralização de inimigos serem uma grande parte do jogo, UnMetal brinda-nos com alguns dos mais desafiadores e divertidos puzzles que alguma vez encontrei.
Desde termos de aprender com os erros que cometemos, ou somos forçados a cometer, a termos de pensar de que forma engenhosa podemos contornar determinada situação, ou até escolher que fala nos vai deixar manter a cabeça intacta, UnMetal tem um pouco de tudo.

Que jogo inspirado em Metal Gear seria este se não tivesse Boss Fights? Admito que a variedade de bosses e diversidade de estilo de jogabilidade que temos de utilizar para cada um me surpreendeu. Não bastasse isso algumas dessas boss fights têm os característicos twists de Jesse na história, que se deixa levar pela sua própria narrativa e nos dificulta a vida.
Quando terminamos a boss fight somos contemplados com um ecrã vitorioso que nos diz “Jesse Wins”, bem ao estilo dos clássicos fighters 2D.

Todos os visuais do jogo são baseados num estilo 8-Bit que relembra os Metal Gear da época de MSX e NES. Apesar disso têm um toque modernizado, principalmente nas cutscenes, uma fusão que foi aplicada na perfeição.
Na banda sonora também se consegue sentir a forte inspiração em Metal Gear, sendo que algumas faixas quase que nos enganam e levam a pensar que estamos mesmo a jogar mais um título da clássica franquia.

 

UnMetal estará disponível para a PlayStation®4, PlayStation®5 , Xbox One, Xbox Series X/S, Switch e PC no dia 28 de Setembro. Para mais informações, visita o website oficial.

Enquanto fã dedicada de Metal Gear e jogos de stealth, estou sempre numa busca interminável por títulos que me tragam experiências únicas dentro deste género. UnMetal não só consegue ser um incrível título de stealth, como consegue trazer de volta todo o ambiente dos Metal Gear originais de MSX, fazendo…

UnMetal (PS4)

História - 100%
Jogabilidade - 100%
Gráficos - 100%
Banda Sonora - 100%
Longevidade - 100%

100%

Excelente

UnMetal consegue trazer algo novo, mantendo o sabor da nostalgia pelo qual os nossos corações batem com jogos da franquia Metal Gear. O estilo retro fundido com uma jogabilidade moderna, juntamente com uma história que consegue ser cativante e divertida ao mesmo tempo, e ainda todos os desafios que nos são apresentados, tornam UnMetal numa experiência única. Todo o projeto está executado de uma forma exímia e merece todo o reconhecimento e mérito que lhe seja atribuído.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos