Menu

Análise – Pokémon Sun & Moon

Apesar da série Pokémon ter celebrado este ano o seu vigésimo aniversário, a Game Freak provou que continua capaz de inovar e surpreender até os fãs mais saudosistas.

Os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon passam-se na região de Alola, um conjunto de quatro ilhas baseadas na estética e cultura havaiana. Apesar da fórmula do jogo continuar praticamente a mesma, foram feitas algumas alterações, sendo a ausência de ginásios a mais notória.

Em vez de oito Ginásios e uma Poké-Liga, o nosso objectivo passa por completar uma série de Trials que consistem em vários desafios que vão desde pequenos labirintos a questionários. No fim de cada Trial temos uma luta contra um Totem Pokémon, que faz o papel de Boss. Existem também quatro Kahunas (um por ilha) que devem ser derrotados depois de ultrapassar todos os trials existentes em cada uma das ilhas. As batalhas com os Kahunas funcionam à semelhança das batalhas com os líderes dos ginásios nos jogos anteriores.

De cada vez que completamos um trial, ganhamos Z-Crystals alusivos aos tipos de Pokémon. Estes desbloqueiam ataques especiais fortíssimos que podem ser usados uma vez por batalha. Ao ínicio achei as animações dos Z-moves bastante interessantes, mas à medida que fui avançando no jogo comecei a ficar cansado de ver a mesma sequência de 5 em 5 minutos. Ainda experimentei desactivar as animações de batalha, mas não resolveu.

Outra alteração importante, foi a substituição de Hidden Moves (Surf, cut, etc) por um Pager que permite chamar um determinado Pokémon para nos ajudar a ultrapassar um obsctáculo. Por exemplo, em vez do Surf, agora usamos um Lapras para navegar no oceano. Na minha opinião esta adição à mecânica do jogo é muito bem, visto que acabava sempre por ter um Pokémon na party que servia apenas para aprender HMs.

A maior parte das mudanças vieram com o intuito de facilitar a vida aos jogadores mais inexperientes. No caso de estarmos a lutar contra um Pokémon que já defrontámos antes, somos previamente avisados da efectividade de cada um dos ataques. Deste modo já não precisamos de decorar a tabela de efectividade nem o(s) tipo(s) de cada um dos 801 Pokémon existentes.

Agora temos também o Pokémon Plaza, onde podemos interagir com os outros jogadores espalhados pelo mundo. Acho que esta é uma adição que pouco ou nada contribui para um melhor funcionamento do jogo e sinto que existe só por existir. Já sinto saudades da interface antiga do modo online… Era simples e funcionava na perfeição.

A nível gráfico o jogo está fantástico. É bastante evidente que houve uma evolução visual desde os ultimos jogos, a começar pelo facto das personagens se parecerem mais com humanos reais, e menos com personagens chibi. Porém, nem tudo é perfeito… Nas batalhas em que existem mais de dois Pokémon, começamos a notar um ligeiro FPS drop. Visto que estamos a falar de um RPG de turnos não faz muita diferença a nível de gameplay, mas torna-se um pouco desagradável, até porque agora os Pokémon inimigos podem chamar aliados.

As cutscenes estão também mais elaboradas e acabam por tornar o storytelling um pouco mais cativante, visto que a história em si não está nada de especial. Apesar de começar de uma forma interessante, acaba por tornar-se um pouco maçadora e previsível. Mas também verdade seja dita… A história não é dos fatores mais importantes num jogo de Pokémon.

A nível de som, temos uma banda sonora que traz consigo aquela vibe havaiana que resulta muito bem com o ambiente do jogo. Só tenho pena que a música de batalha não esteja ao nível das melodias que tocam enquanto exploramos Alola.

Mesmo com todas estas alterações, a experiência que temos ao jogar Pokémon Sun & Moon é muito parecida com aquela a que estamos habituados, o que me deixa extremamente contente. Sempre que começo uma nova aventura Pokémon, procuro mais que tudo voltar atrás no tempo e reviver um pouco a minha infância. Estes novos jogos cumprem esse objectivo e muito bem.

Apesar da série Pokémon ter celebrado este ano o seu vigésimo aniversário, a Game Freak provou que continua capaz de inovar e surpreender até os fãs mais saudosistas. Os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon passam-se na região de Alola, um conjunto de quatro ilhas baseadas na estética e cultura havaiana. Apesar da fórmula do jogo continuar praticamente a…
JOGABILIDADE - 85%
GRÁFICOS - 95%
SOM/BANDA SONORA - 80%
LONGEVIDADE - 80%

85%

Mesmo com alguns problemas de frame rate e uma história que deixa muito a desejar, Pokémon Sun & Moon cumprem muito bem o seu papel. No fundo é como encontrar aquele velho que amigo que já não vemos à algum tempo, mas que temos sempre assunto de conversa e com o qual acabamos sempre por nos divertir.

User Rating: Be the first one !
Francisco Xavier
Latest posts by Francisco Xavier (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos