Menu

Análise – Football Manager 2019

Posso afirmar com muita sinceridade, que Football Manager e mesmo anteriormente o Championship Manager, fizeram parte do meu processo de crescimento enquanto pessoa e me acompanharam desde que comecei a gostar de jogos de computador. Quem me conhece pessoalmente e faz parte da minha vida mais intima, sabe bem os longos períodos de tempo que passei (e ainda passo, apesar de agora o tempo ser cada vez mais diminuto) em frente a um monitor onde, na grande maioria das vezes, só o CM/FM tinha lugar.

Atrevo-me a afirmar que Football Manager é mundialmente conhecido, mesmo por aqueles que não jogam ou não são apreciadores do estilo, ou indo talvez mais longe, é mesmo reconhecido pela grande maioria das pessoas que até nem são jogadores regulares. Só esse aspeto já diz muito da dimensão astronómica que a saga atingiu e irá continuar a atingir, caso a Sports Interactive continue a apostar forte neste título de sucesso que conseguiu reunir uma comunidade assertiva e apaixonada, á escala global.

Football Manager é muito mais do que um apenas um jogo de estratégia ou gestão desportiva, alicerçado numa grandiosa base de dados de jogadores, treinadores e restante staff, devidamente estruturada e com detalhes de veracidade. Cada ano que passa e consequente nova versão lançada, mais valências estão sobre o nosso controlo, isto se não delegarmos funções nos restantes elementos da equipa técnica que temos ao dispor. O que há muitos anos atrás seria apenas escolher uma estrutura tática e os jogadores que a constituíam, foi evoluindo neste percurso, sendo que atualmente temos inúmeras minúcias a ter em conta, antes de avançar para o desenrolar do jogo em si. Hoje em dia, fatores como liderança, química ou estilo de jogo entre os diferentes elementos, tem que ser considerados antes de fazermos o escalonamento da equipa, e só para citar alguns de uma vasta panóplia existente.

Centrando-nos na edição deste ano, Football Manager 2019, apresenta diversas novidades, umas com mais revelo do que outras, mas as que realmente saltam à vista, são os novos módulos de treino e táctica. Novamente fazendo referência aos títulos anteriores, sobretudo aos não tão recentes, a componente treino era quase esquecida, posta de parte ou inexistente, chegando a ser ignorada por parte do jogador, sendo intrinsecamente assumida pelos elementos da equipa técnica. Em FM2019, os menos pacientes e exigentes, poderão também delegar o controlo nos membros da sua equipa técnica, mas quem quiser pode definir todas as sessões de treino diárias, escolhendo os diversos tipos de treino disponíveis, adequando-os ao estilo táctico que pretende implementar. Atenção, o nível de detalhe é quase insano pelo que quando assumirem essa função, preparem-se para despender muitas horas na sua implementação, no entanto, ter um plano de treinos totalmente idealizado e personalizado por nós é enriquecedor e prazeroso.

Na vertente táctica, seguramente um dos aspetos mais valorizados por quem joga este título, este ano também recebeu inovações de salientar. Agora é muito mais intuitivo e perspicaz, diferindo dos anteriores no sentido em que, ao invés de selecionar primeiro o desenho táctico que pretendemos aplicar à nossa equipa e posteriormente as instruções e movimentos, agora selecionamos em primeiro lugar o tipo/estilo de jogo que queremos implementar e o jogo indica quais as tacticas adequadas para esse estilo. No entanto, não é uma obrigatoriedade, mas sim apenas um conselho, uma vez que somos livres de implementar um esquema próprio. Um exemplo, se optarmos por um estilo de jogo Tiki-Taka em Profundidade, é-nos sugerido utilizar uma formação em 4-1-4-1 Com Extremos ou 4-4-2 Losango Sem Extremos ou 5-2-1-2.

Outras novidades de menor dimensão, mas que saliento e que pessoalmente registo com enorme agrado, é o regresso da Bundesliga (1ª e 2ª divisão), totalmente licenciada, incluindo facepacks, kits e logos, competições dos diferentes campeonatos alemães e também da Mannschaft. Para além dessa situação, o Vídeo-Árbitro – VAR também faz a sua estreia nesta edição, mostrando claramente o empenho da equipa de desenvolvimento em acompanhar a evolução do futebol jogado nas quatro linhas, aproximando a experiência da simulação virtual cada vez mais ao mundo real. E estas são só algumas das novidades que claramente se evidenciam, mas existem muitas mais que certamente irão aferir, assim que iniciarem a aventura a comandar os destinos do clube de eleição, sobretudo para aqueles que já são experientes e passaram pelos outros títulos da franquia.

Mesmo para os restantes, aqueles que vão dar os primeiros passos no mundo da gestão desportiva virtual com o FM2019 e aos quais tudo possa parecer muito complexo e confuso, uma vez que somos autenticamente bombardeados com tanta informação, dados e estatísticas, a Sports Interactive incluiu um novo modo tutorial, bastante dispare dos presentes nas edições mais recentes, de uma forma muito mais interativa que instrui assertivamente o jogador menos experiente, sobre tudo aquilo que tem à disposição para ser o novo José Mourinho e conquistar todos os títulos à escala mundial.

No entanto, apesar de tantas e importantes inovações apresentadas ano após ano, a comunidade de verdadeiros apaixonados, ainda não se encontrada totalmente satisfeita. Não se percebe, como um título que movimenta tantas vendas e sem rival à altura, não detenha os direitos completos sobre as diversas Ligas de futebol presentes no jogo. Tudo bem que pode ser rapidamente resolvido com o recurso a trabalhos dos membros dessa comunidade, mas é obviamente desapontante não estar presente originalmente. Menos preocupante, mas que também deixa a desejar é o modo de visualização do jogo 3d presente, apesar de entender que o objetivo principal do título não seja apresentar um grafismo a fazer lembrar um simulador de futebol como o FIFA ou PES, mas poderia estar bem mais condizente com as tendências atuais desta geração. Resta-me ainda afirmar que os efeitos sonoros existentes sofrem do mesmo “mal”.

Graficamente, normalmente sempre que é lançada uma nova versão, alguns retoques meramente cosméticos estão sempre presentes, mas em FM2019 não são apenas pequenos aperfeiçoamentos. Desta vez a interface sofreu mudanças significativas, ou seja, apresenta-se integralmente distinta, mais simples e acessível, mas ao mesmo tempo mais moderna e contemporânea, sem deixar de incluir toda a informação indispensável daquilo que necessitamos para alcançar o sucesso. Falar de longevidade num título desta natureza é muito relativo, uma vez que o jogo está preparado para ser jogado, aquilo que o “mister” aguentar!

Em conclusão, Football Manager 2019 poderá não ser o melhor título da saga Football Manager de todos os tempos, mas é seguramente a versão mais completa, a que mais ferramentas e mecanismos coloca ao dispor do treinador para que este consiga atingir os seus objetivos e a que melhor aproxima a experiencia da gestão desportiva virtual ao mundo real.

Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming