Menu

Análise – Astro’s Playroom

Astro’s Playroom é uma demo. O jogo vem incluído na PS5 e mal iniciam a consola, já podem jogar, sem qualquer tipo de entraves, e mostra-nos o futuro da possível mascote oficial da PlayStation, Astro, depois de várias tentativas passadas. Mas…será apenas uma simples demo?

Astro’s Playroom não é apenas uma demo, é um agradecimento a todos os fãs da PlayStation, pelos anos de dedicação. Temos referências a vários momentos da história PlayStation neste jogo, desde a primeira caixa cinzenta que mudou o mundo dos jogos; a consola que actualmente é a minha favorita, a PlayStation 2; passando pelas várias tentativas da Sony ter uma consola portátil como foram os casos do PocketStation, PSP, PSPGo e derradeiramente, a PS Vita; acabando a viagem no futuro, a PlayStation 5. Astro’s Playroom é uma demo, com o objectivo principal de testar a API do DualSense e mostrar as novas funcionalidades do mesmo. Por exemplo, os gatilhos podem ter mais pressão durante uma secção do jogo em que temos que puxar uma corda ou algo do género, simular o gatilho de uma arma quando disparamos uma mini-gun, simular o andar por cima de superfícies lisas ou rugosas (existe até uma secção do jogo onde lembra muito o terreno extremamente inconsistente de Death Stranding) e outras situações onde os programadores terão hipóteses de explorar este novo mundo de sensações, literalmente.

Apesar de não ter sido explorado muito neste jogo, presumo que controlos mais virados para a acessibilidade possam avançar um pouco na consola da Sony, pois actualmente não tem tantas opções como a Xbox. Astro’s Playroom não é só uma demo, porque a jogabilidade…existe, acima de tudo. Temos um salto normal, um salto planado e ataque ao mesmo tempo, vários tipos de ataque, alguns tipos de armas possíveis de usar e até vários tipos de “fatos” que usamos em certas partes do jogo (para mostrar as novas funcionalidades do comando). Temos também 4 grandes mundos, cada um com pequenas secções, relativos a certos temas do mundo PlayStation. Até temos bosses, e alguns secretos! Ou seja, apesar de não ter longevidade como a maioria dos outros jogos, este deverá ser o vosso primeiro jogo na consola, e possivelmente o vosso primeiro troféu platina, se assim o entenderem, o que ainda deverá demorar um pouco a conquistar.

A história aqui presente é a história da PlayStation em si. Cada mundo tem os seus artefactos referentes a cada época da PlayStation e vários Easter Eggs associados. Além da jogabilidade e novas funções do comando DualSense, os Easter Eggs são sem sombra de dúvida a parte mais emocionante do jogo: temos quase uma centena de Easter Eggs, desde o primeiro demo da PlayStation (demo 1, apesar de existirem vários demos 1, que também vinham incluídos com a PlayStation original) até jogos que ultimamente estão mais na escuridão do que propriamente na mente dos jogadores, seja porque motivo for, como é o caso de Legacy of Kain: Soul Reaver e Vib-Ribbon, como até alguns mais recentes, como o The Order 1886 e Fat Princess. Ao jogarmos os diversos mundos e encontrando os artefactos, vamos também percebendo a evolução das coisas e saber um pouco da história de cada item. No final de tudo, temos uma central onde podemos revisitar todos os itens desbloqueados no jogo.

A banda sonora é capaz de ser o ponto mais fraco do jogo. O sound design está muito bom, mas em termos de banda sonora temos apenas uma música, que é remisturada por todos os mundos. Existem partes em que o tema varia mais, com uma mistura mais rock, metal e até synthwave, mas que no final é sempre o mesmo tema. Na minha opinião, não é memorável o suficiente para falar bem da mesma, mas não é desastre nenhum que nos faça afastar do jogo. É apenas competente. Em termos gráficos, o jogo também consegue mostrar alguns truques da consola, em que podemos transportar-nos rapidamente para cada ponto desbloqueado do mapa, e até conseguimos ver o “interior” da consola em cada mapa que exploramos. Não vão ficar maravilhados com o jogo, mas os gráficos fazem o seu trabalho muito bem feito, tendo em conta aquilo que Astro’s Playroom pretende ser, uma demo técnica.

Se este artigo parece um pouco contraditório, é porque a premissa é simples: Astro’s Playroom é uma demo técnica. Mas para uma demo técnica, tem muita coisa para explorar e experimentar em termos de jogabilidade. Para uma demo técnica, tem muita coisa para relembrar, principalmente se forem fãs de longa data da PlayStation, que têm aqui ainda mais uma razão para reviver esses tempos que já lá vão, mas que provavelmente vos trouxeram muita alegria pelo caminho. Uma consola por si só já é cara, e normalmente não trás jogos consigo, por isso a mais valia deste jogo, é já estar incluído no pacote e relembrar os velhos tempos.

█ F.S.

Análise – Astro’s Playroom

ASTRO’S PLAYROOM vem incluído com a PlayStation® 5. Para mais informações, visita o website oficial.

Astro's Playroom é uma demo. O jogo vem incluído na PS5 e mal iniciam a consola, já podem jogar, sem qualquer tipo de entraves, e mostra-nos o futuro da possível mascote oficial da PlayStation, Astro, depois de várias tentativas passadas. Mas...será apenas uma simples demo? https://www.youtube.com/watch?v=33zqCAJ-qrE Astro's Playroom não é…

Astro's Playroom (PlayStation 5)

Jogabilidade - 88%
Gráficos - 85%
Som / Banda Sonora - 70%
Longevidade - 80%

81%

Bom

Se este artigo parece um pouco contraditório, é porque a premissa é simples: Astro's Playroom é uma demo técnica. Mas para uma demo técnica, tem muita coisa para explorar e experimentar em termos de jogabilidade. Para uma demo técnica, tem muita coisa para relembrar, principalmente se forem fãs de longa data da PlayStation, que têm aqui ainda mais uma razão para reviver esses tempos que já lá vão, mas que provavelmente vos trouxeram muita alegria pelo caminho. Uma consola por si só já é cara, e normalmente não trás jogos consigo, por isso a mais valia deste jogo, é já estar incluído no pacote e relembrar os velhos tempos.

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos