Menu

Análise – Returnal (PC)

Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão poder pôr as suas habilidades à prova em Returnal, a grande aventura roguelike da Housemarque, cuja versão de PC está ao encargo do estúdio britânico Climax Studios.

Sendo este um título de 2021, não faria sentido voltar a analisar a fundo história, jogabilidade e outros aspetos do jogo que são transversais entre a versão de consola e a de PC. Vamos então focar esta análise naquilo que os jogadores poderão encontrar de novo na versão de PC, servindo de complemento à análise da versão de consolas.

 

Onde jogámos?

Antes de começar efetivamente esta análise, é importante referir os detalhes do equipamento onde foi feita esta análise. As especificações do computador são as seguintes:

Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI

Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)

RAM: 16GB

Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz

 

Os requisitos mínimos e médios começam a aumentar a fasquia nestas versões de PC dos jogos da Sony, sendo que necessitam de hardware mais recente que a maioria dos outros ports lançados até agora. Esta exigência é notória principalmente na GPU, mas para as definições “Epic” e “Raytracing”, por exemplo, são necessários 32GB de RAM, algo que ainda é relativamente incomum na maioria dos videojogos.

Gameplay e Performance

Algo incrível que é possível na versão de PC de Returnal, é correr um teste de desempenho para cada uma das definições gráficas. Podemos escolher entre “reduzido”, “elevado”, “épico” e “personalizado” e ainda acrescentar opções como Ray Tracing. No fim do teste podemos ver todos os dados, incluindo máximos e mínimos de FPS, utilização de GPU e CPU, e até gráficos onde nos são apresentados os picos de performance.
Este teste apresenta-nos não só os resultados gerais de todo o teste, como também resultados por zona, sendo que cada zona testa uma particularidade diferente do jogo, como sombras ou reflexos, por exemplo.

No caso da nossa análise e tendo em conta o hardware utilizado, testámos os modos “elevado”, que foi referido pelo próprio jogo como sendo o mais indicado para o hardware utilizado, e também o modo “épico”.

Utilizando as definições recomendadas pelo próprio jogo, conseguimos sentir que tanto a jogabilidade como os próprios visuais são extremamente fluídos e sente-se a leveza de Selene nos seus movimentos e ações. Claro que tendo a taxa de FPS apenas limitada pelas possibilidades do vosso ecrã e hardware, é algo que ajuda a que isto seja possível, mas o próprio desempenho do jogo em geral dá mais ênfase a esta fluidez.

Podem ainda ser utilizadas funcionalidades como NVIDIA DLSS, NVIDIA NIS e AMD FSR para melhorar o desempenho e visuais do jogo.

Rato e teclado vs Dualsense

Os controlos foram muito bem adaptados para rato e teclado, sendo que são bastante intuitivos e facilmente os decoramos e dominamos. Para aqueles que são melhores a jogar shooters com rato e teclado, vão certamente adorar a forma como os controlos são naturais para os jogadores.

Se optarem antes por jogar com comando, o jogo suporta o Dualsense e todas as suas funcionalidades como os gatilhos adaptativos e o feedback háptico, que elevam toda a experiência e imersão no mundo de Returnal a outro patamar.

Features

Existem ainda outras features que podemos usufruir nesta versão de PC de Returnal, além das já referidas otimizações de ecrã da NVIDIA/AMD, e do Ray Tracing (tanto para sombras como reflexos). Uma dessas features é o suporte a monitores Ultrawide, que vos permite utilizar ecrãs Ultrawide (21:9) e Super Ultrawide (32:9), com possibilidade de ajustar o bias do campo de visão. O jogo suporta som 3D, como definições próprias do jogo e ainda podemos usufruir da tecnologia Dolby Atmos.

PlayStation Network

Ao iniciarmos pela primeira vez o jogo, temos a possibilidade de conectarmos a nossa conta da PlayStation Network à conta Steam. Caso não tenham conta, o jogo oferece também a possibilidade de criarem a vossa conta na rede da Sony. Esta conexão desbloqueia fatos extra para Selene que podemos utilizar durante o jogo.

Visuais e gráficos

Em geral os visuais e os gráficos estão bastante bonitos e conseguem submergir o jogador no ambiente do jogo. A qualidade está muito semelhante à da versão de PlayStation 5, mas claro que a utilização de definições como o Ray Tracing podem fazer com que esta versão de PC ultrapasse a original. A beleza gráfica destaca-se não só durante a gameplay como durante as cutscenes, que são naturalmente mais vistosas como seria de esperar.

Claro que por vezes este nível de qualidade visual e gráfica nem sempre é algo positivo, pois consegue perceber-se a falta de detalhe existente em alguns modelos do ambiente ou personagens, incluindo o próprio modelo facial da Selene, que parece não estar tão perfeito quanto desejaríamos durante a gameplay.

Veredicto

Tal como a versão de consolas, Returnal é um incrível roguelike que equilibra a diversão e o desafio com uma jogabilidade e história únicos. Este port para PC é mais um exemplo de como fazer uma boa versão de computador de um jogo de consola, mesmo este tendo specs exigentes para os modos gráficos mais altos. A fluidez de performance e todas as novas features adicionadas nesta versão, são sem dúvida pontos a enaltecer.

 

Returnal PC está disponível na Steam e na Epic Games Store. Para mais informações visita o website oficial.

Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão poder pôr as suas habilidades à prova em Returnal, a grande aventura roguelike da Housemarque, cuja versão de PC está ao encargo do estúdio britânico Climax Studios. Sendo este um título de 2021, não faria sentido…

Returnal (PC)

História - 92%
Jogabilidade - 98%
Gráficos - 91%
Som/Banda Sonora - 80%
Performance - 100%

92%

Muito Bom

Tal como a versão de consolas, Returnal é um incrível roguelike que equilibra a diversão e o desafio com uma jogabilidade e história únicos. Este port para PC é mais um exemplo de como fazer uma boa versão de computador de um jogo de consola, mesmo este tendo specs exigentes para os modos gráficos mais altos. A fluidez de performance e todas as novas features adicionadas nesta versão, são sem dúvida pontos a enaltecer.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming