Menu

Gran Turismo: O Filme – Uma grande adaptação

Quando é anunciada alguma adaptação de um videojogo para o pequeno ou grande ecrã, a dúvida é sempre grande. Será que vão fazer um bom trabalho e representar bem o jogo? Será que não vai ter nada a ver e só colocam o nome para vender bilhetes? (cof cof Monster Hunter cof cof) E com o anúncio da adaptação de Gran Turismo não foi exceção, a dúvida também surgiu. Sendo Gran Turismo um simulador de corridas, como poderiam fazer esta adaptação? Um filme estilo Velocidade Furiosa mas com o branding da franquia? As questões eram muitas, mas foram rapidamente esclarecidas.

Gran Turismo é na verdade um filme bibliográfico de Jann Mardenborough, um gamer da vida real que sempre amou jogar Gran Turismo e sonhava com um dia ser piloto profissional. O programa GT Academy, da PlayStation em parceria com a Nissan, foi a sua oportunidade, onde na vida real venceu a edição de 2011 do mesmo. Esse sonho e esse percurso, foram transportados e ligeiramente adaptados para este filme, e a sua mensagem também. A ideia de que os gamers não conseguem fazer muito mais que jogar, ou que os jogos são apenas uma brincadeira de crianças, continua a fazer parte do pensamento de muitas pessoas, mas o que é certo é que os videojogos são um meio de entretenimento como qualquer outro, e em alguns casos, como Gran Turismo, pode até ser mesmo uma forma de aprendizagem.

Claro que tudo na história do filme não foi levado à letra, para tornar este um filme menos um documentário e mais uma peça cinematográfica, é natural que diversos elementos ficcionais e criativos sejam colocados no mesmo. Algumas personagens como Jack são totalmente fictícios e muitos acontecimentos foram criados apenas para efeitos de narrativa, mas o centro da história está lá e aconteceu mesmo, e força de provar que um gamer é capaz de se tornar num piloto da vida real, é um dos motores desta narrativa.

O início do filme parecia um pouco parado, com um argumento ligeiramente fraco, mas ao longo do filme, a história vai crescendo não só no ecrã, como em nós, ao ponto de existirem certos momentos em que a ansiedade de saber como será a resolução de determinada situação nos deixa com os nervos à flor da pele. É um filme que puxa de facto pelas emoções, que nos faz ficar nervosos, chorar de felicidade, de choque, e que qualquer gamer consegue sentir a história perto do seu coração. Principalmente se forem fãs de PlayStation e Gran Turismo, serão várias as referências visuais e sonoras que vão encontrar durante todo o filme, se bem que num momento específico, quase parece que estamos a ver uma referência a Need for Speed (que se calhar até era).

Por isso fica a dica, se são fãs de PlayStation, Gran Turismo, gaming em geral ou simuladores de corrida, não deixem passar este filme!

Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming