Menu

Análise – Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir | PS4

Recentemente chegou à nossa redação um título muito particular, Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir, desenvolvido pelos estúdios franceses Osome Studio e publicado pela editora Microids. Apesar de já ser o terceiro jogo da saga, para mim, foi a primeira experiência guiando os destinos de duas personagens tão icónicas quanto Asterix e Obelix.

Mundialmente conhecido e idolatrado por milhares de pessoas, a história centra-se numa premissa semelhante a tantas outras que encheram páginas dos livros aos quadradinhos, ou seja, é o ano de 50 a.C., onde Gália está inteiramente ocupada pelos romanos, com exceção de uma pequena vila onde os heroicos gauleses ainda resistem e lutam contra os invasores. Aí a paz reina e os seus habitantes levam uma vida normal, sendo que os nossos dois heróis Asterix e Obelix zelam pela segurança da comunidade. Um dia, o druida da vila, Getafix, recebe uma carta estranha de Avina Gandir, a alta sacerdotisa de Thule. Ela adverte o druida sobre uma grave ameaça ao seu povo e pede que ele recorra a um misterioso Menhir para ajudar a enfrentar essa terrível ameaça.  E é aí que entram em cena as nossas personagens, Asterix e Obelix que irão lutar contra os incautos romanos, na tentativa de garantir a paz à sua aldeia.

Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir é uma aventura emocionante, com base num tema que tantas histórias já nos proporcionaram e desta vez oferece conteúdo tão abrangente que irá certamente deliciar os fãs de todas as idades, apesar de considerar que os mais novos serão público alvo do estúdio que o desenvolveu. Durante o nosso percurso iremos passar por distintos locais onde o clima é diversificado, enfrentando romanos em longas batalhas e outras zonas onde teremos que explorar todos os cantinhos em busca de itens que nos auxiliaram a nossa demanda, bem como resolver alguns quebra-cabeças e missões secundárias.

A sua jogabilidade é extremamente fluída e competente, sendo simultaneamente bastante intuitiva e viciante, replicando perfeitamente bem o que já todos nós vimos em filmes do Asterix e Obelix, mais concretamente os famosos “upercuts” que projetam os romanos para o ar ficando apenas as suas sandálias no chão ou quando Asterix bebe a poção mágica e fica em êxtase, derrotando todos e quaisquer inimigos apenas com um simples toque, só para citar alguns exemplos que torna esta aventura realmente especial. Pela primeira num título desta saga, que o modo cooperativo está disponível, permitindo jogar no mesmo ecrã com amigos ou familiares, onde as ações de Asterix e Obelix são complementares tornando a ação e interatividade ainda mais divertida.

20191204_AO_01

O grafismo apresentado é o esperado, bastante semelhante aos seus antecessores, muito ao estilo das bandas desenhadas que são caracterizadas pela abundancia de cores vivas, intensas e garridas. Esse estilo visual confere a Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir uma característica bem própria e importante para ambientar o jogador na aventura, resultando bem. No plano da longevidade, talvez o menos positivo do título, isto porque a nossa viagem é demasiado curta, deixando alguma água na boca. No entanto existem algumas missões secundárias e colecionáveis que prologam ligeiramente esse desígnio, mas considero que são insuficientes. A considerar, depois de concluir o jogo é iniciar novamente a aventura, mas agora optando pela outra personagem que não foi escolhida anteriormente, sendo garantido mais algum tempo de boa disposição e diversão.

A sonoplastia está a um nível bastante aceitável e é um complemento importante da trama, no entanto tenho que deixar registado o meu desagrado com o facto da não existência do idioma Português nos menus e informações do jogo, o que para mim é incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados.

20191204_AO_02

Resumindo, Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir é mais uma divertida aventura do universo Asterix & Obelix que proporciona momentos divertidos e de boa disposição, sobretudo jogado no modo cooperativo partilhando o mesmo ecrã. De menos positivo, assinalo a sua curta duração e a não existência do idioma Português.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelo representante de relações públicas da Microids.
Recentemente chegou à nossa redação um título muito particular, Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir, desenvolvido pelos estúdios franceses Osome Studio e publicado pela editora Microids. Apesar de já ser o terceiro jogo da saga, para mim, foi a primeira experiência guiando os destinos de duas personagens tão…

Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir

Jogabilidade - 80%
Gráficos - 70%
Som / Banda Sonora - 70%
Longevidade - 60%

70%

Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir é mais uma divertida aventura do universo Asterix & Obelix que proporciona momentos divertidos e de boa disposição, sobretudo jogado no modo cooperativo partilhando o mesmo ecrã. De menos positivo, assinalo a sua curta duração e a não existência do idioma Português.

User Rating: Be the first one !
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming