Menu

Análise – Marvel’s Spider-Man Miles Morales PC

Mais uma adaptação para computador de um jogo dos Estúdios PlayStation. Chegou agora a vez de Marvel’s Spider-Man Miles Morales entrar no universo dos computadores, numa versão desenvolvida pela Nixxes. Esta é a aventura do jovem Miles Morales, que descobre os seus novos poderes de aranha e tem como mentor Peter Parker, que era até então o único Homem-Aranha de Nova Iorque.

Como o jogo já foi anteriormente analisado pela MoshBit Gaming na sua versão de PlayStation 4 e PlayStation 5, esta análise irá servir de complemento à análise feita pelo Filipe Silva da versão de PlayStation 4.

Especificações

Numa análise de um jogo para computador é sempre importante dizer quais as especificações da máquina utilizada para jogar. Estas são as nossas:

Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI

Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)

RAM: 16GB

Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz

As especificações gerais do jogo têm diversas opções bastante acessíveis. No caso da nossa análise jogámos maioritariamente em High, mas a 1080p. Experimentámos também outras opções gráficas, mas sempre com esta limitação dos pixéis do monitor.

Melhorias e novidades de PC

Algumas novidades e melhorias foram introduzidas nesta versão de PC, melhorias que irão impactar principalmente os visuais e a performance do jogo.

Os gráficos foram otimizados para PC, onde temos várias opções gráficas que nos podem proporcionar formas completamente novas de experienciar este jogo, dependendo sempre do nosso hardware. Algo que é muito importante de destacar é também as taxas de atualização desbloqueadas, podendo agora o jogo atingir os FPS que o vosso computador permitir. O jogo tem ainda suporte para as tecnologias NVIDIA DLSS 3 e NVIDIA DLSS 2, para melhorias de performance, NVIDIA DLAA para melhorar a qualidade de imagem e NVIDIA Reflex para reduzir a latência. Tecnologias de upsacaling como AMD FSR 2.1, Intel XeSS e IGTI, estão também disponíveis. Claro que o Ray-tracing não poderia deixar de ser falado, e o jogo é compatível com esta tecnologia, mas claro, apenas em computadores equipados com placas gráficas preparadas para Ray-tracing. Os reflexos e as sombras dão ainda mais vida à cidade e conseguem elevar a um outro patamar a beleza visual, que já sem o Ray-tracing era exuberante. É importante ainda realçar que quem tenha monitores Ultra-wide, pode aproveitar de forma panorâmica o potencial deste jogo. As resoluções compatíveis são 16:9, 16:10, 21:9, 32:9 e 48:9.

Visuais

Os visuais foram uma grande surpresa para mim. Depois de ver a beleza de Marvel’s Spider-Man Remastered no PC, imaginei que Miles Morales fica-se semelhante a nível visual, mas na verdade sinto que conseguiu ficar ainda mais bonito que o seu antecessor.

Os reflexos, mesmo sem Ray-Tracing, são de um detalhe tal, que quase parece que esta funcionalidade está ativa. A forma como a luz bate nas superfícies, faz com que seja quase possível “sentir com os olhos” a textura que estamos a ver, os reflexos em vidros e outras superfícies refletivas, estão também detalhados a um nível que é quase realista, e que nos deixa com uma vontade impulsiva de tirar fotos no modo fotografia. Na foto abaixo, podemos ver um exemplo do que referia com ““sentir com os olhos” a textura”, pois a forma como o reflexo da luz está aplicado nos auscultadores de Miles, cria em nós a sensação de que estamos a ver uma textura de plástico real, e que sabemos exatamente a sensação física que teríamos ao tocar no objeto, apenas por olhar para ele.

Performance

É surpreendente o nível de fluidez deste jogo no PC, ao ponto de ser satisfatório apenas olhar para Miles a balouçar-se nas suas teias pelos céus.

Tal como referido anteriormente, a análise foi feita maioritariamente em High, a 1080p, com o DLSS ativo. A beleza e a performance do jogo neste modo foram suficientes para me manter nele, com os visuais, os reflexos, as luzes e tudo em geral a brilharem bastante. Tudo isto levou a uma taxa de atualização que se mantém estável entre os 70 e os 110 FPS no gameplay, estando mais estável em torno dos 90 durante os combates, por volta dos 110 ao admirar a paisagem, e por aí adiante consoante aquilo que se está a passar no ecrã. Alcança ainda entre os 100 e os 144 FPS durante as cutscenes.

Testei também em Very High, também a 1080p e com o DLSS ativo. Neste caso as variações de FPS ficaram muito semelhantes, a única diferença está na estabilidade de FPS durante o combate, que anda entre os 70 e os 80, e também os mínimos de FPS que chegam a ir aos 50.

É notável o trabalho de otimização da Nixxes, tendo em conta que não existiram quebras acentuadas de FPS, não houve engasgos, nem qualquer outro tipo de problemas que prejudicassem a fluidez geral do jogo.

Jogabilidade

Os controlos do jogo foram a única alteração na nossa forma de jogar, visto que a própria gameplay do jogo permanece exatamente igual à versão de PlayStation 5.
Neste caso, podemos personalizar os controlos no rato e teclado à nossa vontade, apesar de que os controlos pré-definidos são bastante intuitivos e fáceis de memorizar. Claro que a experiência definitiva só pode mesmo ser com o Dualsense, e Marvel’s Spider-Man Miles Morales tem compatibilidade com o comando e todas as suas funcionalidades, tais como o feedback háptico e os gatilhos adaptativos.

Veredicto

A adaptação da Nixxes de Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC é um excelente exemplo de como devem ser feito um port para uma nova plataforma, principalmente de um jogo cuja versão original já é de excelência. Todas as opções e modos gráficos levam ao utilizador experiências personalizadas para o seu hardware, sempre sem perder qualidade. A forma como jogo está otimizado e corre de forma fluída é também um ponto positivo, sem esquecer a beleza dos visuais e a liberdade na escolha dos nossos controlos.

https://youtu.be/GMwglMRjDdg

Marvel’s Spider-Man Miles Morales PC está disponível na Steam e na Epic Games Store. Para mais informações visita o website oficial.

Mais uma adaptação para computador de um jogo dos Estúdios PlayStation. Chegou agora a vez de Marvel’s Spider-Man Miles Morales entrar no universo dos computadores, numa versão desenvolvida pela Nixxes. Esta é a aventura do jovem Miles Morales, que descobre os seus novos poderes de aranha e tem como mentor…

Marvel’s Spider-Man Miles Morales (PC)

História - 100%
Jogabilidade - 100%
Gráficos - 100%
Banda Sonora - 100%
Performance - 100%

100%

Excelente

A adaptação da Nixxes de Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC é um excelente exemplo de como devem ser feito um port para uma nova plataforma, principalmente de um jogo cuja versão original já é de excelência. Todas as opções e modos gráficos levam ao utilizador experiências personalizadas para o seu hardware, sempre sem perder qualidade. A forma como jogo está otimizado e corre de forma fluída é também um ponto positivo, sem esquecer a beleza dos visuais e a liberdade na escolha dos nossos controlos.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

2 comments

  1. fiiref0x diz:

    So gostava de saber onde ficam as fotografias que nos tiramos. Procurei em todooo o lado e nada

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming