Menu

Entrevista aos Paradice

O set de dados é o instrumento mais importante de qualquer jogador de RPGs de mesa. E quem não gostaria de ter os dados mais invejáveis do grupo?
A Moshbit teve o prazer de estar com a equipa dos Paradice, uma empresa portuguesa que fabrica dados de RPG artesanais com uma selecção bem diversificada para complementar o Imaginarium do jogador.

1 – Como começou a vossa paixão por RPGs de mesa e como deram o passo para criarem os Paradice?

A nossa paixão pelos jogos narrativos começou como jogadores de boardgames e videogames. Passamos inúmeras horas a jogar diferentes tipos de jogos até que um dia ouvimos falar de Dungeons & Dragons e decidimos mergulhar nas suas 135 mil páginas de regras. Compramos o Starter Set e alguns livros base para começarmos a nossa jornada. Também assistimos a tutoriais para aprendermos as bases.
Iniciamos uma campanha com a nossa família, que durou vários anos.

Quanto aos Paradice, tudo começou com a criação dos nossos próprios dados de resina. Com o tempo, as pessoas começaram a mostrar interesse, então decidimos levá-los para convenções como a ComicCon, sob o nome da nossa loja, NyxLand (loja para direcionada para Oktakus).
A resposta foi fantástica e continuamos a expandir a nossa variedade e conhecimento na fabricação de dados.

2 – Sem dúvida de que o set de dados é uma peça importante e com grande ligação a cada jogador, o que torna os vossos dados especiais?

O equilíbrio dos nossos dados é, sem dúvida, uma característica crucial que priorizamos em cada conjunto.
Além disso, a ampla gama de produtos que oferecemos nos diferencia e nos permite atender às preferências únicas de cada cliente.

Tivemos algumas experiências interessantes com clientes que frequentemente nos pedem para escolher os dados por eles.
Pode parecer incomum, mas deixa-me explicar. Os clientes fornecem-nos o máximo de detalhes possível sobre seus personagens, para os quais desejam um novo conjunto de dados. Com base nessas informações, podemos rapidamente apresentar conjuntos que correspondam às especificações desejadas, poupando-lhes o trabalho de procurar em nossa extensa coleção de mais de 300 modelos diferentes.
Os detalhes podem incluir a personalidade do personagem, cores favoritas, estilo de vestir, cor do cabelo ou dos olhos, raça, classe e quaisquer outras características que tornem o personagem único.

3 – Quão personalizáveis são os vossos dados para quem procura algo mais específico? Os jogadores podem requisitar comissões com base em características estéticas, temáticas e/ou matérias específicos?
Aceitamos encomendas personalizadas com diferentes níveis de personalização. No entanto, é importante notar que atualmente só aceitamos encomendas em grande volume devido ao custo elevado do processo de criação de moldes, especialmente para dados metálicos, em que o custo por molde é significativamente alto.
Uma opção de personalização que frequentemente oferecemos é pintar os números em dados existentes com uma cor diferente, esta deve ser a unica encomenda personalizada que não necessita de ser uma encomenda grande.

Quanto a materiais específicos, usamos resina de alta qualidade própria para joalharia e metais específicos que auxiliam no equilíbrio dos dados. No entanto, não podemos atender a pedidos de materiais alternativos devido a essas exigências de equilíbrio.

4 – Para além dos vossos dados artesanais, que outros produtos podemos encontrar no Paradice e se planeiam trazer mais artigos personalizados?

Na Paradice, oferecemos uma ampla gama de produtos de RPG. Em termos de dados, a nossa coleção inclui vários sets de dados de resina, dados metálicos, dados ocos com miniaturas no centro entre muitos outros.

Além dos dados, também fornecemos outros produtos, como pins, autocolantes, torres e tabuleiros de dados, digramas, brincos, livros, bolsas e caixas expositoras.

Também estamos a trabalhar em novos produtos, incluindo: Conjuntos de sabonetes com dados surpresa, missões genéricas para campanhas e jogos narrativos.

5 – Como analisam o crescimento e a adesão aos RPGs de mesa em Portugal? Há cada vez mais jogadores de Dungeons & Dragons?

O crescimento dos jogos narrativos em Portugal tem sido notável, especialmente desde a pandemia. Sentimos esse crescimento principalmente entre os jovens, que estão cada vez mais a entrar nesse mundo graças a associações como Elemento, Quebra-Dados, Joga Pra Torre e o Clube de Estratégia do Seixal.

Estas organizações têm feito um trabalho incansável ao alcançar novas pessoas e introduzi-las a esse universo fascinante. Além disso, séries e filmes populares como O Senhor dos Anéis, Dungeons & Dragons e Stranger Things também desempenharam um papel significativo na atração de um público mais jovem. Embora Dungeons & Dragons seja o RPG mais famoso, depois de experimentá-lo, as pessoas geralmente ficam interessadas em explorar outros RPGs e descobrir novos mundos.

6 – Quais os planos futuros para os Paradice?

Atualmente, nossos planos para os Paradice envolvem abrir uma loja física. Desejamos expandir a empresa a ponto de podermos contratar funcionários em tempo integral. Além disso, queremos organizar e participar de mais eventos de RPG e Otakus.

Acompanhem o trabalho e os novos lançamentos dos Paradice nas redes sociais e boa sorte nos dados.

Paradice: https://bio.link/paradicehub/
Elemento: https://www.elemento.pt/
Quebra-Dados: https://www.quebradados.com/
Joga Pra Torre: https://www.flowcode.com/page/jogapratorre/
Clube de Estratégia do Seixal: https://ceseixal.club/

 

 

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos