Menu

PlayStation Showcase: Marvel’s Spider-Man 2, Project Q e Metal Gear Solid Δ: Snake Eater, entre outras novidades

A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou ontem no PlayStation Showcase diversos conteúdos entusiasmantes para os fãs da marca, e deu a conhecer vários títulos novos que estão a ser desenvolvidos pelos principais estúdios de todo o mundo para a PlayStation 5 e o PlayStation VR2.

Representando uma vasta gama de géneros e visões artísticas, o leque de novos títulos a chegar à PlayStation 5, ao PlayStation VR2 e ao PC de que se falou ontem no PlayStation Showcase, reforça o compromisso da SIE para com a qualidade e a amplitude do seu catálogo de jogos. Prova disso é que entre os destaques deste Showcase fizeram parte franquias icónicas como Metal Gear Solid e Resident Evil, e também sequelas de alguns dos jogos favoritos dos fãs como Dragon’s Dogma, Alan Wake e Arizona Sunshine.

A apresentação de ontem também ofereceu um primeiro vislumbre de um novo dispositivo – o Project Q – que servirá para jogar jogos PlayStatation 5 através do Remote Play, e dos primeiros auriculares sem fios oficiais da PlayStation. Podem ver a apresentação completa abaixo.

Durante o PlayStation Showcase de ontem, os PlayStation Studios, conhecidos pela sua vasta biblioteca de aventuras narrativas para um jogador, revelaram um primeiro olhar sobre alguns novos e ambiciosos projetos multi-jogador para a PlayStation 5 e PC: Fairgame$ do Haven Studios e Concord do Firewalk Studios (que será lançado já em 2024). Entretanto, o Arrowhead Game Studios também levou os jogadores de volta a um adorado jogo de tiros cooperativo de ficção científica com Helldivers 2, que será lançado ainda este ano.

Além disto a Bungie, que passou a fazer parte da SIE em Julho do ano passado, anunciou um novo jogo – Marathon – que é um shooter de extração de ficção científica e o primeiro projeto totalmente novo do estúdio numa década, que está a ser desenvolvido para a PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC com cross save e cross play. A Bungie também revelou a próxima grande expansão para o incrível Destiny 2, que se chamará The Final Shape e será a conclusão épica da saga de uma década de Destiny, Light & Darkness.

Este Showcase também contou com uma série de revelações de algumas editoras/alguns dos estúdios third-party mais reconhecidas/os da indústria (como a Capcom, EA, Konami e, entre outros, Square Enix), assim como de alguns estúdios independentes muito acarinhados pelos fãs (como o Dreamlit Games, Devolver Digital, Giant Squid e, entre outros, Kepler Interactive).

Houve também a tão esperada confirmação do novo remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, que durante anos estava sendo relatado através de rumores, mas que agora foi finalmente confirmado e actualmente denominado de Metal Gear Solid Δ: Snake Eater, em que o símbolo Delta (Δ) significa o conceito do projecto, ou seja, “mudança” ou “diferença”, sem alterar a estrutura. Também foi anunciada uma nova colecção Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1, que por agora incluirá Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e Metal Gear Solid 3: Snake Eater, sem mais detalhes por agora, sendo que a data prevista de lançamento desta colecção está marcado para o último trimestre de 2023.

Durante a transmissão de ontem à noite os fãs também receberam grandes actualizações para alguns títulos muito aguardados, como o Assassin’s Creed Mirage, Street Fighter 6 e Final Fantasy XVI. O forte apoio dos criadores ao PlayStation VR2 também continua, e houve espaço para a revelação de um lançamento surpresa do fenómeno global Beat Saber, assim como para o anúncio de Synapse, Arizona Sunshine 2, Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2, Resident Evil 4 VR Mode e Crossfire: Sierra Squad.

Arizona Sunshine 2 recebeu um divertido trailer e foi confirmado que chegará ao PlayStation VR2 ainda este ano, assim como que já é possível adicionar este título à lista de desejos na PlayStation Store. O jogo transportará os jogadores para um Arizona zombificado, onde o protagonista, com um mordaz sentido de humor, terá de enfrentar uma multidão de zombies com um arsenal diversificado.

Resident Evil 4 Remake, lançado no final de Março, recebeu um emocionante trailer e a confirmação de que um modo VR (compatível com o PlayStation VR2) está em desenvolvimento. O título, bastante aclamado pela crítica e por jogadores de todo o mundo, colocará os jogadores na pele de Leon S. Kennedy, que procura a desaparecida Ashley Graham enquanto luta contra as novas “pragas”. Podem ler a nossa análise do jogo.

Também foi confirmado que o popular Beat Saber, um dos maiores bestsellers de realidade virtual, estará disponível para o PlayStation VR2, e que todos os jogadores que tiverem a versão do jogo para o PlayStation VR poderão actualizar para a versão disponível para o PlayStation VR2 sem custos adicionais. Para além disto, foi anunciado o DLC Queen Music Pack, que estará disponível por 13,99€, e contará com 11 canções icónicas da lendária banda de rock, um novo ambiente personalizado e um espetáculo de luzes único para cada uma das suas canções. Visita o Blog Oficial da PlayStation para ver o trailer e para mais informações.

Five Nights at Freddy’s: Help Wanted 2 é a sequela do aterrador título homónimo, considerado um êxito para os jogadores e criadores de conteúdo. Como já é habitual no vasto reportório de jogos da franquia, este colocará os jogadores em situações de cortar a respiração, onde terão de sobreviver a um grupo de personagens letais. Estará à venda no final deste ano e o seu trailer poderá ser visto aqui.

Para além disto, houve espaço para mais novidades durante o PlayStation Showcase de ontem, e Crossfire: Sierra Squad, o shooter tático da Smilegate West, mostrou algumas imagens de gameplay num vibrante trailer. Ainda sem data de lançamento confirmada, o jogo contará com mais de 60 missões de campanha, 39 tipos de armas diferentes e um multi-jogador cooperativo de 4 jogadores.

Synapse, desenvolvido pelos veteranos de realidade virtual do nDreams Studio – criadores de Fracked entre outros – é um shooter para o PlayStation VR2 no qual os jogadores terão poderes telecinéticos. O jogo estará disponível a partir do próximo dia 4 de Julho e o seu trailer também já está disponível.

O espetáculo não ficou por aqui e culminou com uma nova antevisão aprofundada de Marvel’s Spider-Man 2, o aguardado blockbuster de acção da Insomniac Games que chegará em exclusivo à PlayStation 5 no Outono. Está a ser desenvolvido para esta consola pela Insomniac Games em colaboração com a PlayStation e a Marvel Games. As novas imagens de cortar a respiração que foram mostradas realçaram os ambientes agora mais ricos e detalhados do jogo, e demonstraram de que forma é que os jogadores poderão alternar facilmente entre os super-heróis Peter Parker e Miles Morales, à medida que dominam habilidades únicas e enfrentam novos vilões excitantes, como Kraven the Hunter e Lizard. Como muitos fãs deste super-herói perceberam no trailer de anúncio revelado em 2021, Kraven the Hunter faz a sua primeira aparição em Marvel’s Spider-Man 2 e está à procura de um adversário à altura, o que trará problemas para os habitantes da Nova Iorque da Marvel e dará ainda mais trabalho a Peter Parker e Miles Morales.

No Blog Oficial da PlayStation, para contextualizar, Aaron Jason Espinoza, Senior Community Manager na Insomniac Games, escreveu que, aqui, “os Caçadores de Kraven, uma nova fação inimiga, andam à procura do Dr. Curt Connors, também conhecido por Lizard, e que Peter Parker precisa detê-lo. E tudo começa na casa de Connors, do outro lado do East River, em Queens, um dos novos bairros disponíveis para jogar e explorar em Marvel’s Spider-Man 2”.

No trailer, foi ainda possível ver Peter Parker, o Spider-Man original desta história, que está mais do que pronto para lutar, vestido com o seu altamente cobiçado, icónico e querido traje preto. Para além de contar com um aspeto incrível, o nosso super-herói com poderes de simbionte está cheio de novos truques na manga. Os jogadores já estão habituados a vê-lo lutar, mas não desta forma, já que ele é agora muito mais agressivo.

“Os nossos animadores trabalharam bastante para criar um Peter Parker muito mais impulsivo e que encaixasse melhor com o simbionte preso à sua pessoa, sem sacrificar a sua elegância de combate característica”, disse ainda Aaron Jason Espinoza. Nesta entrega os jogadores mergulharão a fundo “na relação pessoal de Peter com o simbionte e na forma como este afetará as pessoas que estão mais próximas dele”, acrescentou.

Relativamente a Miles Morales, e segundo a Insomniac, sabe-se que os jogadores poderão optar por uma estratégia sigilosa, violenta ou uma combinação entre ambas, utilizando os seus recém-descobertos poderes bioeléctricos azuis. Independentemente da estratégia, neste título os jogadores encontrarão novos gadgets e habilidades como a Web Line para complementar cada estilo de jogo. Ambos, Peter Parker e Miles Morales, treinam juntos, pelo que o estúdio incluiu uma árvore de habilidades partilhada para que os dois possam tirar partido das mesmas melhorias.

No Blog Oficial da PlayStation a Insomniac Games revelou ainda que o mundo de Marvel’s Spider-Man 2 está mais rico, mais denso e cheio de detalhes de partículas para aprimorar as texturas. Os raios também receberam um upgrade, lançando sombras e reflexos mais dramáticos ao longo de paredes e canos; enquanto o áudio 3D espacial criará paisagens sonoras únicas para os jogadores, sem esquecer o DualSense, que incluirá todo o tipo de feedback háptico e uma utilização espetacular dos gatilhos adaptativos.

Para além disto, é ainda de realçar que a SIE também anunciou o Project Q, que será lançado no final deste ano e é um dispositivo que permitirá aos jogadores jogarem qualquer jogo compatível* instalado nas suas consolas PlayStation 5 utilizando o Remote Play através de Wi-Fi**. Com um ecrã LCD de 8 polegadas com capacidade para uma resolução de até 1080p a 60 fps, este dispositivo proporcionará imagens nítidas e uma jogabilidade suave transmitida a partir da PlayStation 5 quando o seu utilizador estiver longe da TV. Todos os botões e funcionalidades do comando sem fios DualSense, incluindo gatilhos adaptativos e feedback háptico, estarão presentes no dispositivo***.

Os primeiros auriculares sem fios oficiais da PlayStation também foram ontem revelados, trazendo a imersão áudio da próxima geração à PlayStation 5 e ao PC, juntamente com a conectividade a smartphones via Bluetooth. Com lançamento previsto para o final deste ano, os auriculares incluem uma nova tecnologia sem fios desenvolvida pela SIE e proporcionam áudio sem perdas com baixa latência para uma experiência de áudio de alta qualidade. Mais pormenores sobre ambos os acessórios serão anunciados nos próximos meses.

“Os nossos fãs esperam e merecem uma cadência constante de conteúdos fantásticos. Esta apresentação demonstra o nosso empenho incansável em oferecer-lhes o melhor e mais variado catálogo de jogos possível”, afirmou Jim Ryan, Presidente e CEO da SIE. E acrescentou: “Também destaca a enorme popularidade e poder da PlayStation®5, à medida que a comunidade de desenvolvimento global se reúne para levar as suas capacidades avançadas ao limite. Estamos a investir fortemente no futuro com hardware inovador de excelência, como o PlayStation®VR2 e o recém-revelado Project Q, e a nossa expansão para o PC, dispositivos móveis e jogos Live Service, está a transformar a forma e o local onde os nossos conteúdos podem ser desfrutados”.

O PlayStation Showcase foi transmitido ontem, dia 24 de Maio, em direto nos canais oficiais da PlayStation no YouTube e na Twitch e pode ser ver-se/rever-se aqui.

 

Para mais informações visita o Blog Oficial da PlayStation®.

 

Notas:
*Os jogos que requerem um PSVR (PlayStation VR ou PlayStation VR2) ou periféricos adicionais (para além de um comando sem fios DUALSHOCK 4, DualSense ou DualSense Edge) não são compatíveis. Os jogos que têm de ser transmitidos na PS5 utilizando uma subscrição PS Plus Premium não são compatíveis.
**O dispositivo requer uma ligação Wi-Fi de banda larga à Internet com um mínimo de 5 Mbps para ser utilizado. Para uma melhor experiência de jogo, recomenda-se uma ligação de alta velocidade de, pelo menos, 15 Mbps. A qualidade e a conectividade da experiência de jogo podem variar dependendo do ambiente de rede. É necessária uma consola PlayStation 5 e uma conta PlayStation Network.
***As funcionalidades de feedback háptico e de gatilhos adaptativos só estão disponíveis quando são suportadas pelo jogo que está a ser jogado.
Filipe Silva
Aborrece-me:

Sem Comentários

Deixe um comentário

Segue-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Junta-te a nós no facebook

Vídeo em destaque

30 minutos de Jogabilidade

MOSH BITAITES

Próximos Lançamentos