Menu

Análise – Ever Oasis

Ever Oasis é mais uma aposta da Nintendo no universo RPG, sendo mais um exclusivo que mantém a consola 3DS/2DS viva e especial.

O novo jogo da Grezzo, equipa responsável pelo porte 3D do Zelda Ocarina of Time e Majora’s Mask, apresenta-se como um bonito RPG muito ao estilo de Animal Crossing, no que toca a construção, e recompensa o jogador pelos seus esforços durante a aventura.

O universo de Ever Oasis tem lugar num deserto habitado por Seedlings. Cada um destes seres levam dentro de si sementes que utiliza para dar vida ao deserto Vistrada. Existem ainda alguns que carregam a semente especial Great Tree, sendo esta a responsável pelo crescimento dos oásis.

A missão do jogador é então reviver os oásis outrora destruídos, com a ajuda de um espírito.

Inicialmente somos presenteados com um oásis e uma fase inicial de aprendizagem das mecânicas de jogo. É aos poucos que nos apercebemos que o jogo requer alguma estratégia. Quando chegam visitantes ao oásis é necessário mante-los satisfeitos e para isso completar missões. Se estes se tornarem residentes terão um papel no desenvolvimento do local, sendo que é necessário usar dewadems (moeda do jogo) para regar sementes e daí nascerem as lojas, responsáveis pela gestão de níveis de stock.

A construção desta “civilização” desenvolve à medida que o jogo prossegue: os donos das lojas terão as suas capacidades aumentadas, experiência e possibilidade de desenvolver habilidades para combate. Quando o oásis sobe o nível são desbloqueadas novas zonas e é também possível avaliar a felicidade dos seus habitantes. A expansão do oásis ocorre ao convencer os “turistas” a viver lá, tal é conseguido realizando os seus desejos (missões).

Outra vertente do jogo é a exploração do deserto e é neste ponto que o jogo mais peca. Fora do oásis, existe um certo desleixo nalgumas áreas a nível gráfico e de certa forma a nível de criatividade. Nas partes do jogo semelhantes ao universo de Zelda, áreas ao estilo puzzle, o ambiente é quase sem brilho, aborrecido.

O maior problema do jogo consiste no facto de haver certas áreas de exploração onde só certas personagens podem aceder, dessa forma o jogador terá que voltar ao oásis constantemente e embora exista a opção de ”fast travel”, é algo realmente chato quando sistemático.

A nível de combate existem bastantes pontos positivos, desde variedade de inimigos, armas, possibilidade de troca de personagem e várias habilidades extra.

A ideia por detrás do jogo é fantástica, apenas seria pertinente investir um pouco mais no desenvolvimento dos locais e puzzles. Serão geradas horas de diversão na construção do oásis acompanhadas de cenários divertidos e uma boa banda sonora. É um jogo que recompensa o esforço e tempo dedicados.

Não é a história que resume este jogo, mas sim o lento processo de construção do oásis, que acaba por ser gratificante. O pensamento do jogador foca-se em maximizar os lucros do oásis e em como poderá atrair um viajante específico para mais tarde observar o crescimento do seu oásis ao simplesmente aparecer com novas estradas, monumentos, vegetação, etc.

Ever Oasis é mais uma aposta da Nintendo no universo RPG, sendo mais um exclusivo que mantém a consola 3DS/2DS viva e especial. O novo jogo da Grezzo, equipa responsável pelo porte 3D do Zelda Ocarina of Time e Majora’s Mask, apresenta-se como um bonito RPG muito ao estilo de…
JOGABILIDADE - 79%
GRÁFICOS - 88%
SOM / BANDA SONORA - 70%
LONGEVIDADE - 70%

77%

Ever Oasis requer paciência mas retribui toda a espera do jogador.

User Rating: Be the first one !
Maria Pinto

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos