Menu

Estética retro em jogos modernos – uma fonte de nostalgia com sabor a novidade

Os remakes e remasters de grandes clássicos é algo cada vez mais frequente de se ver. Este ano, por exemplo, recebemos os remakes de Resident Evil 4 e Dead Space e os remasters de jogos como Pikmin 1 e 2, Metroid Prime, Kirby Return to the Dreamland. Além disso, vão ser ainda lançados durante este ano os remakes Super Mario RPG, Final Fantasy VII Rebirth e Front Mission 2, por exemplo, e ainda foram anunciados grandes remakes como Metal Gear Solid 3 e Persona 3.

É verdade que querer o regresso de grandes clássicos com um toque mais moderno é cada vez mais recorrente, mas também é certo que o oposto começou a surgir. Jogos modernos e novos com estética retro, principalmente de desenvolvedores indie, são cada vez mais comuns e estão a tornar-se cada vez mais populares. Em parte, é fácil explicar este crescimento, a nostalgia. Jogar um jogo novo como a estética dos jogos que jogávamos em criança, estimulada o sentimento de nostalgia nos jogadores, o que leva causar boas emoções em quem tem o comando nas mãos.

Tendo em conta esta nova “trend”, selecionamos um conjunto de jogos que conseguiram fazer este trabalho na perfeição, replicando emoções de grandes clássicos com um toque de novidade.

Slipstream

Em 1986 nasceu um dos grandes fenómenos do arcade, OutRun, que acabou por ser levado para as consolas caseiras e marcou várias gerações de jogadores. Slipstream inspira-se precisamente nesse grande clássico, bebendo também algumas inspirações de Top Gun. Em Splipstream temos os incríveis visuais retro, com cores bonitas, e uma banda sonora original estilo anos 80 que se aplica na perfeição. As corridas onde o drift perfeito conta muito, tal como no OutRun, complementam-se com o sistema de splipstream, ou seja, o sistema de vácuo que ajuda a cortar a resistência do ar, ao conduzirmos por trás de outro carro. Este sistema dá o nome ao jogo e é de facto muito importante para podermos chegar ao final.

Existem diversos modos de jogo, entre battle royal, onde temos de conseguir ficar num lugar que evite a eliminação até chegar à última ronda, o cannonball, time trial, o modo de corrida simples, o modo Gran Tour e o modo Gran Prix. O Gran Prix inclui as clássicas copas, onde no fim se sobe ao pódio, mas o Gran Tour é um híbrido entre o que temos em OutRun e algo completamente novo. Neste modo jogamos vários níveis seguidos, a contrarrelógio, onde temos de chegar ao fim de cada nível antes do fim do tempo. O tempo está sempre a contar, e acrescenta mais segundos sempre que passamos para um novo nível. Tal como em OutRun, no fim de cada nível temos uma bifurcação onde escolhemos qual será o próximo nível. A novidade entre OutRun e Slipstream, é o facto de termos rivais, que nos vão dificultar a vida.

UnMetal

A franquia Metal Gear é uma das mais adoradas de todos os tempos, e foi dela que se desenvolveu o conceito de jogos stealth que conhecemos nos dias de hoje. Os dois jogos originais, Metal Gear e Metal Gear 2, lançados para o computador MSX2, foram o berço desta franquia, apesar de muitos pensarem que Metal Gear Solid, lançado para a PlayStation 1, tenha sido o primeiro. UnMetal utiliza precisamente a estética e gráficos de Metal Gear e Metal Gear 2, apesar de modernizados, e controlos semelhantes, apesar de que aplicados ao nosso standard atual. A jogabilidade funde elementos destes dois jogos com alguns poucos do jogo da PS1, neste caso no que toca à utilização de itens.

Todo este jogo é um verdadeiro tributo à franquia Metal Gear, com toques de humor bastante agradáveis.

Dead Cells

Dead Cells é um jogo roguelike metroidvania, totalmente inspirado nos clássicos da franquia Castlevania. A semelhança entre os jogos é tanta, que este terá mesmo um DLC em crossover com a franquia Castlevania. Claro que a jogabilidade não é apenas semelhante a Castlevania, o jogo bebe inspiração de outros jogos como Dark Souls, para um conceito de jogabilidade original, mas que ao mesmo tempo nos parece sempre familiar.

Blazing Chrome

Blazing Chrome é um run and gun inspirado em Metal Slug, onde percorremos os níveis numa corrida a solo ou em dupla, para destruir os inimigos no caminho. Tal como nos jogos Metal Slug, podemos correr, saltar, esquivar, disparar e apanhar novas armas. O jogo tem também pequenos toques de Contra e elementos de jogabilidade completamente novos.

 

Nicole Concha
Latest posts by Nicole Concha (see all)

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming