Menu

Análise – Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)

Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão poder pôr as mãos nesta grande aventura de Sackboy, que foi um dos títulos de lançamento da PlayStation 5. Sendo este um título de 2020, não faria sentido voltar a analisar a fundo história, jogabilidade e outros aspetos do jogo que são transversais entre a versão de consola e a de PC. Vamos então focar esta análise naquilo que os jogadores poderão encontrar na versão de PC, será então um complemento à análise da versão de consolas.

Onde jogámos?

Antes de começar efetivamente esta análise, é importante referir os detalhes do equipamento onde foi feita esta análise. As especificações do computador são as seguintes:

Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI
Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)
RAM: 16GB
Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz

Surpreendentemente as specs para o PC são bastante exigentes, algo que não se estava à espera.

Gameplay e Performance

A performance deixou um pouco a desejar nesta adaptação. Logo na cutscene inicial, os engasgos são bastante frequentes, mesmo tendo em conta que a máquina utilizada seja bastante eficaz, levando a acreditar que este seja um problema de otimização. Além destes engasgos, algumas texturas por vezes levam um pouco a carregar, ficando um pouco embaçadas até terminarem esse carregamento.  Os engasgos vão sendo cada vez mais recorrentes conforme formos avançando na história.  Apesar de tudo, o jogo consegue manter-se relativamente estável a nível de performance durante a própria jogabilidade, por isso conseguimos jogar o jogo sem problemas mais graves.

Conseguimos captar estes engasgos na nossa primeira hora de jogo, que pode ser vista no vídeo abaixo:

Dualsense no PC

Se optarem por jogar com o Dualsense ligado ao vosso computador, esta versão do jogo é compatível com todas as funcionalidades do dispositivo, levando até aos jogadores de PC que tenham o comando da Sony, mais uma oportunidade de aproveitar esta forma única de vivenciar os videojogos com o feedback háptico e os gatilhos adaptativos.

PlayStation Network

Ao iniciarmos pela primeira vez o jogo, temos a possibilidade de conectarmos a nossa conta da PlayStation Network à conta Steam. Esta conexão desbloqueia um novo fato e um novo gesto para o Sackboy. Apesar de podermos fazer esta conexão, não existe cross-play multijogador entre as consolas e o PC, algo que teria sido uma oportunidade perfeita para aproximar ainda mais a comunidade PlayStation dos PCs e das consolas.

Visuais

Em geral os visuais de Sackboy Uma Grande Aventura, estão mais bonitos e detalhados na PS5, principalmente nos reflexos, brilho e luzes. Esta situação reverte-se se a opção de Ray Tracing for ativada no PC, apesar de que as mudanças são tão subtis que em geralmente quase não são percetíveis, com algumas exceções. Em algumas cutscenes esta mudança é bastante notável, mas as texturas dos materiais tornam-se mais realistas com o Ray Tracing, por exemplo a madeira parece-se mais com madeira real ao ativarmos esta função. Claro que essa beleza acarreta o custo da performance do jogo ficar ainda mais pobre do que já era, por isso acaba por não compensar colocar estas definições.

Veredicto

Tal como a versão de consolas, este é um jogo muito divertido, um pouco curto, mas que é bom tanto para os mais novos como para os mais velhos, e é mais uma oportunidade de os jogadores de PC viverem a experiência de jogar um título da PlayStation. Acabou por ser uma adaptação que não ficou muito bem executada, devido a todos os problemas de otimização, requisitos exigentes e engasgos constantes. Desperdiçou-se também a oportunidade de criar um sistema cross-play entre as consolas e o PC, de forma a conectar os jogadores de ambas as plataformas. A qualidade do jogo em si em termos de história e de jogabilidade mantém a mesma qualidade, mas os problemas de performance acabam por estragar um pouco a experiência de quem for jogar no PC.

Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão poder pôr as mãos nesta grande aventura de Sackboy, que foi um dos títulos de lançamento da PlayStation 5. Sendo este um título de 2020, não faria sentido voltar a analisar a fundo história, jogabilidade e outros…

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC)

História - 83%
Jogabilidade - 84%
Gráficos - 83%
Som/Banda Sonora - 95%
Longevidade - 72%
Performance - 63%

80%

Bom

A qualidade do jogo em si em termos de história e de jogabilidade mantém a mesma qualidade, mas os problemas de performance acabam por estragar um pouco a experiência de quem for jogar no PC.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos