Menu

Análise – Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir | PS4

Recentemente chegou à nossa redação um título muito particular, Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir, desenvolvido pelos estúdios franceses Osome Studio e publicado pela editora Microids. Apesar de já ser o terceiro jogo da saga, para mim, foi a primeira experiência guiando os destinos de duas personagens tão icónicas quanto Asterix e Obelix.

Mundialmente conhecido e idolatrado por milhares de pessoas, a história centra-se numa premissa semelhante a tantas outras que encheram páginas dos livros aos quadradinhos, ou seja, é o ano de 50 a.C., onde Gália está inteiramente ocupada pelos romanos, com exceção de uma pequena vila onde os heroicos gauleses ainda resistem e lutam contra os invasores. Aí a paz reina e os seus habitantes levam uma vida normal, sendo que os nossos dois heróis Asterix e Obelix zelam pela segurança da comunidade. Um dia, o druida da vila, Getafix, recebe uma carta estranha de Avina Gandir, a alta sacerdotisa de Thule. Ela adverte o druida sobre uma grave ameaça ao seu povo e pede que ele recorra a um misterioso Menhir para ajudar a enfrentar essa terrível ameaça.  E é aí que entram em cena as nossas personagens, Asterix e Obelix que irão lutar contra os incautos romanos, na tentativa de garantir a paz à sua aldeia.

Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir é uma aventura emocionante, com base num tema que tantas histórias já nos proporcionaram e desta vez oferece conteúdo tão abrangente que irá certamente deliciar os fãs de todas as idades, apesar de considerar que os mais novos serão público alvo do estúdio que o desenvolveu. Durante o nosso percurso iremos passar por distintos locais onde o clima é diversificado, enfrentando romanos em longas batalhas e outras zonas onde teremos que explorar todos os cantinhos em busca de itens que nos auxiliaram a nossa demanda, bem como resolver alguns quebra-cabeças e missões secundárias.

A sua jogabilidade é extremamente fluída e competente, sendo simultaneamente bastante intuitiva e viciante, replicando perfeitamente bem o que já todos nós vimos em filmes do Asterix e Obelix, mais concretamente os famosos “upercuts” que projetam os romanos para o ar ficando apenas as suas sandálias no chão ou quando Asterix bebe a poção mágica e fica em êxtase, derrotando todos e quaisquer inimigos apenas com um simples toque, só para citar alguns exemplos que torna esta aventura realmente especial. Pela primeira num título desta saga, que o modo cooperativo está disponível, permitindo jogar no mesmo ecrã com amigos ou familiares, onde as ações de Asterix e Obelix são complementares tornando a ação e interatividade ainda mais divertida.

20191204_AO_01

O grafismo apresentado é o esperado, bastante semelhante aos seus antecessores, muito ao estilo das bandas desenhadas que são caracterizadas pela abundancia de cores vivas, intensas e garridas. Esse estilo visual confere a Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir uma característica bem própria e importante para ambientar o jogador na aventura, resultando bem. No plano da longevidade, talvez o menos positivo do título, isto porque a nossa viagem é demasiado curta, deixando alguma água na boca. No entanto existem algumas missões secundárias e colecionáveis que prologam ligeiramente esse desígnio, mas considero que são insuficientes. A considerar, depois de concluir o jogo é iniciar novamente a aventura, mas agora optando pela outra personagem que não foi escolhida anteriormente, sendo garantido mais algum tempo de boa disposição e diversão.

A sonoplastia está a um nível bastante aceitável e é um complemento importante da trama, no entanto tenho que deixar registado o meu desagrado com o facto da não existência do idioma Português nos menus e informações do jogo, o que para mim é incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados.

20191204_AO_02

Resumindo, Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir é mais uma divertida aventura do universo Asterix & Obelix que proporciona momentos divertidos e de boa disposição, sobretudo jogado no modo cooperativo partilhando o mesmo ecrã. De menos positivo, assinalo a sua curta duração e a não existência do idioma Português.

Esta análise foi realizada através de uma cópia cedida pelo representante de relações públicas da Microids.
Recentemente chegou à nossa redação um título muito particular, Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir, desenvolvido pelos estúdios franceses Osome Studio e publicado pela editora Microids. Apesar de já ser o terceiro jogo da saga, para mim, foi a primeira experiência guiando os destinos de duas personagens tão…

Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir

Jogabilidade - 80%
Gráficos - 70%
Som / Banda Sonora - 70%
Longevidade - 60%

70%

Asterix & Obelix XXL 3: The Crystal Menhir é mais uma divertida aventura do universo Asterix & Obelix que proporciona momentos divertidos e de boa disposição, sobretudo jogado no modo cooperativo partilhando o mesmo ecrã. De menos positivo, assinalo a sua curta duração e a não existência do idioma Português.

User Rating: Be the first one !

Carlos Silva

Tenho 3 paixões: família, futebol e tecnologia. Desde muito cedo que os videojogos fazem parte do seu ritual quotidiano, mas só um perdura durante os anos da sua vida, Football Manager. No entanto, aprecio um bom First Person Shooter ou Third Person Action com uma história bem envolvente.
Carlos Silva

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Recebe todas as novidades do mundo gaming diretamente no teu E-mail

Junta-te a nós no facebook

Segue-nos no Instagram

  • Conta-nos tudo! 🎁

#Gaming #Geek #Games #Xmas #Christmas #Natal #Gifts #Videojogos #Playstation #Nintendo

Vídeo em destaque

Próximos Lançamentos