Menu

Análise – Horizon Forbidden West Complete Edition PC

Horizon Forbidden West chega agora ao PC, depois do seu lançamento em 2022 para a PlayStation 4 e PlayStation 5. Sendo esta a Complete Edition, o DLC Burning Shores, lançado em 2023, também está incluindo neste lançamento. Mais uma vez, este port ficou ao cargo do estúdio Nixxes, que faz parte dos PlayStation Studios e se dedica a este tipo de ports.
Tendo em conta que este não é um jogo novo, e sim um port para uma nova plataforma, esta análise será feita como um complemento da análise original que pode ser lida aqui, e da análise ao DLC, que pode ser lida aqui.

Onde Jogámos

Antes de começar efetivamente esta análise, é importante referir os detalhes do equipamento onde foi feita esta análise. As especificações do computador são as seguintes:

Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI

Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)

RAM: 16GB

Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz

Disco 1: SSD M.2 NVMe Western Digital Black SN750

Disco 2: HDD Seagate Barracuda 5400RPM 256MB


Requisitos

As exigências em termos de hardware estão muito dentro da mesma linha que outros jogos da Sony que foram portados para PC. Está bastante dentro do standard da atualidade, apesar de exigir um pouco mais que outros ports recentes da Sony para o PC, como o caso de Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte.

Performance

Nos requerimentos diz que de facto é necessário um disco SSD, mas decidi arriscar e tentar correr o jogo num disco HDD. Surpreendentemente o jogo está tão bem otimizado que não se sentiram grandes problemas em jogá-lo em HDD. Alguns loadings mais lentos e alguns engasgos nas trocas de cenas nas cutscenes foi o máximo que se sentiu, visto que a gameplay correu em geral de forma bastante fluida. Já em SSD, tal como esperado, corre de forma fluida em todos os momentos.

 

Em High (1080p)

Em geral, com a pré-definição gráfica High a 1080p, toda a performance do jogo foi bastante estável. Não se notaram quebras de FPS nem grandes engasgos em geral, e tudo correu de forma estável. Durante a gameplay presenciámos uma média de 75-80 FPS, com pico superior de 92 FPS e pico inferior de 59 FPS. Durante as cutscenes os FPS mantive-se maioritariamente entre os 60 e os 75 FPS, mas ultrapassando e mantendo-se acima dos 115 FPS em determinadas partes das cutcenes. Esta média foi igual tanto no HDD como no SSD.

Em Very High (1080p)

Em geral, com a pré-definição gráfica Very High a 1080p, toda a performance do jogo foi também bastante estável. Não se notaram quebras de FPS acentuadas nem grandes engasgos em geral, e tudo correu de forma estável. Durante a gameplay presenciámos uma média de 60-66 FPS, com pico superior de 75 FPS e pico inferior de 57 FPS. Durante as cutscenes os FPS mantive-se maioritariamente entre os 60 e os 75 FPS.

 

Apesar da performance estável com taxas de atualização bastante aceitáveis para o hardware utilizado, o GPU estava sempre com uma utilização muito alta, com valores em torno dos 99% de utilização da VRAM.
Por isso, sim, um computador que está dentro da faixa dos requisitos recomendados é capaz de correr o jogo em requisitos mais altos, mesmo com um pouco mais de esforço da GPU, pois está incrivelmente bem otimizado.

Gameplay

Os controlos para rato e teclado são bem ajustados, bastante intuitivos e práticos para quem joga regularmente jogos de ação aventura no PC. Mas claro, jogar com o Dualsense é toda uma outra experiência, e sendo que o jogo é compatível recomendo que o façam para uma experiência mais imersiva.

Gráficos e Visuais

Os gráficos e os visuais de Horizon Forbidden West no PC estão bastante bonitos, tal como na PS5. Diria até que estão mais bonitos em certas partes na versão de PC do que a original.

O que podia ser melhor

Pequenos bugs ocorreram durante o jogo, não foram graves, nem bloquearam o progresso no jogo, nem afetaram a gameplay de qualquer forma. O máximo que se sentia era um pouco da quebra do realismo por vermos algumas raras situações onde a cabeça da Aloy a enterrar-se na máquina de onde estava a extrair peças, ou a vegetação onde se esconde parecer estar a entrar no corpo de Aloy em vez de o contornar.

Som

Tenho de fazer este apontamento sobre o som para computador. Todos sabemos da incrível tecnologia de áudio Tempest 3D da PS5 que podemos disfrutar com o headset Pulse 3D, e a Nixxes conseguiu levar esta qualidade de áudio 3D para o PC também para headsets compatíveis. No meu caso utilizei o headset Corsair HS80 Max, que é compatível com o Tempest 3D.

Veredicto

Horizon Forbidden West Complete Edition é um port praticamente sem qualquer defeito, sendo uma das melhores versões de PC de um jogo da Sony. Se nunca jogaram este título e estavam à espera da versão de PC, garanto-vos que não se vão arrepender de o jogar nesta versão.

Horizon Forbidden West chega agora ao PC, depois do seu lançamento em 2022 para a PlayStation 4 e PlayStation 5. Sendo esta a Complete Edition, o DLC Burning Shores, lançado em 2023, também está incluindo neste lançamento. Mais uma vez, este port ficou ao cargo do estúdio Nixxes, que faz…

Horizon Forbidden West Complete Edition (PC)

Jogabilidade - 100%
Gráficos - 100%
Som/Banda Sonora - 100%
Performance - 100%

100%

Excelente

Horizon Forbidden West Complete Edition é um port praticamente sem qualquer defeito, sendo uma das melhores versões de PC de um jogo da Sony. Se nunca jogaram este título e estavam à espera da versão de PC, garanto-vos que não se vão arrepender de o jogar nesta versão.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming