Menu

Análise – Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte (PC)

Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão ter pela primeira vez um jogo da clássica franquia Ratchet & Clank, com Uma Dimensão à Parte. O jogo do estúdio da PlayStation, Insomniac Games, foi desenvolvido para PC com a ajuda do estúdio Nixxes, especialista nestes ports.

Sendo este um título de 2021, não faria sentido voltar a analisar a fundo história, jogabilidade e outros aspetos do jogo que são transversais entre a versão de consola e a de PC. Vamos então focar esta análise naquilo que os jogadores poderão encontrar de novo na versão de PC, servindo de complemento à análise da versão de consolas.

Onde jogámos?

 

Antes de começar efetivamente esta análise, é importante referir os detalhes do equipamento onde foi feita esta análise. As especificações do computador são as seguintes:

Gráfica: Nvidia GeForce RTX 3060 TI

Processador: AMD Ryzen 7 3700X (8 Core)

RAM: 16GB

Resolução jogada: 1080p, monitor 144hz

Disco: SSD M.2 NVMe Western Digital Black SN750

Requisitos

 

Os requisitos para Ratchet são bastante aceitáveis no que toca aos mínimos, visto que estão bastante dentro da média para os jogos atuais. Os requisitos recomendados já são um pouco mais exigentes, sendo necessária uma RTX 2060. Claro que para ter o melhor Ray Tracing possível, é necessária uma gráfica muito mais recente, e neste caso uma 4080 é das melhores (e mais caras) gráficas atualmente no mercado, juntamente com a 4090. Não podemos esquecer também que para este modo ultra ray tracing, são necessários 32gb de RAM, algo que ainda não é muito comum na maioria das builds atuais. No nosso caso, jogámos tudo em High, mas com a resolução de 1080p a 60 FPS.

Relembrando o melhor do original

 

Relembrando a história de Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte para aqueles que não jogaram o lançamento na PS5, Ratchet recebe uma festa em sua honra e aos seus feitos heroicos do passado, onde o seu fiel companheiro Clank o presenteia com um Dimensionador. Este dispositivo permite viajar entre dimensões e foi oferecido para tentar ajudar Ratchet a encontrar os restantes Lombax, visto que no seu universo, Ratchet é o único sobrevivente da sua espécie. Mas a festa é arruinada quando o seu maior inimigo, o Dr. Nefarious, invade a festa para roubar o Dimensionador e tentar destruir a nossa adorada dupla. A missão de Ratchet nesta história é recuperar o Dimensionador e evitar que Nefarious domine todas as dimensões. Durante o jogo, é também introduzida a personagem Rivet, uma poderosa aliada de outra dimensão.

A gameplay original do jogo mantém a mesma fórmula do título da PS4, mas com diversas novidades, onde o principal destaque vai para os saltos entre portais, que durante os combates são úteis para escapar de ataques ou atacar de forma estratégica determinados inimigos, mas também temos outros portais para viajarmos entre mundos e dimensões à velocidade da luz.

Gameplay e performance

 

A gameplay de Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte mantém a mesma fórmula do lançamento original para a PlayStation 5, sendo que apenas varia na questão de termos mais opções de controlos. Tal como em outros jogos PlayStation que receberam um port para PC, é possível jogar tanto com rato e teclado, como com o comando Dualsense. Para uma experiência mais completa, o Dualsense é sem dúvida a escolha indicada, pois inclui toda a imersão do feedback háptico e dos gatilhos adaptativos, mas a adaptação dos controlos para rato e teclado foi muito bem executada, apesar de que nem sempre os controlos são os mais intuitivos.

Quanto à performance do jogo, este correu sempre de forma bastante estável, estando sempre em torno dos 60 fps, mas subindo até em torno dos 100 fps em algumas circunstâncias. O facto de não existirem momentos de quebras de frames é também um ponto muito positivo. Claro que esta estabilidade e o facto de se manter muito em torno dos 60fps está diretamente relacionado com termos escolhido a escala dinâmica da resolução para os 60fps, ajustando assim a resolução de renderização interna de forma a alcançar a melhor qualidade visual sem grandes perdas ou quebras de FPS. Esta funcionalidade aliada ao DLSS faz com que a fluidez seja bastante estável e constante e pode ser aplicada para diferentes taxas de FPS de acordo com o vosso hardware.

O grande porta estandarte deste jogo no seu lançamento, era a velocidade com que se fazia a transição entre universos e dimensões. Esta feature funcionava como uma showcase para o poder do SSD NVMe ultrarrápido da PS5. E de facto podemos comprovar que esse era mesmo o caso. Não que essas transições estejam lentas, mas a fluidez e suavidade que era sentida na PS5 já não se aplica da mesma forma. No caso da PS5, é certo que não é o SSD sozinho da consola que faz todo esse trabalho, apesar de que o facto de ser um SSD feito em específico e exclusivamente para a consola, tem os seus benefícios, mas a forma como este foi integrado na arquitetura da consola faz toda a diferença. Nos dias de hoje já conseguimos ter SSD NVMe com as mesmas velocidades de leitura e escrita que o da PS5, mas o que marca a diferença no caso da PS5 é mesmo a forma como este foi integrado na arquitetura da consola, e isso é tão ou mais importante que a potência de cada um dos componentes em separado. Podemos dizer que se aplica a famosa frase de Aristóteles “O todo é maior que a soma das suas partes”.

Gráficos e visuais

 

Em termos de gráficos e visuais, a versão de PC de Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte não desilude. Temos gráficos lindíssimos e bem trabalhados, que nos modos gráficos mais altos conseguem até superar a beleza dos gráficos na PS5, principalmente com os benefícios trazidos pelo Ray Tracing. Mas mesmo assim, sente-se a falta de um certo brilho que temos na versão de PS5 mas que nem nos modos mais altos conseguimos atingir no PC.

Pequenos percalços

 

O lançamento desta versão do jogo não foi a mais suave, sentindo-se uma falta de polimento em geral durante os primeiros dias, problemas que foram rapidamente corrigidos com patches e também com atualizações para as drivers das GPU. O jogo corre agora sem problemas nem quebras, principalmente se utilizarmos as definições mais adequadas ao nosso computador.

Veredicto

 

Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte é mais um port de sucesso de um jogo da Sony por parte da Nixxes. As aventuras do Lombax correm de forma bastante fluída e certamente é uma experiência recomendada para todos aqueles que não exploraram a incrível história e jogabilidade deste título. Para os jogadores repetentes deste título, pode ser uma forma interessante de ter uma nova experiência de jogo, mas a versão de PS5 continua a superar este port.

 

 

Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte (PC) está disponível na Steam e na Epic Games Store. Para mais informações visita o website oficial.

Mais um grande título PlayStation chega agora aos jogadores de PC, que finalmente vão ter pela primeira vez um jogo da clássica franquia Ratchet & Clank, com Uma Dimensão à Parte. O jogo do estúdio da PlayStation, Insomniac Games, foi desenvolvido para PC com a ajuda do estúdio Nixxes, especialista…

Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte (PC)

História - 100%
Jogabilidade - 95%
Gráficos - 95%
Som/Banda Sonora - 95%
Longevidade - 91%
Performance - 94%

95%

Excelente

Ratchet & Clank Uma Dimensão à Parte é mais um port de sucesso de um jogo da Sony por parte da Nixxes. As aventuras do Lombax correm de forma bastante fluída e certamente é uma experiência recomendada para todos aqueles que não exploraram a incrível história e jogabilidade deste título. Para os jogadores repetentes deste título, pode ser uma forma interessante de ter uma nova experiência de jogo, mas a versão de PS5 continua a superar este port.

User Rating: Be the first one !
Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming