Menu

Análise – The Wolf Among Us

Sabem o que é uma fábula?

Histórias com analogias onde as personagens são animais com características e comportamentos humanos, onde o fim é sempre uma lição educativa e de moral. Neste caso, as personagens do jogo recriam essas figuras vindas desses contos tradicionais.

O universo do jogo deriva de um conto de fadas misturado com o realismo da vida. A partir daqui começa uma trama policial, de mistério e investigação – The Wolf Among Us.

A Telltale, também conhecida pelas suas criações como Walking Dead, Back to the Future e mais recentemente Batman: The Telltale Series, decidiu em 2014 criar um mundo onde as várias personagens dos contos de fadas foram obrigados a sair das suas terras e entrar no mundo real, mais precisamente em Nova Iorque. Por lei, são obrigados a andar disfarçados da sua aparência real, usando para isso uma magia chamada de Glamour. Segundo o decorrer da história, para obter um Glamour é necessário bastante dinheiro, pelo que algumas personagens aparecem com a sua forma original, fora da lei. É aqui que entra a nossa personagem, o Xerife Bigby, que vagueia pelas ruas advertindo cidadãos fora de lei. Este agente é também ele uma “Fable”, o Lobo Mau.

A nossa personagem é o típico durão e resmungão, no entanto o jogador pode optar por ser completamente azedo ou uma boa pessoa, dada a mecânica de escolha do jogo. O resto do enredo foi retirado de contos como a “Branca de Neve”, “Cinderela”, “Os três porquinhos”, “Ichabod”, etc.

Ao contrário dos finais cor-de-rosa de todas estas narrativas de fantasia, em “Wolf Among Us” toda este positivismo que nos envolveu em criança, transforma-se agora num mundo realista e por vezes mau.

O engraçado é o facto de algumas fábulas apresentarem os problemas do dia-a-dia da realidade: financeiros, de matrimónio, crime, etc.
O jogo envolve qualquer um no seu ambiente ao estilo point and click. Os protagonistas são carismáticos e como costume em jogos desta desenvolvedora, o mais cativante é a história. Esta é dividida em 5 episódios e como é de esperar, há uns melhores que outros. A maior parte dos fãs considera o quarto o pior.

Os gráficos são cel shading e na versão PS3 e Xbox360 as FPS sofrem um certo delay, algo corrigido na current gen. Os cenários contêm parecenças com os cenários dos filmes de crime Noire. O voice acting também é muito bom.
O jogo é imperativo para amantes de filmes simbólicos, filmes Noire, aventuras gráficas, etc. Para quem gosta da conexão que um jogo pode trazer entre o jogador e as personagens, este é o título ideal. Cada escolha afeta a história, bem como a empatia entre cada personagem.

Sabem o que é uma fábula? Histórias com analogias onde as personagens são animais com características e comportamentos humanos, onde o fim é sempre uma lição educativa e de moral. Neste caso, as personagens do jogo recriam essas figuras vindas desses contos tradicionais. O universo do jogo deriva de um…
Jogabilidade - 94%
Gráficos - 96%
Som/Banda Sonora - 91%
Longevidade - 73%

89%

Excelente

Uma aventura gráfica com gráficos cativantes, personagens carismáticas e uma história fluída. A investigação do homicídio inicial desenrola uma trama muito mais complexa do que o que parece, surpreendendo.

User Rating: 5 ( 1 votes)
Maria Pinto

One comment

  1. Filipa Carvalho diz:

    Parabéns pela review, da vontade de jogar 🙂

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos