Menu

Análise – WipEout Omega Collection

WipEout sempre foi um jogo que nunca joguei a sério. Não porque não quisesse, que até gostava bastante das demos da altura da PlayStation original, mas nunca tive oportunidade de realmente ter um WipEout na minha colecção. Outros existiram além dos originais, mas já era uma série que me era desconhecida e como tal, o entusiasmo já não era o mesmo. Mas agora com o novo pacote, WipEout Omega Collection promete que os veteranos irão sair da reforma e que é altura de novos pilotos se estrearem. Será que isso realmente acontece?

Lembro-me que os originais, ou no meu caso as demos, transmitiam uma excelente sensação de velocidade extrema, com os nervos à flor da pele e ter que tomar decisões em micro-segundos durante aquelas curvas apertadíssimas. E esta colecção reforça ainda mais essa ideia. WipEout Omega Collection é constituído por WipEout HD e Fury, e 2048HD e Fury têm um sistema próprio e 2048 tem outro. Em termos de apresentação, acho que o 2048 é muito melhor: mais limpo, minimalista e preciso, nada de coisas espampanantes. Já as outras duas versões, têm mais informações no ecrã, mas que podiam ser facilmente feitas de outra maneira, ou retiradas simplesmente.

Mas comecemos pelo princípio. Podem escolher qual a versão da campanha que querem jogar muito facilmente, visto estar bastante bem integrado no jogo. As regras são quase as mesmas, mas algumas coisas mudam, como por exemplo a velocidade, é muito mais frenética em 2048, principalmente nas corridas de ZONA. Dentro de 2048 têm três eventos: 2048, 2049 e 2050. Dentro de cada evento existem quase duas dezenas de modos, tais como CORRIDA, CONTRA-RELÓGIO, COMBATE, e ZONA, que podem ser completos de forma normal ou com um passe de Elite, que serve para subir o rank mais depressa. Depois de completarem os principais, vão desbloqueando ainda mais modos, e até alguns que, quando finalizados, desbloqueiam novos veículos.

HD e Fury são ambos constituídos por oito eventos cada um, em que cada evento tem 32 modos com três dificuldades, perfazendo no total à volta de quase 600 corridas, em que os tipos de corrida são CORRIDA, CONTRA-RELÓGIO, VOLTA EM VELOCIDADE, ELIMINADOR, ZONA, ZONA DE BATALHA, e DETONADOR. Ou seja, têm imenso conteúdo para desbloquear e completar sempre em 1º lugar no pódio, por isso vão ficar agarrados ao jogo durante bastante tempo. E ainda mais, se quiserem platinar.

Em termos de jogabilidade, está muito precisa e muito fácil de perceber. O jogo nas velocidades maiores, requer uma certa precisão para concretizar certas curvas, principalmente no modo ZONA, onde é possível atingir velocidades MACH. E apesar de se calhar as primeiras vezes não serem fáceis de conseguir, com alguma perseverança e paciência, vão dominar estas curvas altamente angulares e complicadas. Ou se ainda não conseguirem, podem sempre optar por um veículo mais lento, mas que tem um manuseamento melhor. E se ainda assim, não conseguirem, o jogo tem uma assistência que ajuda a completar a curva, mas nem sempre é da maneira mais rápida. E nada garante que fiquem em primeiro lugar, apenas fora das curvas mais perigosas. O jogo tem também armas e itens especiais que podem ajudar ao longo da corrida, ou serem o foco principal no caso do modo COMBATE ou ZONA DE BATALHA, onde necessitam de completar um certo número de pontos para passar à fase seguinte. E se não precisarem dos itens ou armas, podem sempre utilizá-los como energia para o vosso veículo.

Tal como havia sido referido anteriormente, a apresentação de 2048 é muito mais limpa em relação aos outros dois títulos. Talvez por ter sido feito posteriormente, existe uma simplicidade que deixa toda a interface mais directa e sem floreados, que apenas apresenta o necessário. O jogo tem também um excelente aspecto visual, sendo que todas as pistas têm um desenho interessante, e sempre que possível, mudam o sentido da gravidade do nosso veículo. E os gráficos ajudam ainda mais a elevar a qualidade visual do jogo. Realmente faz lembras utopias futuristas, onde no sábado à tarde, a diversão de família passa por ver estes veículos ultra-rápidos numa corrida agitada.

A banda sonora é também um ponto alto no jogo: nomes como DJ Kentaro, deadmau5, Swedish House Mafia, The Chemical Brothers e The Prodigy, são apenas alguns dos nomes que compõem esta magnífica mixórdia de sons, que por momentos, faz relembrar os anos 90 com as raves e o drum ‘n’ bass, quando dominavam as pistas e alguns jogos da altura, como é o caso do WipEout. E de notar também o excelente trabalho por parte da equipa, no design de som. Os sons das armas e de alguns itens, que são realmente satisfatórios quando activados. Se quiserem explorar um pouco a banda sonora, ainda antes do jogo sair, podem ouvir a playlist oficial, através do Spotify.

O jogo tem também modos multi-jogador, local e online, com uma excelente variedade de modos, tipos de corrida, classes, dificuldade da inteligência artificial, e algo cada vez mais raro nos jogos de hoje em dia, splitscreen. Muitas vezes discuto com amigos o quão os jogos se tornaram anti-sociais, aplicando métodos sociais, tais como jogos em rede, partilhar imagens, vídeos, etc., e como perdeu-se aquela magia de juntar uns amigos em casa, com uns aperitivos e umas bebidas frescas, e passar um bom serão. Cada vez mais, é difícil concretizar isso com jogos que facilmente dariam para vários jogadores, mas que perdem estes “pequenos” detalhes. Como tal, é de louvar que WipEout ainda tenha esta funcionalidade, e que até podem escolher se querem o ecrã divido na horizontal ou vertical.

Em suma, WipEout Omega Collection irá certamente satisfazer as necessidades de velocidades estonteantes aos veteranos da série, e introduzir um mundo novo aos jogadores que apenas têm agora a oportunidade de o jogar. A ideia de juntar os três títulos e lançar um pacote “refeito” para uma população maior, visto que a PS Vita teve um lançamento bem menor do que a PS4, é uma ideia que fará com que a série possa evoluir outra vez, dando ainda mais continuidade. Principalmente, para aqueles que gostam de corridas mais arcade, sem se terem de preocupar com detalhes como quais os pneus que devem usar à chuva. São pormenores interessantes, mas para este tipo de jogos, o mais interessante e foco principal, é a velocidade. E WipEout, tem velocidade até dizer chega.

█ F.S.

WipEout Omega Collection estará disponível para a PlayStation®4 no dia 7 de Junho de 2017. Para mais informações, visita o website oficial.

WipEout sempre foi um jogo que nunca joguei a sério. Não porque não quisesse, que até gostava bastante das demos da altura da PlayStation original, mas nunca tive oportunidade de realmente ter um WipEout na minha colecção. Outros existiram além dos originais, mas já era uma série que me era…
Jogabilidade - 88%
Gráficos - 80%
Som/Banda Sonora - 92%
Longevidade - 92%

88%

Muito Bom

WipEout Omega Collection irá certamente satisfazer as necessidades de velocidades estonteantes aos veteranos da série, e introduzir um mundo novo aos jogadores que apenas têm agora a oportunidade de o jogar. A ideia de juntar os três títulos e lançar um pacote "refeito" para uma população maior é uma ideia que fará com que a série possa evoluir. Principalmente, para aqueles que gostam de corridas mais arcade, para este tipo de jogos, o mais interessante e foco principal, é a velocidade. E WipEout, tem velocidade até dizer chega.

User Rating: Be the first one !
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming