Menu

Análise – Uncharted Coleção Legado dos Ladrões (PC)

Depois de ter sido lançado na PlayStation 5, é agora a vez do PC receber Uncharted Coleção Legado dos Ladrões. Esta coleção inclui os jogos Uncharted 4: O Fim de um Ladrão (2016) e Uncharted O Legado Perdido (2017), e é mais um dos diversos títulos dos estúdios PlayStation que estão a ser lançados agora para o computador.

Onde jogámos?

Antes de começar efetivamente esta análise, é importante referir todos os detalhes do equipamento onde foi feita a análise. As especificações do computador são as seguintes:

Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI

Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)

RAM: 16GB

Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz

As especificações recomendadas apontam para um AMD Ryzen 5 1500X, uma Nvidia GTX 1060 e 16GB de RAM, por isso, o computador utilizado está bastante acima destes mesmos requisitos e está equivalente às specs de Performance, apesar de não termos utilizado a resolução de 1440p para esta análise. Claro que as especificações sugeridas para o Ultra com resolução 4k são muito mais exigentes, mas sem monitor 4k ou 1440p para testar estas resoluções, não podemos dar nenhum parecer sobre o comportamento do jogo neste hardware com estas resoluções.

Uma nova forma de jogar

Esta poderá ser a primeira vez que muitos jogadores vão ter contacto com a franquia Uncharted. Apesar de começar logo pelos 2 últimos títulos, será certamente uma experiência única, e deixará estes novos jogadores a salivar por mais aventuras de Drake e companhia. Para estes novos jogadores vamos contextualizar um pouco a história. Uncharted 4 é o grande final da história de Nathan Drake, um ladrão e caçador de tesouros que faz agora a sua última aventura em busca do tesouro de Henry Avery. Tal como em toda a restante franquia Uncharted, este é um jogo de ação-aventura na terceira pessoa onde os jogadores têm de escalar, nadar, saltar, balouçar e explorar muito, resolver puzzles, lutar e disparar contra inimigos, e ainda utilizar técnicas furtivas para esquivar aos inimigos ou colocá-los a dormir silenciosamente.
Uncharted O Legado Perdido segue também a mesma estrutura de gameplay, mas tem o bónus de termos uma secção em mundo aberto, onde podemos explorar todos os cantos ao volante de um jipe. Aqui não controlamos Nathan Drake e sim Chloe Frazer, que está acompanhada da sua sócia Nadine Ross em busca da Presa de Ganesh.
Ambas as aventuras são bastante divertidas e com histórias bastante cativantes. Certamente os novos jogadores vão adorar jogá-las. Quanto aos veteranos, esta é mais uma oportunidade para jogar este incrível jogo de uma forma completamente nova.

Uma boa adaptação

Temos de louvar o trabalho que a Iron Galaxy Studios fez na adaptação da consola para o PC. A adaptação dos controlos para rato e teclado foi relativamente bem feita. Alguns aspetos menos intuitivos como por exemplo o facto de ter de se clicar no Control esquerdo para correr em vez do clássico Shift esquerdo fazem um pouco de confusão, e também as teclas escolhidas para a luta corpo a corpo não são das mais intuitivas, mas nada que com uns minutos de jogo não nos deixe completamente familiarizados. Outra coisa que considerei um ponto negativo em termos de adaptação, é que o jogo apenas reconhece o Dualshock 4 se este for ligado por cabo. Mesmo quando ligado por Bluetooth e reconhecido corretamente pela Steam como Dualshock 4, o jogo não assume o comando tal como acontece em outros jogos da Steam. Claro que a própria fluidez, gráficos e framerate são também de destacar nesta adaptação, cada um de sua forma.

Fluidez e gráficos

Algo que me desapontou um pouco nesta versão de Uncharted 4, foi a qualidade gráfica durante a gameplay. Não que os gráficos não estejam bonitos, porque de facto estão, mas tendo em conta a beleza visual e “magia” que a versão de PS5 nos proporcionou, parece que esta versão tem algo em falta, que não está ao mesmo nível que a versão de PS5. Apesar de tudo, durante as cutscenes o jogo brilha muito mais que durante a gameplay, com os modelos muito mais detalhados. No caso de Uncharted o Legado Perdido, por outro lado, senti que o jogo manteve a beleza e a qualidade gráfica da versão de PlayStation 5 durante todo o jogo.

Apesar de tudo não nos podemos esquecer que são jogos de 2016 e 2017 respetivamente, que no início do ano foram remasterizados para a PlayStation 5 e receberam agora o port para PC. Não sendo jogos nativos desta geração, acaba por ser compreensível que o detalhe dos modelos e dos cenários sejam um pouco abaixo dos nossos standards atuais. E claro, jogar finalmente com os FPS destravados, no caso de Uncharted 4, foi algo incrível, o jogo fluiu tão suavemente como manteiga em pão quente, e claro que isso acabou por ser um diferencial entre as versões das consolas e do PC.

Vamos ser técnicos

Para testar os gráficos e framerate de ambos os jogos, esta análise foi feita alternando entre os modos gráficos High e Ultra, sempre em 1080p. O MSI Afterburner foi utilizado durante a grande parte desta gameplay para ver a flutuação de FPS, mas também os próprios indicadores de desempenho do jogo. Foram tirados alguns prints com os FPS explícitos em determinadas partes e também vídeos para se poder ver a flutuação em prática real. Muitas vezes, sem motivo aparente ou alteração de definições, os framerates autolimitam-se a 60fps, o que limita a experiência.

Em Uncharted 4 as framerates tinham bastantes variações, mas em geral estavam sempre acima dos 100fps tanto em High, como em Ultra. Algumas secções limitavam os FPS a 60, não podendo fazer um balanço das variações. Em Uncharted O Legado Perdido, pelo facto de ter um maior peso gráfico, os framerates eram em geral mais baixos, mas mesmo assim conseguiam manter uma média em torno dos 100fps em ambos os modos gráficos. Aqui fica ao detalhe como ambos os jogos se comportaram em cada tipo de segmento:

Cutscenes

Uncharted 4 High: Entre os 60 e os 130fps

Uncharted 4 Ultra: Entre os 60 e os 120fps

Uncharted o Legado Perdido High: Entre os 99 e os 116

Uncharted o Legado Perdido Ultra: Entre os 90 e os 108

Combate corpo a corpo

Uncharted 4 High: Entre os 117 e os 144

Uncharted 4 Ultra: Entre os 117 e os 144

Uncharted o Legado Perdido High: Entre os 89 e os 120

Uncharted o Legado Perdido Ultra: Entre os 80 e os 92

Combate armado

Uncharted 4 High: Limitadas a 60fps durante a maioria da gameplay

Uncharted 4 Ultra: Limitadas a 60fps durante a maioria da gameplay

Uncharted o Legado Perdido High: Entre os 80 e os 97

Uncharted o Legado Perdido Ultra: Entre os 85 e os 100

Escalada e exploração

Uncharted 4 High: Entre os 105 e os 144

Uncharted 4 Ultra: Entre os 70 e os 140

Uncharted o Legado Perdido High: Entre os 80 e os 144 (Sempre que há mais ação e cenários mais densos, os framerates são consideravelmente mais baixos)

Uncharted o Legado Perdido Ultra: Entre os 60 e os 140

Subaquático

Uncharted 4 High: Entre os 118 e os 144

Uncharted 4 Ultra: Entre os 97 e os 140

Todos estes detalhes comprovam que de facto o jogo corre de forma bastante estável, com poucas variações ou quebras de FPS, seja qual for o tipo de ação que está a acontecer no ecrã, tanto em High como em Ultra. Este aspeto aliado à framerate consideravelmente alta, dá uma sensação de fluidez bastante nítida, tanto a nível de gameplay, como visual. A diferença visual e de framerate entre os modos High e Ultra, é mínima, pois ambos os jogos têm uma qualidade bastante sólida.

Vídeo comparativo:

https://youtu.be/1KOJWAlSTsM

DLSS e AMD FSR2

O DLSS é uma das opções de melhoramento gráfico compatível com este jogo. Esta funcionalidade está presente nas placas gráficas Nvidia RTX e é um upscaller que procura, através de inteligência artificial, renderizar, da melhor forma possível, os gráficos de última geração. O AMD FidelityFX Super Resolution 2 (ou AMD FSR2) faz um papel semelhante ao DLSS, mas a grande diferença está na compatibilidade com as GPU. No caso do hardware utilizado, por ser NVIDIA, os testes foram feitos com o DLSS. Com o teste feito vemos uma subida considerável do framerate em 10fps. A qualidade geral do jogo vai também ser melhorada com estas definições e a utilização da gráfica é otimizada para melhor performance com menos esforço.

Veredicto

A tão adorada franquia Uncharted chega pela primeira vez ao PC, com uma adaptação quase perfeita, muito bem otimizada e adaptada para os computadores. Esta versão veio levar a essência de Uncharted e da própria PlayStation para uma nova plataforma e uma nova base de jogadores, proporcionando a todos uma nova forma de viver esta aventura. A fluidez do jogo e os detalhes gráficos são bastante bons, principalmente que agora podemos jogar com os framerates livres.

Uncharted Coleção Legado dos Ladrões está disponível para PC através da Steam e da Epic Games Store, e para PlayStation 5. Para mais informações visitem o website oficial.

Depois de ter sido lançado na PlayStation 5, é agora a vez do PC receber Uncharted Coleção Legado dos Ladrões. Esta coleção inclui os jogos Uncharted 4: O Fim de um Ladrão (2016) e Uncharted O Legado Perdido (2017), e é mais um dos diversos títulos dos estúdios PlayStation que…

Uncharted Coleção Legado dos Ladrões (PC)

História - 95%
Jogabilidade - 90%
Gráficos - 87%
Som/Banda Sonora - 95%
Longevidade - 90%

91%

Muito Bom

A tão adorada franquia Uncharted chega pela primeira vez ao PC, com uma adaptação quase perfeita, muito bem otimizada e adaptada para os computadores. Esta versão veio levar a essência de Uncharted e da própria PlayStation para uma nova plataforma e uma nova base de jogadores, proporcionando a todos uma nova forma de viver esta aventura. A fluidez do jogo e os detalhes gráficos são bastante bons, principalmente que agora podemos jogar com os framerates livres.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos