Menu

Análise – Hogwarts Legacy (PS5)

Os primeiros trailers de Hogwarts Legacy, criaram algumas reticências nos fãs e em todos os que esperavam a chegada de um dos mais aguardados jogos de 2023. Mas a Avalanche Software e a Warner Bros. Games conseguiram reverter um cenário que parecia ter tudo para correr mal, e tornaram-no no sonho de qualquer potterhead.  Hogwarts Legacy é uma verdadeira laude à franquia Harry Potter, que traz até às consolas e PC tudo o que os fãs sempre sonharam num jogo de Harry Potter, e ainda conseguiu amolecer o coração de muitos muggles amantes do género RPG, que acabaram por se render um pouco a este universo. Mas o que faz de Hogwarts Legacy um jogo tão bom?

Narrativa

Certamente que a narrativa é um dos pontos que provavelmente mais permitiu traçar o percurso que levou a Hogwarts Legacy. Isto porque anteriormente as histórias que nos eram contadas nos videojogos dedicados à franquia Harry Potter, eram transcrições daquilo que nos era apresentado nos livros e filmes. Apesar de tudo, isso não significou que essa ligação baixasse a qualidade de todos os jogos para a os mal-afamados “jogos licenciados”, pois é certo que gastei horas e horas com a adaptação de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban para GameBoy Advance, que já agora é o meu filme favorito da saga. Mas de facto fazia um jogo que explorasse mais este universo sem as amarras da narrativa dos livros e filmes.

Hogwarts Legacy apresenta-se com uma narrativa original, sem conexão com a história canónica, que decorre no final dos anos 1800, muito antes dos acontecimentos dos livros e filmes. Isto faz com que o elenco seja composto por personagens originais, mas com o detalhe de estes terem nomes de família que pertencem a personagens chave da saga de filmes e livros. Seguimos a história de um(a) aluno(a) de Hogwarts que começa a sua jornada diretamente no quinto ano. Devido a esta incomum entrada tardia em Hogwarts, o protagonista recebe um guia de campo para o ajudar na sua incorporação na escola, sendo que o professor Fig é escalado para ser o seu mentor. A narrativa gira em torno da habilidade que o protagonista tem de conseguir ver e utilizar magia ancestral, que vai ser a chave para o desenrolar e resolução de toda a história. Ao longo da história vamos fazendo também amigos e aliados em cada casa, apesar de que alguns terão maior peso na narrativa que outros.

Em geral podemos dizer que narrativa é cativante, prende a atenção de quem joga e consegue servir de engrenagem e motivação para a gameplay, que por si só já consegue absorver por completo os jogadores.

Gameplay

Personalização de personagem e escolha da casa

A primeira coisa que fazemos quando iniciamos a nossa aventura em Hogwarts Legacy é a criação da nossa própria personagem. Aqui podemos definir os detalhes faciais, do cabelo, da voz e escolher o nosso nome. As definições podem ser ajustadas ao ponto de quase termos uma versão espelhada de nós próprios.
Mas claro que num jogo do universo de Harry Potter, a nossa casa é um ponto central para sentirmos que essa personalização fica completa. Por isso mesmo é certo que podemos escolher a nossa casa, ou ser atribuídos a uma pelo chapéu seletor. Isto acontece um pouco depois do momento introdutório da história e a quando da nossa chegada a Hogwarts. A forma como a nossa casa é escolhida conta com três possibilidades: podemos ligar a nossa conta Harry Potter Fan Club/Wizzarding World (antigo Pottermore) e associar automaticamente a casa que nos foi atribuída com os testes realizados no site, podemos responder às perguntas do chapéu seletor, ou simplesmente rejeitar as decisões e escolher a nossa casa manualmente.

 

Mundo aberto

O principal atrativo desde RPG é precisamente o facto de ser um mundo aberto, e que mundo aberto é este! Hogwarts Legacy tem aquele que é provavelmente o mundo aberto mais detalhado que já explorei num videojogo. Tudo foi pensado ao pormenor e existem atividades, tarefas e inúmeras coisas para explorar que nos levam a dezenas de horas de exploração, onde podemos disfrutar de cada pedacinho deste universo sem nunca sentirmos que está a ser cansativo ou repetitivo.
Temos 3 áreas principais a serem exploradas no mapa, o castelo de Hogwarts, como seria de esperar, a reconfortante vila de Hogsmeade e o mundo em redor de ambos. A área que mais se subdivide em outras áreas é a do mundo geral. Aqui podemos encontrar desde regiões icónicas como a Floresta Proibida, outras zonas como pequenas vilas e dungeons, e ainda acampamentos de goblins, há um pouco de tudo.
Já Hogsmeade, a vila mais adorada pelos fãs de Harry Potter está representada em Hogwarts Legacy e não podíamos pedir melhor. As lojas mais icónicas estão representadas e super detalhadas no jogo, sendo que as podemos visitar, comprar e vender itens, aceitar quests e ainda explorar os seus interiores livremente.
De início, grande parte do mapa encontra-se com nevoeiro, que vai levantando conforme o formos explorando, e vamos podendo ativar Floo Flames pelo caminho, que permitem fazer fast travel.

De detalhe em detalhe

Parte do constante fator novidade que sentimos no jogo está precisamente na quantidade de detalhes que foram colocados no seu universo. Cada pedaço do mapa está preenchido, recheado de pequenos detalhes, referências á franquia e pequenos mimos para os fãs interagirem. Os colecionáveis também são uma parte importante para preencher os detalhes deste mundo, visto que por todo o mapa podemos encontrar as páginas do guia de campo, encontrar e abrir os baús de tesouro, pontos de magia ancestral, entre tantos outros.
Mas é importante reforçar o esforço que os desenvolvedores colocaram também nos detalhes puramente estéticos, não encontramos um único pedaço do mapa que pareça vazio ou visualmente fraco. O castelo de Hogwarts é um excelente exemplo disso, onde até na sala comum da nossa casa podemos entrar em cada um dos quartos, que estão decorados de forma única entre cada um, com detalhes que vão desde posters de parede, a secretárias e mesas com objetos com que podemos interagir, como por exemplo comer feijões ou frutas que estão distribuídos por taças.
O próprio ambiente do jogo está sempre vivo, temos imensos NPC sempre em atividade, não só em Hogwarts como por todo o mapa, desde inimigos, a bestas ou colegas de Hogwarts com que podemos ou não interagir diretamente, como até podermos ver feiticeiros a passear de vassoura em torno do castelo à distância, plantas a dançar, fontes de água com que podemos interagir em troca de pequenas animações, tudo isso torna este num jogo vivo e recheado, que provavelmente irá traçar o caminho para o futuro dos RPG de mundo aberto. E claro, sem esquecer os gatos, visto que podemos dar festinhas a todos e certamente nos vão roubar muita vez o tempo de jogo.

 

Elementos RPG

Por falar em RPG, não podíamos deixar de falar dos incríveis elementos RPG que constam em Hogwarts Legacy.
Tal como já é habitual num RPG, Hogwarts Legacy conta com um sistema de níveis, onde o nosso personagem vai completando missões, desafios, merlin trials e atividades para poder ganhar XP e subir de nível. O nosso nível vai ditar não só que missões podemos concluir, visto que muitas têm level cap, como também se podemos ou não utilizar determinados equipamentos que encontramos. Além disso, sempre que subimos de nível, recebemos pontos para trocar por novos talentos, que pode ser na área dos feitiços, artes negras, furtividade, centrais (core) ou então dedicados à nossa sala de requerimento.

Missões e atividades

As main quests são as nossas missões da história. Muitas delas precisam quem sejam completados certos requerimentos para as podermos iniciar, como atingir determinado nível ou adquirir um feitiço específico.
Essas aquisições de feitiços são geralmente feitas ao completarmos assignments que nos são atribuídas pelos professores da escola.
Temos ainda missões secundárias, missões de relação com outros personagens, desafios e também diversas atividades extra e minijogos espalhados pelo mapa. A nossa caixa de correio funciona como um voicemail, e é por lá que recebemos muitas das nossas missões.

Algo com que os fãs sempre sonharam foi poder ter aulas em Hogwarts, e finalmente podemos vamos poder participar nas aulas de feiticeiros e desenvolver as nossas habilidades mágicas como um verdadeiro estudante de Hogwarts. Algo curioso é que o mundo do jogo é regido por sistemas de noite e dia, por isso algumas atividades e personagens só estão disponíveis a partir de determinada altura do dia, o que implica termos de esperar ou avançar no tempo para podermos fazer determinadas coisas. Um bom exemplo é muitas vezes termos de esperar para podermos falar com um professor ou ter uma aula.

A possibilidade de escolhermos o que vamos dizer a seguir foi mais uma clássica features dos RPG que foi transportada para Hogwarts Legacy. A maioria das escolhas não tem qualquer impacto no jogo ou apenas afeta variáveis relativas a pequenas nuances, mas existem consequências bastante pesadas em determinados casos, levando ao ponto de alterar o final do jogo.

Mais exploração

Muitas vezes durante as nossas missões ou explorações, temos encontrar caminhos que estão escondidos ou que precisam de ser “desbloqueados”. Para isso, a utilização do “revelio” vai ser fundamental, e feitiços para reparar objetos ou caminhos, ativar runas ou limpar entulho, vão ser a solução da maioria dos nossos entraves.
Claro que muitas vezes é necessário pensar um pouco mais, e teremos de recorrer à resolução de puzzles. Muitos deles consistem na utilização de feitiços, atrair borboletas ou ativar mecanismos, e na sua maioria não apresentam um grande desafio, mas são bastante divertidos e com a sua variedade evitam que se sinta a repetição. Existem ainda casos onde temos portas com level lock do feitiço Alohomora. Este feitiço tem três níveis, e para o utilizarmos temos que resolver sempre um pequeno puzzle.

Ainda dentro da exploração a vassoura é provavelmente um dos melhores elementos do jogo. Além de a podermos utilizar para nos deslocarmos mais rapidamente para zonas do mapa que não tenham Floo Flames, podemos ainda fazer corridas de vassoura, que garantidamente vão pôr à prova os vosso dotes de condução, ou aviação se preferirem.

Room of Requirements

Este é outro lugar extremamente importante em Hogwarts Legacy. Na sala de requerimentos podemos colocar mesas de trabalho, onde podemos melhorar equipamentos, plantar sementes ou preparar poções, decorar o espaço à nossa medida, e eventualmente visitar e preencher o viveiro de bestas. Nesse viveiro podemos colocar as bestas que formos colecionando, alimentá-las, escová-las e até colocar bestas em acasalamento para gerar novas bestas. Para tudo isso é preciso Moon Stone, que pode ser recolhida um pouco por todo o mapa do jogo.

Equipamentos e itens

Algo que Hogwarts Legacy tem em grande quantidade e variedade é itens e equipamentos.
Infelizmente o nosso inventário de equipamento é muito limitado, pelo menos até completarmos os merlin trials. Para contornar este limite temos de ir vendendo ou destruindo equipamentos que já não nos sejam necessários.
Todos os equipamentos aumentam características, como a saúde, a defesa e o ataque, e pode acontecer de alguns itens terem bloqueios por nível, ou seja, precisamos de estar num determinado nível para os podermos utilizar. Os itens podem ser melhorados e podemos ainda colocar traits associadas, tudo isso no Enchanted Loom da sala de requerimento. Podemos ainda saber a raridade de um item pela sua descrição e cor, podendo ir de comum a lendário.
A melhor parte deste sistema de equipamentos, é que ao contrário de praticamente todos os outros jogos, sempre que adquirimos um item, ficamos com o seu visual disponível sempre, mesmo que este seja vendido. Isto porque podemos alterar o visual de qualquer um dos itens equipados e manter as suas características. Por exemplo, posso equipar uma Sanguine Mask, mas escolher ficar com a cara sem nada, ou com os clássicos óculos redondos. Isto acaba por ser importante quando a mistura de itens é muita, pode levar a uma espécie de atentado à moda, fazendo o nosso personagem parecer um quanto bizarro, este sistema vem precisamente prevenir isso.

 

Combate e feitiços

O combate do Hogwarts Legacy é provavelmente dos mais divertidos com que alguma vez me deparei. O ponto de partida está precisamente em aprendermos os feitiços. É curiosa a forma como aprendemos um feitiço pela primeira vez, visto que temos que contornar uma forma com o analógico e ir clicando nos botões corretos a quando da sua passagem por eles.
Após a aprendizagem podemos escolher os nossos feitiços, atribui-los a botões e montar conjuntos de feitiços adequados a cada situação.

Os feitiços estão divididos por tipo, sendo que cada tipo tem uma cor atribuída. Os de utilidade estão a azul, os de controlo a amarelo, os de força a roxo, os de dano a vermelho e os de transfiguração a verde. Isto é importante reter, pois em combate os inimigos utilizam escudos e temos de fazer corresponder a cor dos nossos feitiços à cor dos escudos inimigos.
A utilização de combos entre os vários feitiços, a utilização de plantas de ataque, a gestão de poções, a utilização do protego (o nosso escudo), conseguir fazer esquivas e dar parry de forma precisa, tudo isso leva a um combate frenético e viciante, que certamente faz mexer com a adrenalina dos jogadores.
A utilização de ataques especiais com magia ancestral, que precisa de ser carregada com ataques, e a possibilidade de atirar objetos aos inimigos é também um grande destaque para este combate. Para aqueles que gostam de poupar as poções, não se preocupem, pois a vida do personagem regenera no final de cada combate.

Para aqueles que preferem evitar conflito e ser mais discretos, existem diversas secções que podem fazer completamente em stealth. O uso do disillusionment para ficarmos transparentes (sim, não ficamos completamente invisíveis) permite que consigamos passar pelos inimigos sem sermos vistos, ou aproximarmo-nos o suficiente para podermos imobilizá-los com o petrificus totalus. Precisamos sempre de ter em atenção as cores e os pontos de interrogação ou exclamação por cima da cabeça dos inimigos, pois estes permitem saber se o nosso inimigo está desconfiado ou não da nossa presença.
Enquanto fã de stealth, esta foi certamente uma agradável surpresa, visto que foi um elemento extremamente bem aplicado e enquadrado.

Arte e visuais

Avançando para uma parte mais técnica, a arte e os visuais de Hogwarts Legacy estão extremamente bonitos e detalhados. Conseguem transparecer e transmitir a todos os fãs, e até aos que não são fãs, os tão característicos conforto e ambiente da franquia Harry Potter.

 

Gráficos e animações

Já em termos de gráficos e animações o jogo de facto poderia estar bem melhor, principalmente no que toca a animações faciais, que são bastante rudimentares durante os momentos de gameplay. Os gráficos poderiam estar mais de acordo com a nova geração, principalmente no modo performance, mas acaba por ser compreensível tendo em conta a dimensão do jogo e todo o detalhe que está envolvido nessa dimensão.

Modo performance vs fidelidade

Começa a ser habitual temos de optar entre um modo de performance ou um modo de fidelidade. Para a análise certamente optei pelo modo de performance, mas experimentei também o modo de fidelidade e o modo de fidelidade com ray tracing. A escolha da performance não foi muito difícil, pois após começarmos a jogar com frame rates altas, voltar para 30fps faz-nos sentir que estamos a jogar em câmara lenta. Mas experimentar os outros modos valeu bem a pena, pois a beleza do grafismo aumenta consideravelmente, principalmente nas sombras e na iluminação.

Som

A inconfundível banda sonora dos filmes de Harry Potter pode não estar aqui diretamente, mas o seu espirito e a sua essência foram transportados de tal maneira, que quase parece que é a banda sonora do filme que estamos a ouvir enquanto jogamos. Isto porque os motivos melódicos e harmónicos, bem como a ambientação e a instrumentação escolhidas, conseguiram quase que reescrever a banda sonora de Harry Potter para uma nova versão daquilo que já existia, e é sem dúvida algo precioso e que não costuma acontecer neste tipo de jogo baseado em universos de filmes. Claro que é de destacar também todo o design de áudio, tendo em conta que os sons dos feitiços, dos personagens, das interações com objetos e tudo o resto, estão em sintonia com o universo e encaixam na perfeição.

Dualsense

É incrível a forma como o dualsense apoia também a questão sonora com a sua coluna, mas principalmente a forma com o feedback háptico e os gatilhos adaptativos foram incorporados. Por mais habituados que estejamos a estas funcionalidades, acaba sempre por aparecer um jogo que nos consegue surpreender novamente, e Hogwarts Legacy conseguiu esse feito em mim.

 

Veredicto

Hogwarts Legacy conseguiu ser tudo o que os fãs sempre pediram, e conseguiu superar-se e ser ainda mais. Pessoas que nunca gostaram da saga Harry Potter conseguiram ficar também vidradas neste jogo, repleto de detalhes, com uma gameplay que abre precedentes para o género e com uma narrativa cativante. Os pequenos pontos negativos mencionados não chegam para baixar o patamar de qualidade que Hogwarts Legacy definiu, e este será sem dúvida um forte candidato a jogo do ano.

Chave gentilmente cedida pela Warner Bros. Games e distribuída pela Upload Distribution.

Hogwarts Legacy está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, na Epic Games Store e na Steam, será lançado no dia 3 de abril de 2023 para a PlayStation 4 e Xbox One e no dia 25 de julho de 2023 para Nintendo Switch. Para mais informações visita o website oficial.

Os primeiros trailers de Hogwarts Legacy, criaram algumas reticências nos fãs e em todos os que esperavam a chegada de um dos mais aguardados jogos de 2023. Mas a Avalanche Software e a Warner Bros. Games conseguiram reverter um cenário que parecia ter tudo para correr mal, e tornaram-no no…

Hogwarts Legacy (PS5)

História - 100%
Jogabilidade - 100%
Gráficos - 100%
Som/Banda Sonora - 100%
Longevidade - 100%

100%

Excelente

Hogwarts Legacy conseguiu ser tudo o que os fãs sempre pediram, e conseguiu superar-se e ser ainda mais. Pessoas que nunca gostaram da saga Harry Potter conseguiram ficar também vidradas neste jogo, repleto de detalhes, com uma gameplay que abre precedentes para o género e com uma narrativa cativante. Os pequenos pontos negativos mencionados não chegam para baixar o patamar de qualidade que Hogwarts Legacy definiu, e este será sem dúvida um forte candidato a jogo do ano.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming