Menu

Análise – Railways: Train Simulator

Depois de Traffix, eis que a Nerd Monkeys publica Railways: Train Simulator, um jogo com um conceito muito semelhante a Traffix, mas com algumas mecânicas algo diferentes. Agora, já não controlamos carros e carrinhas, mas sim comboios, tal como o nome indica. E os comboios têm uma dinâmica muito diferente, porque são maiores e porque a sua posição depende sempre da primeira e última carruagem, e isso coloca o jogador em situações muito, ou nada, engraçadas.

Também tal como aconteceu com Traffix, a premissa do jogo é muito simples: controlar o fluxo dos comboios de vários níveis, com a ajuda de AMV’s, mudando de carris sempre que é necessário. Com o avançar do jogo, temos mapas mais complicados, mais variáveis e mais stress. Mas não é por aí que o jogo é stressante, apenas em pequenas situações pontuais. E isso torna a jogabilidade mais interessante, de forma a que não se torne demasiado relaxante. Neste caso, como temos comboios, e estes são mais compridos do que veículos “normais”, temos que contar com a sua ocupação espacial e como prevenir acidentes ou perdas de carga.

Desta vez, não estamos restringidos pelos cruzamentos predefinidos e podemos mudar de carris (quase) sempre, fora um ou outro caso de estar demasiado perto do ponto de conexão. Ao contrário de Traffix, o jogo deixa de ser rítmico e passa a ser mais de gestão, pois nem sempre temos o mesmo ritmo definido, apesar de alguns veículos fora do nosso controlo segui um padrão. No entanto, como temos uma pegada maior no mapa, nem sempre conseguimos acompanhar e teremos que travar, evitando algum tipo de embate. Em forma de resumo, jogabilidade simples de aprender, mas que vai complicando ao longo do tempo, sem ser demasiado para o jogador.

Minimalismo ainda continua a ser a ideia principal, em termos visuais. Não tanto quanto o outro título, pois temos mais complexidade no visual (seja em termos de texturas, seja em termos de cores), mas mantendo o conceito original de manter o visual minimalista. Também ao contrário do aconteceu anteriormente, cada nível é visualmente diferente do anterior, o que ajuda a manter o conceito, sem ser sempre o mesmo visual e sem dar aquele sentimento de “quando se viu um, viram-se todos”.

Apesar desta vez termos uma banda sonora, por assim dizer, é apenas composta por uma música. Que se ouve em todos os níveis. Todas as vezes. Não que seja má ou irritante, antes pelo contrário, mas era interessante ter uma banda sonora mais variada. Até em ermos de música relaxante, temos vários títulos que abordam isto de maneira diferente. Ainda assim, temos banda sonora e temos sound design para cada tipo de veículo e cada tipo de embate. Temos vários tipos de sons para cada tipo de acção, por isso temos sempre alguma confirmação sónica do que estamos a fazer, bem ou mal.

Tal como aconteceu anteriormente, a longevidade do jogo está muito associada à aptidão do jogador em passar os níveis: a dificuldade vai aumentando gradualmente e temos uma lista grande de níveis para completar, sendo que cada nível tem um modo normal (contra-relógio) e um modo infinito, duplicando assim os 30 níveis disponíveis. Juntando à mistura o facto de nem todos os níveis serem de progressão fácil e acabando apenas com uma ou duas estrelas, conseguir as estrelas todas em todos os níveis, poderá ser um excelente desafio para o jogador. A longevidade é sem dúvida o ponto mais forte do jogo, mas é muito relativo, sendo que se estão habituados a tipos de jogos onde a perspicácia imediata e gestão são muito importantes, vão-se sentir em casa.

Railways: Train Simulator é um jogo divertido na sua frustração, ou seja, mesmo quando perdemos, ficamos com vontade de jogar novamente até ultrapassar o nível. Depois de passar o nível, queremos ver o que nos espera no próximo. E esta repetição torna-se viciante, ainda que o facto de perdermos no jogo é culpa nossa. Se jogaram Traffix, toda esta experiência será muito familiar, e até certo ponto similar. Pelo preço a que o jogo está disponível, tanto no iOS e Android como na Nintendo Switch, é um bom jogo para treinar a nossa perspicácia sob tensão, ou no mínimo passar um bom bocado a jogar algo que apenas requer reacções rápidas, mas sem qualquer tipo de história ou trama associados. Só mesmo pela diversão.

█ F.S.

Análise – Railways: Train Simulator

 

RAILWAYS: TRAIN SIMULATOR está disponível para a Nintendo Switch e mobile via iOS e Android. Para mais informações, visita o website oficial.

Depois de Traffix, eis que a Nerd Monkeys publica Railways: Train Simulator, um jogo com um conceito muito semelhante a Traffix, mas com algumas mecânicas algo diferentes. Agora, já não controlamos carros e carrinhas, mas sim comboios, tal como o nome indica. E os comboios têm uma dinâmica muito diferente, porque…

Railways: Train Simulator (Nintendo Switch)

Jogabilidade - 87%
Gráficos - 85%
Som / Banda Sonora - 75%
Longevidade - 90%

84%

Bom

Railways: Train Simulator é um jogo divertido na sua frustração, ou seja, mesmo quando perdemos, ficamos com vontade de jogar novamente até ultrapassar o nível. Depois de passar o nível, queremos ver o que nos espera no próximo. E esta repetição torna-se viciante, ainda que o facto de perdermos no jogo é culpa nossa. Se jogaram Traffix, toda esta experiência será muito familiar, e até certo ponto similar.

User Rating: 4.7 ( 1 votes)
Filipe Silva
Aborrece-me:

One comment

  1. J. diz:

    Parece um bom jogo pra relaxar, faz-me lembrar os maravilhosos “Min Metro” / “Mini Motorways” no Android (e PC). Boa review!

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming