Menu

Mais vale tarde do que injogável…

Adiamentos, adiamentos e mais adiamentos… Nos últimos anos uma grande parte dos grandes jogos, e até muitos dos pequenos, têm sido adiados e lançados mais tarde do que o previsto. Muitos jogadores colocaram pressão nas developers o que levou a situações como Cyberpunk 2077 ter sido lançado de forma incompleta, e um jogo com um potencial incrível, ficou manchado pelo seu lançamento desastroso.
Muitas empresas, no entanto, preferiram adiar os seus jogos até eles estarem completamente polidos, como foi o caso de Halo Infinite, God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West e Pragmata, por exemplo.
Mas e aquelas que não quiseram esperar e simplesmente lançaram os seus jogos dentro da data, mesmo estes estando ainda repletos de problemas? É sobre estes mesmos lançamentos que chegaram em 2021, mas deviam ter esperado mais, porque “mais vale tarde do que injogável”.

 

Balan Wonderworld

O jogo que todos queriam que fosse perfeito, mas conseguiu falhar redondamente de todas as maneiras possíveis. A sequela espiritual de Nights Into Dreams chegou com gráficos bastante rudimentares e mal polidos, a câmara não segue os movimentos do jogador como deveria, a movimentação e saltos estão de tal maneira mal feitos, que tornam a jogabilidade quase impossível e, como bónus, a falta de otimização para algumas plataformas consegue piorar ainda mais a situação, sendo que chega a rodar em apenas 10 frames por segundo na Nintendo Switch, com engasgos pelo caminho.

Biomutant

Não é novidade trailers criarem expectativas e deixarem os jogadores ansiosos por colocar as mãos em certos jogos, mas agora começa a tornar-se também frequente os jogos não serem aquilo que foi prometido aos jogadores. Todo o conceito do jogo tem imenso potencial, que foi parcialmente deitado para o lixo ao chegar menos polido do que poderia ter chegado. O facto de algumas ideias não terem sido trabalhadas da melhor maneira possível, ter imensas mecânicas de jogo perfeitas para um jogo de mundo aberto mas que definitivamente estão pouco polidas e algumas delas nem funcionarem bem, a forma como o narrador é utilizado, entre tantas outras coisas, tornam Biomutant um jogo que ficou aquém do esperado, uma situação que teria sido resolvida facilmente com um pequeno adiamento.

eFootball 2022

A Konami decidiu dar um novo rumo à sua franquia Pro Evolution Soccer, ou PES, e torná-la num jogo free to play. Até aqui estaria tudo bem, se eFootball, o novo nome da franquia, não estivesse completamente horrível. Até esta mudança PES estava a desenvolvido no Fox Engine, um motor de jogo desenvolvido por Hideo Kojima, mas com esta alteração a empresa decidiu desenvolver eFootball através do Unreal Engine 4 e voltar a contruir o jogo todo de raiz. O problema surgiu quando esta mudança fez com que os visuais do jogo e a própria jogabilidade conseguissem ser significativamente piores que os títulos anteriores, chegando este a ser comparado com os PES da geração de PS3 e Xbox 360. Além dos visuais terríveis, o jogo está cheio de bugs que afetam a jogabilidade e falta de conteúdo consegue piorar a situação.

Grand Theft Auto the Trilogy the Definitive Edition

Esta foi provavelmente a maior desilusão de 2021. Grand Theft Auto the Trilogy the Definitive Edition foi anunciado como um remaster de três títulos icónicos da franquia: Grand Theft Auto 3, Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto San Andreas. O trailer apresentou melhorias visuais, principalmente nos cenários e personagens mais cartoonizadas e arredondadas. O problema é que não só os jogos não ficaram com a qualidade que se pensava que iria ter, como também chegaram repletos de bugs e problemas de texturas.
Os modelos das personagens descaracterizaram por completo imensos personagens secundários extremamente adorados pelos fãs, certos movimentos criam bugs no rigging das personagens ao ponto de deformar completamente o corpo das mesmas, bugs que impossibilitam o progresso nas missões ou arruínam as mesmas, chuva completamente opaca que impossibilita a visibilidade do jogo, principalmente de noite, e que se sobrepõe a outras texturas arruinando a imersão, draw distance demasiado longa que faz o mapa parecer pequeno, entre tantos outros problemas que arruinaram por completo o remaster que poderia ser uma fonte de nostalgia. Pior que tudo isto só mesmo os jogos estarem mal otimizados em todas as plataformas, com frame rates extremamente baixas e quebras terríveis especificamente na Switch.

Battlefield 2042

A mais recente desilusão deste ano foi Battlefield 2042. Bugs severos, problemas de texturas, mecânicas de jogo completamente arruinadas e problemáticas, som mal otimizado, falta de pontos de colisão no cenário, matchmaking a funcionar extremamente mal, principalmente se estivermos em squad, a falta de chat de voz também se fez sentir, mas o mais chocante de tudo é que o jogo de facto foi adiado, mas mesmo assim conseguiu chegar com todos estes problemas.

Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos