Menu

Labyrinth City: Pierre the Maze Detective – Análise

Lembram-se dos livros do Wally? De folhear as páginas em busca do homenzinho da blusa às riscas e óculos redondos, no meio dos mais caóticos cenários? Pois é! Labyrinth City: Pierre the Maze Detective lembrou-me tanto o Wally! O jogo é baseado nos livros de Hiro Kamigaki, mais especificamente Pierre, o Detetive do Labirinto, que até têm um estilo semelhante.

Pierre é um rapazinho detetive que tenta impedir Mr.X de roubar a Pedra do Labirinto, cujo poder transformou a cidade em…bem, em grandes labirintos! Cabe a Pierre, com a ajuda dos amigos, a responsabilidade de investigar os cenários onde impera a desordem. É preciso juntar as pistas para encontrar as testemunhas e resolver o mistério do desaparecimento da pedra para impedir que o vilão Mr.X escape!

O objetivo principal é simples: percorrer os labirintos gigantes de forma a encontrar uma lista de personagens que nos deem as pistas de que precisamos. Sabemos onde estão, o desafio é mesmo chegar até lá! Além disso, a jornada faz-se colecionando vários artigos. Há vários níveis de colecionismo, mesmo este não sendo obrigatório. Em cada nível é possível encontrar:

- 3 estrelas;

- Cerca de 4 baús com objetos;

- 4 notas de game dev, com conceitos de arte e esboços de personagens.

- 1 troféu “escondido”.

No menu principal podemos consultar tudo o que fomos recolhendo, bem como selecionar os níveis já desbloqueados para poder dar uma vista de olhos mais tarde.

É um jogo que puxa pela memória, concentração e resolução de problemas, sem ser difícil e cansativo. É admitidamente um jogo infantil; por isso mesmo há, entre níveis, a parte da história contada como se nos estivessem a ler o livro. Labyrinth City: Pierre the Maze Detective é, no fim de contas, um livro interativo que conjuga bem a parte jogável com a narrativa. Tanto pode ser jogado por crianças, como por toda a família. Até mesmo por graúdos que apreciem os desafios.

Há sempre personagens interativas e easter eggs à espera de ser encontrados em qualquer canto. Além disso, está recheado de referências a outros videojogos e filmes, tais como Skyrim ou Viagem de Chihiro.

Em termos de jogabilidade, apenas encontrei um ponto menos positivo. A navegação (em PC) parecia um pouco inconsistente e por vezes mudar de direção tornava-se complicado. Refiro-me a áreas no mapa em que havia pontos com várias direções disponíveis ou em plano inclinado. Contudo, com um pouco de prática habituei-me e não estranhei mais.

Tem uns gráficos adoráveis, nos mais diversos ambientes com os mais pequenos e divertidos detalhes: o museu revirado do avesso, com estátuas que fogem e quadros animados; a cidade caótica em hora de ponta, com lojas e travessas que se cruzam, gente nos telhados, passagens secretas; a floresta com plataformas de madeira ligadas por pontes; ou mesmo a casa assombrada repleta de monstros. Labyrinth City: Pierre the Maze Detective entrega-nos tudo isto num estilo de desenho animado clássico, com traços simples e coloridos, mas dinâmicos e enternecedores. Os mapas são tal e qual os do livro.

Tem uma banda sonora rica e divertida, adaptada a cada nível da melhora forma, sempre com um tom enigmático.

Demorei cerca de 5 horas sem fazer questão de varrer os níveis a 100%. Ainda assim recolhi muitos dos objetos, pois fazê-lo traz algo de satisfatório.

É intenso, viciante e recomendado a quem gosta de desafios. Infelizmente não está disponível em português; apenas em inglês e espanhol, entre outras línguas.

Labyrinth City: Pierre the Maze Detective saiu a Disponível desde 22 de junho de 2021 para Steam e Nintendo Switch.

 

Notas: esta análise foi feita com a versão Steam; código de jogo gentilmente cedido pela editora.
Em parceria com Writemosphere.

Review Overview

Lembram-se dos livros do Wally? De folhear as páginas em busca do homenzinho da blusa às riscas e óculos redondos, no meio dos mais caóticos cenários? Pois é! Labyrinth City: Pierre the Maze Detective lembrou-me tanto o Wally! O jogo é baseado nos livros de Hiro Kamigaki, mais especificamente Pierre,…

Labyrinth City: Pierre the Maze Detective

Jogabilidade - 85%
Gráficos - 92%
Som/Banda Sonora - 88%
Longevidade - 85%
Narrativa - 90%

88%

Muito Bom

É intenso, viciante e recomendado a quem gosta de desafios. Não está disponível em português.

User Rating: Be the first one !

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos

NEWSLETTER

Subscreve a nossa newsletter para estares a par das mais recentes notícias e artigos da MoshBit Gaming