Menu

Grupo LEGO e Bandai Namco fazem parceria para comemorar 43 anos de PAC-MAN

O Grupo LEGO e a Bandai Namco comemoram o 43º aniversário de PAC-MAN com o anúncio de novo set vintage LEGO ICONS PAC-MAN Arcade — um dos videojogos de salão de jogos mais reconhecidos e saudosos de todos os tempos.

Apresentado pela primeira vez a 22 de Maio de 1980, no Japão, pela Bandai Namco Entertainment Inc. (antiga Namco), o videojogo PAC-MAN tornou-se um ícone cultural. Ao fim de 40 anos como parte da cultura popular mundial devido a jogos, programas de televisão, música e muito mais, o Grupo LEGO colaborou com a Bandai Namco para trazer de volta o clássico dos anos 80 sob a forma de tijolos. Esta parceria permitiu a descoberta curiosa de o famoso amarelo de PAC-MAN se ter inspirado na emblemática cor do Grupo LEGO.

O design do novo set LEGO mostra uma versão de máquina de salão de jogos de PAC-MAN e permite reconstituir alguns dos lendários movimentos do devorador de fantasmas. Além disso, os construtores vão poder criar largas e coloridas versões de tijolos de PAC-MAN, BLINKY e CLYDE, que rodam numa base e podem ser exibidos em cima da estrutura ou separadamente.

Terminada a construção, é possível iluminar a ranhura das moedas, e há ainda um pequeno modelo de uma mini-figura feminina a jogar PAC-MAN numa máquina escondida no interior da estrutura.

CURIOSIDADES SOBRE PAC-MAN:

  • A 22 de maio de 1980, realizou-se o primeiro ensaio aberto de PAC-MAN, em que membros do público puderam ver a personagem amarela pela primeira vez;
  • PAC-MAN é amarelo, já que o designer, o Sr. Iwatani, se inspirou no icónico amarelo do tijolo LEGO;
  • A personagem é baseada numa piza com uma fatia a menos;
  • O jogo foi lançado no Japão a 29 de Junho de 1980 — antes de passar a estar disponível no resto do mundo;
  • Nos anos 80, uma série de desenhos animados de PAC-MAN foi transmitida na televisão;
  • Buckner & Garcia lançaram o êxito PAC-MAN Fever, que chegou ao 9.º lugar na tabela Hot 100 da Billboard em Março de 1982;
  • Em 1993, Billy Mitchell, da Florida, nos EUA, tornou-se a primeira pessoa a realizar o jogo perfeito: 3 333 360 pontos. Para conseguir a pontuação máxima, o jogador teve de passar os 256 níveis sem falhas, consumir todos os PAC-DOTs, frutos e fantasmas (consumo de quatro fantasmas com cada POWER PELLET);
  • Para assinalar o lançamento de PAC-MAN em 1980, que levou à instalação de 293 822 máquinas em sete anos, o Guinness World Records reconheceu o videojogo como o “Jogo de Moedas de Maior Êxito” no mundo.

 

Ao descrever o processo de conceção do novo set, Sven Franic, Designer LEGO, observa: «Um ícone cultural dos últimos 40 anos, foi um prazer dar corpo a PAC-MAN em forma de tijolo. Estamos sempre à procura de novas e entusiasmantes formas de dar vida a experiências de jogo clássicas. A nossa talentosa equipa de designers trabalhou afincadamente para chegar à essência da acarinhada máquina de jogos de PAC-MAN sob a forma de tijolos, do próprio PAC-MAN ao ambiente colorido e labiríntico em que se move. Cada pormenor foi analisado e concebido cuidadosamente, de que resultou uma criação LEGO singular capaz de registar a magia do jogo original e contemplar ainda um novo toque lúdico e umas poucas surpresas — muito ao estilo dos videojogos. Estamos entusiasmados por partilhar esta construção incrível com o mundo e mal podemos esperar por ver a alegria que vai proporcionar aos fãs de todas as idades.»

Ainda sobre a colaboração, Aadil Tayouga, Director of Licensing and Business Strategy da Bandai Namco Europe, afirma: «A Bandai Namco e o Grupo LEGO partilham muitos valores, como a meta de proporcionar alegria a todas as pessoas por meio de produtos de qualidade. Além destes valores, como, na verdade, o amarelo de PAC-MAN se inspirou no amarelo do Grupo LEGO, a ligação acabou por ser ainda mais natural. Foi uma colaboração notável com as dedicadas equipas do Grupo LEGO, e esperamos que os fãs apreciem este modelo.»

Os membros LEGO VIP terão acesso antecipado à compra do set LEGO PAC-MAN Arcade a 1 de Junho de 2023, em LEGO.com/PAC-MAN e nas lojas LEGO. No dia 4 de Junho de 2023, estará disponível para o público geral, com PVP recomendado de 269,99 €.

Grupo LEGO e Bandai Namco fazem parceria para comemorar 43 anos de PAC-MAN

INFORMAÇÃO DE PRODUTO ADICIONAL:

Set LEGO PAC-MAN Arcade Machine (10323)

  • Idade: 18+;
  • Medidas: 32 cm de altura, 25 cm de largura e 17 cm de profundidade;
  • 2650 peças;
  • PVP recomendado: 269,99 €;
  • Principais funções e características:
    • Três figuras icónicas de PAC-MAN;
    • Um tijolo de luz que ilumina a ranhura em que é inserida a moeda;
    • Um pequeno modelo de mini-figura (feminina) a jogar PAC-MAN numa máquina escondida no interior da estrutura.
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming